#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Os campeões

09-06-2014 | 10:37
Por Liga Nacional de Basquete

Com caras conhecidas em seu elenco, CEUB Universitário bate Blumenau na decisão e fica com o título da Supercopa Brasil; campeão e vice garantem vaga na Liga Ouro

CEUB Universitário ficou com o título da Supercopa Brasil 2014 (CBB/Divulgação)

CEUB Universitário ficou com o título da Supercopa Brasil 2014 (CBB/Divulgação)

O título da Supercopa Brasil 2014 ficou com o CEUB Universitário. Na noite do último sábado, na cidade de Brusque, em Santa Catarina, a equipe do Distrito Federal levou a melhor sobre o APAB/Blumenau na grande decisão do torneio, pelo placar de 84 a 82, e garantiu o troféu de campeão do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball.

Com o título, o time candango assegurou uma vaga na próxima edição da Liga Ouro. Quem também disputará a temporada 2015 da Divisão de Acesso ao NBB é o esquadrão de Blumenau, que tem em seu plantel o experiente pivô Ricardo Probst. Para terem seus ingressos na competição confirmados, as duas equipes precisarão atender aos pré-requisitos impostos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

Para se sagrar campeão da Supercopa Brasil, o CEUB Universitário apresentou um elenco repleto de caras conhecidas. Dirigida pelo técnico Rodrigo Leonardo, a agremiação da capital do país contou com os serviços do ala Marcellus, ex-Tijuca, do ala/pivô Diego Conceição, ex-Joinville, do pivô Deivisson, ex-São José/Unimed, do ala Victor Pureza, que já atuou pelo UniCEUB/BRB/Brasília e que estava no Lins Basquete, do ala João Filipe, filho do ex-jogador Pipoka e que defendeu Suzano no NBB 2012/2013, além dos garotos Paulo e Gabrielzinho, que disputaram a última LDB pelo Brasília.

“Quando iniciamos esse projeto o objetivo era participar e ganhar experiência. Mas com o título da Copa Centro-Oeste, o time se mostrou mais competitivo e passamos a focar a Supercopa. Terminamos em segundo lugar no grupo na fase de classificação e com a vitória na semifinal, garantimos a vaga na Liga Ouro e na decisão da Supercopa”, explicou o técnico Rodrigo Leonardo, o Galego.

“Não temos nenhum destaque individual, a nossa força está na defesa forte e bem estruturada e no jogo coletivo. É um time bastante sistemático. Agora vamos comemorar esse título e depois planejar a próxima temporada. A torcida de Brasília ganhou uma segunda equipe para torcer”, completou o treinador candango.

Os prêmios individuais da Supercopa Brasil 2014 ficaram todas nas mãos de jogadores que já passaram pelo NBB. Principal destaque do CEUB, Marcellus recebeu o troféu de MVP (Jogador Mais Valioso) da competição. O armador Vinicius Gobor (Blumenau), com passagens por Paulistano/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor, foi eleito o atleta destaque, enquanto que o ala Rodrigo “Biro” (Brusque), que disputou a segunda edição do NBB pelo Brasília e as temporadas 2010/2011 e 2011/2012 pelo Winner/Kabum/Limeira, foi o cestinha do campeonato.

Na decisão, Vitor Pureza foi o maior pontuador do CEUB, com 22 pontos, enquanto que Ricardo Probst, do Blumenau, foi o cestinha da partida, com 26 pontos. O terceiro lugar da Supercopa Brasil 2014 ficou com o Brusque, que contou com 20 pontos do cestinha Matheus Pompolini para superar o ABA/Anápolis, com tranquilidade, por 80 a 59.

MVP da Supercopa e destaque do título do CEUB, Marcellus já disputou duas temporadas do NBB com a camisa do Tijuca (Alê Vianna/Divulgação)

MVP da Supercopa e destaque do título do CEUB, Marcellus já disputou duas temporadas do NBB com a camisa do Tijuca (Alê Vianna/Divulgação)

Confira todos os resultados da Supercopa Brasil 2014:

03/06
CEUB Universitário (DF) 95 x 23 TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA)
APAB/Blumenau (SC) 77 x 68 Náutico (PE)
ABA (GO) 76 x 54 Jovens Maranhenses (MA)
AD Brusque (SC) 90 x 37 Cabo de Santo Agostinho (PE)

04/06
Náutico (PE) 50 x 80 CEUB Universitário (DF)
Cabo de Santo Agostinho (PE) 58 x 66 ABA (GO)
TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA) 43 x 96 APAB/Blumenau (SC)
Jovens Maranhenses (MA) 60 x 85 AD Brusque (SC)

05/06
TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA) 29 x 66 Náutico (PE)
Cabo de Santo Agostinho (PE) 47 x 54 Jovens Maranhenses (MA)
APAB/Blumenau (SC) 62 x 59 CEUB Universitário (DF)
AD Brusque (SC) 84 x 63 ABA/Anápolis (GO)

06/06
– Disputa de 5º ao 8º lugares
Náutico (PE) 52 x 56 Cabo de Santo Agostinho (PE)
Jovens Maranhenses (MA) 63 x 53 TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA)
– Semifinais
APAB/Blumenau (SC) 65 x 50 ABA/Anápolis (GO)
AD Brusque (SC) 51 x 63 CEUB Universitário (DF)

07/06
Disputa d0 7º lugar: Náutico (PE) 66 x 31 TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA)
Disputa do 5º lugar: Cabo de Santo Agostinho (PE) 45 x 44 Jovens Maranhense (MA)
Disputa d0 3º lugar: ABA/Anápolis (GO) 50 x 89 AD Brusque (SC)
Final: APAB/Blumenau (SC) 82 x 84 CEUB Universitário (DF)