#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

É hoje

27-07-2018 | 04:35
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira Sub-21 encerra preparação para o Sul-Americano em amistoso contra o Pinheiros; saiba como foi

A Seleção Brasileira Sub-21 encerrou sua preparação para o Campeonato Sul-Americano e agora embarcará rumo a Salta, na Argentina, onde será realizada a competição continental. O último amistoso foi contra a equipe adulta do EC Pinheiros, na quinta-feira (26), em Praia Grande (SP), em que o selecionado verde-amarelo acabou derrotado, por 61 a 55, em uma partida de três quartos, por decisão das comissões técnicas.

+Assista ao vivo Brasil x Chile pela estreia do Sul-Americano Sub-21

Na partida, César Guidetti, técnico da Seleção Sub-21 rodou bastante o elenco e deu bons minutos a todos os jogadores disponíveis. Por cansaço muscular, Caio Pacheco, Gemadinha e Dikembe não atuaram.

“Escolhemos o Pinheiros para fazer esse último amistoso porque sabemos que é um time forte e queríamos testar nossa Seleção no final da preparação justamente contra um time de elite. Aconteceu o que esperávamos, dificuldades dentro do jogo, oscilações, justamente para podermos detectar os erros antes de enfrentar os times lá no Sul-Americano”, disse César Guidetti.

“É um grupo maduro para a idade. É claro todos ainda têm muito a evoluir, mas é um grupo muito comprometido, que gosta de treinar, pede para treinar. Eles chegaram para esse jogo desgastados, cansados, até poupamos três jogadores, mas o tempo todo eles querem aprender, treinar. Eles entenderam a responsabilidade de vestir a camisa da Seleção e também sobre o futuro do basquete, sabendo que eles podem substituir a atual geração”, completou o treinador.

+Conheça os armadores da Seleção Brasileira Sub-21
+Conheça os alas da Seleção Brasileira Sub-21
+Conheça os pivôs da Seleção Brasileira Sub-21

“Estou muito feliz com essa equipe, porque quando você trabalha com um grupo que dá mais coisas para você do que tira, a gente trabalha leve, motivado. Estou muito feliz, contente e confiante nessa Seleção. Serão jogos dificílimos, seis jogos em sete dias. Mas tivemos uma ótima preparação, com 20 dias de trabalho intenso e todas as condições para a gente ir lá para a Argentina e deixar tudo lá”, finalizou o técnico da Seleção Sub-21.

“Essa saída para uma competição internacional é muito importante. Vamos lá mostrar que no Brasil tem basquete. Não pudemos jogar o Mundial Sub-19, mas cada um de nós seguiu trabalhando e crescendo com seus times. Vamos forte, com força, em busca do título desse Sul-Americano e mostrar que no Brasil tem basquete”, declarou Maikão, pivô da Seleção.

Apesar do resultado negativo, o saldo é positivo da preparação. Desde o dia 08 de julho, os atletas se preparam no Ginásio Falcão, no litoral paulista, e realizaram quatro amistosos.

O primeiro compromisso da Seleção será contra a forte seleção do Chile, campeã sul-americana Sub-17 no ano passado, e com bons valores atuando no basquete universitário norte-americano e na Europa.

+Geração de ouro: Chile aposta em equipe campeã do Sub-17 para surpreender na Argentina

“Fizemos três amistosos antes desse, contra Londrina, Osasco e São Bernardo, mas o nível não foi tão alto quanto esse. O Pinheiros é uma equipe de muita qualidade, com nível dos jogadores que enfrentarão lá”, disse o armador Yago Mateus.

“O Chile é um grande adversário, ainda mais essa geração que dizem que é a melhor deles. Sei que é difícil, jogo internacional é diferente, mas procuramos focar na nossa equipe e não na deles. Esse período de treinos foi muito importante para focarmos no nosso time e acredito que seja isso que vá nos dar a vitória”, completou o jovem armador.

+Saiba porque Yago Mateus é a referência dentro do grupo Sub-21

Confira o grupo que disputará no Sul-Americano e a tabela completa da Seleção:

Armadores

Caio Pacheco (Bahía Basket – ARG)
Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
Gemadinha (Corinthians)
Yago Matheus (Paulistano/Corpore)

Alas

Danilo Sena (EC Pinheiros)
Didi (Sesi Franca)
Gui Abreu (Sesi Franca)
Gui Bento (EC Pinheiros)

Pivôs

Dikembe (Paulistano/Corpore)
José Carlos (Mogi das Cruzes/Helbor)
Maikão (Sendi/Bauru Basket)
Victão (Paulistano/Corpore)

Técnico: César Guidettti (EC Pinheiros)
Auxiliares: Bruno Savignani (Corinthians) e Felipe Santana (SE Palmeiras)

A tabela

30 de julho (segunda-feira)

18h45 – Brasil x Chile

31 de julho (terça-feira)

18h45 – Brasil x Uruguai

01 de agosto (quarta-feira)

21h00 – Brasil x Argentina

03 de agosto (sexta-feira)

18h45 – Brasil x Paraguai

04 de agosto (sábado)

16h30 – Brasil x Peru

05 de agosto (domingo)

16h30 – 5º x 6º

18h45 – 3º x 4º

21h00 – 1º x 2º

+Confira a tabela completa do Sul-Americano Sub-21

O torneio

O Sul-Americano Sub-21 é uma competição nova e faz parte do calendário de competições da Consubasquet (Confederação Sul-Americana de Basquete), que também organiza outros torneios de seleções, tanto masculinas quanto femininas.

O torneio “substituiu” o antigo Sul-Americano Adulto, que dava vaga para a Copa América Pré-Mundial. Com as mudanças introduzidas pela FIBA no formato de classificação para o Mundial e Olimpíadas, esse Sul-Americano passaria a não ter nenhuma importância nessa classificação.

Desta forma, a FIBA transformou o que era Sul-Americano Adulto em Sul-Americano Sub-21, com o intuito de dar chance aos garotos de adquirir experiências em competições internacionais.