#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Garotosde ouro

05-06-2018 | 12:03
Por Liga Nacional de Basquete

Gabriel Jaú, Gui Bento e Yago Mateus são os concorrentes ao prêmio de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2017/2018, apresentado por Wewi; saiba mais

Estão definidos os candidatos ao troféu de Destaque Jovem da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA, apresentado por Wewi. São eles Gabriel Jaú (Sendi/Bauru Basket), de 19 anos, Gui Bento (EC Pinheiros), de 20 anos, e Yago Mateus (Paulistano/Corpore), de 19 anos, todos com passagens pela LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional Sub-20 organizada pela LNB.

Concorrendo pela primeira vez ao prêmio, Gabriel Jaú é um dos grandes prospectos da nova geração do basquete nacional. Com a camisa do Bauru, o ala/pivô se sobressaiu nos playoffs da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA e, na atual edição da competição, somou médias de 8,8 pontos e 6,8 rebotes (12,3 de eficiência).

Atualmente, Jaú está em Treviso (Itália) participando do NBA Global Camp, que reúne os 40 principais prospectos de fora dos Estados Unidos para sessões de treinamentos e entrevistas visando o Draft da NBA. Inclusive, sua cravada ganhou destaque na posição de número 5 do Top 10 do Sportscenter Americano da ESPN.


Gabriel Jaú tem seu nome inscrito na loteria da maior liga do mundo, assim como Yago Mateus e Michael Uchendu (Bauru), este que também está em Treviso no camp da NBA. Todos eles têm até o dia 11 de junho (próxima segunda-feira) para retirarem os nomes do Draft e seguirem elegíveis para o ano seguinte.

Yago Mateus é outra joia rara do basquete brasileiro que explodiu de maneira impressionante nos dois últimos anos. O baixinho apareceu nos playoffs do NBB CAIXA 2016/2017 com apenas 18 anos e foi um fator surpresa do vice-campeão Paulistano, com atuações expressivas em todas as fases do mata-mata.

Já na atual temporada, o armador de 19 anos seguiu em franca evolução e passou a ganhar ainda mais notoriedade. Virou peça fundamental no Paulistano, terminou a temporada com médias de 8,4 pontos e 3,1 assistências por jogo e foi nada menos que o cestinha do jogo que definiu o título da equipe contra o Mogi, com 21 pontos.

Além disso, Yago tem sido nome certo nas convocações do técnico Aleksandr Petrovic na Seleção Brasileira durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. Ele foi chamado nas duas janelas de jogos (novembro e fevereiro) e inclusive atuou como titular em três das quatro partidas do Brasil.

Quem também apareceu na convocação de Petrovic foi Gui Bento, do Pinheiros, também candidato ao troféu de Destaque Jovem do NBB CAIXA. O ala de 20 anos chamou a atenção do treinador croata e figurou entre os convocados nas partidas contra Chile e Colômbia pelas Eliminatórias, em Goiânia (GO).

Curiosamente, a convocação veio dias depois do título do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas 2018, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Na ocasião, Gui era um dos mais novos entre os participantes, mas desbancou MJ Rhett (Flamengo) na decisão e ficou com o troféu inédito.

O troféu de Destaque Jovem é dado ao melhor jogador Sub-21 anos do campeonato. Nesta temporada estiveram aptos ao prêmio apenas jovens nascidos a partir de 1996, ou seja, com 21 anos no ano em que a competição se iniciou (2017).

A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA, que também premiará, Melhor Defensor, Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

+ Confira os indicados ao prêmio de Melhor Armador
+ Confira os indicados aos prêmios de Melhor Ala
+ Confira os indicados aos prêmios de Melhor Pivô
+ Confira os indicados ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico
+ Confira os indicados ao prêmio de Melhor Sexto Homem
+Confira os indicados ao prêmio de Melhor Defensor
+Confira os indicados ao prêmio de Melhor Estrangeiro

A eleição para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a atual edição do NBB CAIXA, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá no dia 13/06, em São Paulo (SP).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Também foi votado para o prêmio de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2017/2018:

Alexei (Vasco da Gama)

Confira os vencedores do prêmio de Destaque Jovem na história do NBB CAIXA*:

2016/2017 – Alexey (Franca)

2015/2016 – Lucas Dias (Pinheiros)

2014/2015 – Deryk Ramos (Limeira)

2013/2014 – Henrique Coelho (Minas)

2012/2013 – Ricardo Fischer (Bauru)

2011/2012 – Gui Deodato (Bauru)

2010/2011 – Vitor Benite (Franca)

2009/2010 – Raulzinho (Minas)

*o prêmio não foi entregue na primeira temporada (2008/2009)