#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Como batero Flamengo?

02-05-2019 | 08:40
Por Liga Nacional de Basquete

Após classificação histórica do Botafogo, técnico Léo Figueiró analisa maneiras de vencer o Flamengo pela primeira vez na temporada

A classificação do Botafogo para as semifinais do NBB CAIXA foi histórica. O Glorioso precisou de cinco partidas para eliminar o EC Pinheiros nas quartas de final e se colocar entre as quatro melhores equipes da competição pela primeira vez.

Depois da comemoração no Jogo 5, o Fogão já voltou seu foco para o clássico carioca contra o Flamengo. O primeiro jogo da semifinal será nesta sexta-feira (03/05), no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas, com transmissão ao vivo no Fox Sports.

Na atual temporada, as duas equipes já se enfrentaram em sete oportunidades – quatro pelo Estadual, duas na fase de classificação do NBB CAIXA e uma na semifinal da Copa Super 8 – todas vencidas pelo rubro-negro.

Mesmo com o retrospecto negativo, o Botafogo chega com moral para a série e com um ponto positivo a seu favor: após sofrer bastante com lesões durante o campeonato, a equipe enfim terá o elenco inteiro à disposição para um duelo contra o Flamengo.

“O Botafogo chega muito motivado e confiante para o primeiro jogo das semifinais, ainda mais pelo jeito que foi. Vamos enfrentá-los pela primeira vez com o elenco completo. Isso facilita para mim, aumenta o rodízio do time. Sempre tivemos um pouco de desfalques, e por ter um elenco mais enxuto, eles fizeram muita falta pra gente”, afirmou Léo Figueiró, treinador do Botafogo.

+Com presença de ídolos e classificados, Seleção das Quartas de Final é definida

Em sua primeira temporada no Botafogo, Léo Figueiró já conseguiu um lugar entre os quatro primeiros (João Pires/LNB)

Um dos principais pontos fortes do Flamengo é a alta rotatividade do elenco. No total, dez atletas da equipe possuem mais de dez minutos em quadra de média.Todo esse revezamento serve para manter o time intenso o tempo todo, o que dificulta ao máximo o jogo dos adversários.

Sobre essa característica do rival, Léo destacou a importância de se adaptar sem mudar completamente o jeito de sua equipe jogar.

“O elenco do Flamengo é muito grande, recheado de bons jogadores. Isso faz com que eles rodem muito o time, para manter a intensidade o tempo todo. A gente precisa entender essa estratégia que eles usam e saber jogar em cima dela. Precisamos saber tirar proveito de alguma forma e controlar o jogo, principalmente sem perder nossas características”, avaliou o treinador.

Para conseguir o primeiro triunfo sobre o rival, o Botafogo precisará tomar cuidado em diversos aspectos do jogo, tanto psicológicos, como o emocional, quanto técnicos, como os rebotes, fundamento liderado pelo Flamengo na temporada (43,6 por partida).

“A diferença vai ser o controle emocional. Precisamos saber controlar o ritmo da partida e ter uma defesa bem agressiva. Os rebotes também serão fundamentais, devido ao potencial do Flamengo perto da cesta com seus jogadores. Então precisamos trabalhar bem nesse fundamento para aumentar nossas chances de vitória”, completou Léo Figueiró.

+Recordistas, retrospectos e confrontos inéditos: confira as curiosidades das semifinais

Mesmo em São Paulo, torcida botafoguense compareceu em grande número para apoiar o time (João Pires/LNB)

Um fator que pode fazer a diferença para o Glorioso é a torcida. No Jogo 5 contra o Pinheiros, os botafoguenses estiveram em peso no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, e fizeram uma linda festa com a vitória decisiva do time.

Se fora de casa os torcedores já marcaram presença, a expectativa para a primeira partida no Ginásio Oscar Zelaya é ainda maior.

“A torcida do Botafogo sempre amou o basquete. Ela vem acompanhando essa equipe, alguns jogos com mais presentes, outros com menos, mas sempre nos apoiando. Agora na reta final eu tenho certeza que nossa casa, o Ginásio Oscar Zelaya, estará lotado e eles vão jogar com a gente em todos os momentos”, finalizou o comandante alvinegro.

+Confira como o Flamengo se preparou para enfrentar o Botafogo

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.