#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Penna x Helinho:o reencontro

12-12-2019 | 11:31
Por Liga Nacional de Basquete

Comandantes de Franca e Rio Claro foram companheiros de time e agora se enfrentam, nesta sexta (13/12), ao vivo no Fox Sports

Fernando Penna ficou conhecido pela carreira construída ao longo dos anos dentro das quadras. Armador de ofício, as assistências acrobáticas e plásticas eram o seu ponto forte, e isso o levou ao posto de um dos melhores da posição na história do NBB CAIXA até aqui. Não à toa, o armador foi tricampeão do torneio de habilidades (2012, 2013 e 2014), autor do primeiro triplo-duplo do NBB CAIXA e o responsável pela maior média de assistências em uma temporada da competição (9,8 assistências de média no NBB CAIXA 2008/2009).

Agora, o ex-armador virou técnico e está à frente de uma equipe de peso no cenário nacional, o Renata/Rio Claro. Mas até chegar a essa fase de sua carreira um longo caminho foi percorrido, com um nome em específico como peça chave para o início de tudo: Helinho Garcia.

Fernando Penna é o atual treinador do Rio Claro (Antônio Penedo/ Mogi das Cruzes)

Lá atrás, em meados de 2015, Helinho Garcia assumia um projeto ousado no Franca, que visava colocar a equipe da Capital do Basquete novamente entre as melhores do país. Na mesma época, Penna anunciava sua aposentadoria e Helinho viu a oportunidade perfeita de trazer o colega com quem jogou no Franca entre 2010 e 2012 para perto.

“O Penna é um cara aqui de Franca, que tive a oportunidade de jogar com ele, que tem um entendimento do jogo, além de ser um cara sempre comprometido que estava encerrando a carreira como jogador. Então esse foi um momento realmente importante, em que eu começava meu trabalho no Franca e ele estava parando de jogar, e acabou que deu certo a ideia de ele fazer parte da minha comissão técnica.”, afirmou Helinho Garcia, treinador do Sesi Franca Basquete.

Fernando Penna e Helinho Garcia jogaram juntos no Franca entre 2010 e 2012 (Luiz Pires/LNB)

Hoje, o Franca se firmou como uma das principais equipes do basquete brasileiro, tendo disputado a final do último NBB CAIXA e jogado um amistoso com o Brooklyn Nets, da NBA, durante a pré-temporada. Para Penna, ter participado desse processo como jogador e assistente técnico e ver o quão longe a equipe chegou é algo gratificante.

“Ele me viu com bons olhos para o momento, que era de reformular o time de Franca que vinha mal. Dentro do projeto que nos foi apresentado, conseguimos cumprir à risca o resgate do basquete francano. Ver o time disputar um jogo contra um time da NBA foi algo gratificante, e o Helinho teve um papel fundamental nesse resgate do basquete francano”, afirmou.

Para Penna, Helinho Garcia é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do Franca nos últimos anos (Fotojump/LNB)

Agora à frente do Rio Claro, Penna encara o desafio de ser o treinador principal de uma equipe de tradição e grande torcida. Nessa sexta-feira (13/12), no confronto com o Franca, às 21h10, ao vivo no Fox Sports, o reencontro entre o treinador da equipe rio clarense e Helinho acontecerá.

Para Penna, Helinho é um espelho, assim como outros treinadores experientes do cenário nacional.

“Me espelho muito nele e no pai dele, que é uma das maiores referências do basquete brasileiro. Mas também tem outros técnicos em que me espelho, como o Léo Figueiró, que pude trabalhar junto em Rio Claro, o Dema e outras amizades que fomentei fora da quadra. Esse relacionamento que tenho com quase todos os técnicos, por ter trabalhado com a maioria, me ajuda bastante”, disse o treinador do Rio Claro.

+ Tabela de jogos do NBB CAIXA 2019/2020

Helinho e Penna se enfrentarão nessa sexta-feira, ao vivo no FoxSports (Arte/LNB)

Já Helinho também rasgou elogios ao amigo. Segundo o treinador francano, Penna com toda certeza terá um futuro brilhante em sua nova profissão.

“Ele tem feito um grande trabalho e, gradativamente, vem ganhando seu espaço. Além disso, preza pelos conceitos importantes do jogo. Tenho certeza que ele tem um futuro brilhante pela frente em sua nova profissão (treinador)”, disse o comandante, que completou:

“A minha relação com ele (Penna) é excelente. Tanto de conversar como de estarmos juntos em momentos de descontração, de lazer. Temos realmente uma grande amizade fora das quadras, isso desde a época em que jogamos juntos”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.