#JOGAJUNTO

LDB

O brilhode Henrique

28-07-2019 | 01:25
Por Liga Nacional de Basquete

Em sua primeira LDB, Henrique lidera Coritiba dentro de quadra e desponta como um dos destaques da competição

A LDB tem como grande objetivo dar oportunidade aos jovens atletas brasileiros espalhados pelo país. Um jogador que está aproveitando, e muito, essa chance é o ala Henrique Kirsten, do Coritiba Monster/Sociedade Thalia.

Natural de Jaraguá do Sul (SC), Henrique está liderando o Coxa dentro de quadra na primeira LDB da equipe. Aliás, também é a primeira participação do jogador na principal competição de base do país.

Os números do jogador de 20 anos até aqui são bem expressivos: 17,8 pontos, 7,4 rebotes, 1,8 assistências e 11,2 de eficiência. Os 17,8 pontos por partida o colocam na quarta colocação dos cestinhas do campeonato, atrás apenas de Danilo Sena (23,7), Dikembe (21,5) e Daniel Von Haydin (18,3).

Henrique disputou a última Liga Ouro pelo Blumenau, mas não teve muitas oportunidades (Hedeson Alves/LNB)

Para o treinador Fábio Pellanda, esses números não são tão bons por acaso. Tudo isso é resultado de muito treino, inclusive em horários extras.

“O Henrique é um menino especial. É extremamente dedicado e leva com muita seriedade os treinamentos. Gosta muito de fazer o extra, que é treinar além das nossas atividades. Está sempre disposto a fazer os treinos específicos fora do horário normal. Então só tenho coisas boas para falar dele”, afirmou o treinador Fábio Pellanda.

No grande jogo contra o Minas Tênis Clube, Henrique teve uma atuação decisiva na primeira vitória do time paranaense na LDB 2019. O ala terminou a partida com 18 pontos, 16 rebotes e 25 de eficiência.

Dentre esses números, o de rebotes impressiona. Não é comum um jogador de 1,95m pegar 16 rebotes em uma partida só. Um desses ainda foi em um lance capital: perdendo por dois pontos, Henrique pegou um rebote ofensivo de lance livre, restando sete segundos para o fim, e sofreu uma falta na sequência, gerando dois arremessos livres.

Ele convertou os dois lances e empatou a partida, levando a decisão para a prorrogação. No tempo extra, o Coritiba conseguiu vencer o time mineiro e se recuperar na LDB 2019, após três derrotas iniciais.

“Mesmo com as três derrotas nos primeiros jogos, acho que conseguimos nos unir, ficamos de cabeça erguida o tempo todo e conseguimos levar essa vitória com muita raça”, afirmou Henrique, que ainda completou:

“O Minas é um time muito bom, o que torna nossa vitória ainda mais especial. Nosso time conseguiu jogar bem unido hoje, rodando bastante a bola. Com isso, buscamos as melhores oportunidades de arremesso e deu tudo certo no final”, finalizou.

Entre os cestinhas do campeonato, Henrique desponta como um dos destaques da LDB (Hedeson Alves/LNB)

Na última temporada, o catarinense atuou pelo Basquete Blumenau e chegou a disputar algumas partidas da Liga Ouro 2019, mas sem muitos minutos em quadra. O grande momento de Henrique está sendo mesmo na atual LDB.

“No último ano, com o Basquete Blumenau, cheguei a disputar a Liga Ouro, mas não tive muitos minutos. Agora na LDB está sendo totalmente diferente. Estou participando pela primeira vez, mas já deu para perceber que é um grande campeonato e que proporciona muita visibilidade para nós atletas”, disse o ala do Coritiba.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).