#JOGAJUNTO

LNB

Os guardiões da LNB

29-11-2011 | 12:03
Por Liga Nacional de Basquete

Criação do Conselho Nato fortalece a Liga Nacional de Basquete e permite com que a ideologia de fundação da entidade seja mantida

Divulgação/LNB

Na última atualização do estatuto da Liga Nacional de Basquete (LNB) entrou a publicação do Conselho Nato, um grupo formado por pessoas que atuaram na criação da LNB e que tem como principal objetivo manter a ideologia pela qual a entidade foi fundada. A partir de agora, algumas das decisões importantes para o desenvolvimento da LNB deverão passar pela avaliação dos novos conselheiros.

O Conselho Nato é formado por nove pessoas de diferentes clubes fundadores da LNB. São eles: Kouros Monadjemi (primeiro presidente da LNB); Cássio Roque (primeiro vice-presidente da LNB); João Fernando Rossi (representante do Pinheiros); Eduardo Pinto (Minas); Arnaldo Szpiro (Flamengo); Jorge Bauab (Paulistano); Jorge Bastos (Brasília); Luís Silva (Joinville); Rubens Calixto (Franca).

Calixto, ao lado do presidente Kouros Monadjemi, foi o grande idealizador do Conselho, um privilégio dado aos fundadores que fizeram parte do primeiro Conselho de Administração da LNB.

“O Conselho Nato é um órgão instituído sob o signo da LNB, a qual se assenta em três pilares fundamentais: confiabilidade, profissionalismo e estabilidade. A LNB nasceu em busca destes objetivos e até agora conseguiu manter-se bastante fiel a eles?, comentou Calixto, ex-jogador de basquete em Franca e, hoje, Doutor em Direito e Juiz Federal, desde 1993. ?O Conselho foi criado como uma válvula de segurança e as pessoas que o compõem terão a importante missão de zelar para que a LNB nunca se desvie da sua vocação original”, completou.

Para o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, a escolha de Calixto para estar à frente do Conselho Nato garante uma maior credibilidade para o início desse novo mecanismo.

“O Calixto é um dos grandes mentores desse projeto e, assim como o Conselho, que é uma espécie de guardião da LNB, ele também cumpre essa tarefa sempre nos ajudando nas questões institucionais da Liga”, comentou o presidente.

Segundo o novo estatuto, o Conselho Nato da LNB passará a se reunir ordinariamente a cada semestre. Competirá ao Conselho zelar pela ordem financeira da LNB, podendo solicitar balanços e documentos para análise, além de avaliar contratos e parcerias futuras a serem firmadas pela entidade.