#JOGAJUNTO

NBB Caixa

o que elestêm em comum?

11-04-2019 | 09:05
Por Felipe Gomes

Veja as semelhanças entre Pinheiros e Botafogo, que se enfrentarão nas quartas de final do NBB CAIXA

Com o fim das oitavas de final do NBB CAIXA, apenas oito equipes seguem vivas na disputa pelo título da maior competição do basquete brasileiro.

Sem tempo a perder, as quartas de final já terão início já nesta sexta-feira (12/04), com um grande duelo entre Pinheiros (3º) e Botafogo (6º). O primeiro confronto entre eles será no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h10, com transmissão ao vivo no Fox Sports.

Aprofundando mais nas duas equipes, listamos alguns pontos em comum de Pinheiros e Botafogo que ajudam a mostrar o tamanho dessa série. Confere aí!

+Curiosidades das quartas de final

Os armadores

Tanto Pinheiros quanto Botafogo possuem uma maneira de jogar bem definida: os dois times costumam usar bastante dois armadores em quadra ao mesmo tempo, sejam eles mais organizadores, físicos ou pontuadores.

No clube da capital paulista, o treinador César Guidetti costuma revezar Kenny Dawkins, Corderro Bennett e Felipe Ruivo na armação do time, com destaque para a dupla de norte-americanos, que costuma ter mais tempo de quadra.

Destaque do Pinheiros, norte-americano Bennet costuma crescer nos playoffs (Wagner Carmo/ECP)

As características dos jogadores são diferentes: Dawkins se destaca pela velocidade e capacidade de pontuar; Bennett impressiona pela imposição física e o poder de decisão; enquanto Ruivo, jovem promessa do basquete brasileiro, possui um estilo mais cadenciado.

Já o Botafogo, comandado pelo técnico Léo Figueiró, tem como opções para o perímetro Henrique Coelho e Jamaal Smith, dupla titular da equipe, além de Guga Ceccato.

Jamaal, do Botafogo, foi fundamental e decisivo nas oitavas de final contra o São José (William Oliveira/CAP)

Com Coelho e Jamaal em quadra, o Glorioso ganha com a velocidade e força física, do primeiro, e com o poder de pontuação do norte-americano. Como opção do banco, o jovem Guga consegue acalmar e organizar melhor o jogo.

Pivôs versáteis

Outro ponto em comum das duas equipes vem de dentro (ou fora) do garrafão. Isso porque os pivôs de Pinheiros e Botafogo possuem a versatilidade como uma das principais características, podendo jogar tanto dentro como fora da área pintada.

Os personagens que mais se encaixam nesse quesito são Renato Carbonari (Pinheiros) e Ralfi Ansaloni (Botafogo). Pivôs de origem, acostumados com o jogo interno, os dois jogadores acrescentaram o arremesso de 3 pontos no repertório e se tornaram uma ameaça aos rivais também fora do perímetro.

Toledo, do Pinheiros, e Ansaloni, do Botafogo, representam a versatilidade dos garrafões das duas equipes (Wilian Oliveira/Divulgação)

Ex-jogador do Pinheiros na última temporada, Arthur Bernardi também possui papel fundamental no jogo do Botafogo. Com altura de pivô (2,04m) e habilidades de ala, o jogador pode ser utilizado tanto na posição 3 (ala) como na 4 (ala/pivô), o que aumenta as opções do treinador Léo Figueiró.

O mesmo pode ser visto com Marcus Toledo. Depois de muito tempo em ação como um ala de força, o atleta do Pinheiros está sendo usado mais internamente e lidera a equipe da capital paulista em rebotes (7,0 por jogo).

Coletivo forte

Os dois times possuem grandes jogadores nos elencos, mas o destaque principal fica com o jogo coletivo. No total, as equipes possuem cinco jogadores em cada lado com média superior a dez pontos por jogo, sem um atleta muito acima dos demais.

No Pinheiros, o líder dessa estatística é o norte-americano Corderro Bennet (14,3 pontos por jogo), seguido por Betinho (11,8), Renato Carbonari (11,7), Kenny Dawkins (11,3) e Isaac (10,8).

Já no Botafogo, o quinteto titular domina a pontuação da equipe. Os principais cestinhas são Jamaal Smith e Cauê Borges, ambos com média de 14,0 pontos por partida. Na sequência aparecem Ansaloni (12,6), Arthur Bernardi (12,0) e Henrique Coelho (11,5).

Com todas essas semelhanças, a expectativa é de que o equilíbrio impere na série entre Pinheiros e Botafogo. E para você, quem sairá vencedor?

Calendário da série

– EC Pinheiros (3º) x Botafogo (6º)

Jogo 1 – 12/04 (sexta-feira), às 21h10, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro – ao vivo no Fox Sports

Jogo 2 – 18/04 (quinta-feira), às 19h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

Jogo 3 – 20/04 (sábado), às 18 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo – ao vivo no Facebook

Jogo 4* – data e hora a definir, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro

Jogo 5* – data e hora a definir, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

*Se necessário

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.