#JOGAJUNTO

LDB

Os destaquessub-18

27-08-2019 | 06:16
Por Liga Nacional de Basquete

Para entrar ainda mais no clima da LDB, conheça os principais destaques da geração Sub-18 do basquete brasileiro

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 já esta à todo vapor.  Por isso, para entrarmos ainda mais no clima da competição, responsável por formar grandes jogadores do basquete nacional, listamos algumas das grandes promessas da geração sub-18 que atuam na principal competição e base do Brasil.

Ficou curioso para saber quem são? Então chega mais e dá uma conferida!

+ Os líderes históricos da LDB

– Gui Carvalho (Minas)

Considerado uma das maiores promessas do basquete brasileiro, o ala/armador Gui Carvalho, do Minas Tênis Clube, vem mostrando na LDB 2019 todo seu potencial.

Com apenas 17 anos, o jogador de 1,97m possui como ponto forte sua versatilidade. Muito técnico e com um porte físico privilegiado, Gui consegue fazer de tudo um pouco dentro de quadra, ofensivamente e defensivamente.

Jovem e habilidoso, Gui Carvalho e um dos principais nomes do Minas na LDB 2019

Em sua segunda LDB, o ala/armador acumula médias de 14,5 pontos, 6,7 rebotes, 2,8 assistências e 1,8 roubadas de bola por partida, totalizando 11,7 de eficiência. Sua melhor atuação até agora foi contra o Praia Clube, em que anotou duplo-duplo de 21 pontos e 14 rebotes.

+ Classificação completa da LDB 2019

– Márcio (Sesi Franca Basquete)

Ser protagonista em uma competição Sub-20 com apenas 16 anos não é algo comum. Isso está acontecendo com o ala/pivô Márcio, do Franca, que em sua segunda LDB já assumiu o papel de um dos líderes do time francano.

Dominante no garrafão dos dois lados da quadra, o jovem de 16 anos conseguiu médias de 17,0 pontos, 8,3 rebotes e 20,3 de eficiência – terceiro colocado em pontos e eficiência. Além disso, anotou duplo-duplo em três das seis partidas disputadas na primeira etapa da competição.

Firme nos dois lados da quadra, Márcio é um dos grandes nomes do Franca

Suas melhores atuações aconteceram nos duelos com o Minas, em que contribuiu com 25 pontos, 12 rebotes e 31 de eficiência, e com o Paulistano, partida em que anotou 23 pontos, sete rebotes e 26 de eficiência.

– Tiago (Minas Tênis Clube)

O Minas está disputando a LDB 2019 com um elenco bem jovem. Os resultados na primeira etapa não foram muito bons, mas alguns talentos individuais conseguiram se destacar, como o ala Tiago Dias, de 18 anos.

Chutador nato, o jogador de 2,01m se destacou nas partidas pela precisão e variedade nas bolas de 3 pontos, com arremessos de locais e distâncias diferentes. Nas seis partidas disputadas na primeira etapa da competição, ele conseguiu médias de 14,7 pontos, 5,7 rebotes e 13,3 de eficiência.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Loading…

Uma publicação compartilhada por Tiago Dias (@_tiago13) em

Dentre as principais partidas de Tiago, estão os confrontos com o Corinthians (21 pontos, cinco rebotes e 23 de eficiência) e com o Coritiba Monsters (20 pontos, 11 rebotes e 17 de eficiência).

– Lucas Batista (Sesi Franca Basquete)

Outro jogador nascido em 2001 que se destacou foi Lucas Batista, do Sesi Franca Basquete. Com estilo de jogo mais discreto em quadra, o ala de 1,97m tem como característica sua forte defesa.

No ataque, Lucas possui um arremesso de longa distância seguro e preciso. Quando possui espaço consegue levantar o público presente com grandes enterradas. Nas seis partidas disputadas, conseguiu médias de 11,7 pontos, 2,5 rebotes e 12,2 de eficiência por jogo.

Lucas Batista, do Franca (João Neto/LNB)

Seu melhor jogo até foi na vitória sobre o Corinthians, em que foi o responsável por marcar o destaque do rival, o ala/armador Daniel Von Haydin, que havia feito 41 pontos na partida anterior. Além da defesa forte e intensa, Lucas ainda contribuiu com 16 pontos, quatro rebotes e 19 de eficiência.

– Matheus Maciel (Flamengo)

Nascido em janeiro de 2001, o ala/pivô Matheus Maciel é um dos fortes nomes do garrafão do Flamengo na LDB 2019.

Com 2,06m, Maciel é versátil e pode atuar tanto na posição 4 (ala/pivô) quanto na 5 (pivô), que o transforma em uma ótima escolha no banco rubro-negro para a rotação do elenco durante os confrontos.

Maciel, do Flamengo (Bruno Lorenzo/LNB)

E assim aconteceu. Com médias de 8,0 pontos, 9,0 rebotes, 14,0 de eficiência e 21,9 minutos de quadra, o jogador foi uma das peças importantes do rubro-negro carioca.

+ Tabela de jogos da LDB 2019

– Gabriel Campos (Pinheiros)

Gabriel Campos é uma das revelações do Pinheiros na LDB 2019. Em sua primeira participação no maior campeonato de base do Brasil, o jogador tem demonstrado personalidade até aqui.

Com 1,78m, Gabriel se destaca principalmente pelo bom chute de três pontos e a intensidade aplicada nos dois lados da quadra. Com isso, o jogador não sentiu a pressão em sua estreia em LDB’s e, nos cinco jogos em que atuou na primeira etapa da competição, anotou médias de 10,8 pontos, 4,4 rebotes, 4,6 assistências e 13,8 de eficiência.

Veloz e com bom chute de 3, Gabriel Campos é o “motorzinho” do Pinheiros na LDB 2019 (Bruno Lorenzo/LNB)

Vale destacar também o bom jogo do garoto pinheirense contra o ADRM/Country Club Maringá, em que foi o cestinha do jogo com 24 pontos, além de quatro rebotes, três assistências e 30 de eficiência.

– Ruan (Flamengo)

O próximo da lista é o ala/pivô Ruan, do Flamengo. Em sua segunda LDB, o jogador de apenas 18 anos é um dos mais experientes do elenco rubro-negro nesta edição da competição.

Versátil e com 2,05m, o jogador pode atuar em duas posições, seja na 4 (ala/pivô) ou na 5 (pivô). Esguio, o central flamenguista tem um bom jogo de pernas, além de contar com um porte físico privilegiado para a idade.

Ruan é um dos pilares do Flamengo na LDB 2019 (Bruno Lorenzo/LNB)

Tais características, aliadas com o talento, fizeram com que Ruan alcançasse atuações contundentes durante a primeira etapa da LDB 2019. Prova disso são as suas médias: 12,0 pontos, 6,8 rebotes e 13,8 de eficiência nos cinco jogos da primeira fase da competição.

– Gabriel Collaço (Corinthians)

O jovem ala Gabriel Collaço, do Corinthians, e outro para se ficar de olho. Nascido em 16 de outubro de 2001, o jogador, mesmo com a pouca idade, se tornou uma das peças fundamentais do elenco do Corinthians na disputa da LDB 2019.

Sua principal característica é o bom chute de 3 pontos – média de 2.5/5.7 (44.1) em seis confrontos. No jogo contra o Praia Clube/Gabarito, por exemplo, o jogador mostrou o seu potencial nos chutes de longa distância e saiu de quadra com seis bolas de 3 pontos convertidas em dez chutes tentados (60,0% de aproveitamento).

Gabriel Collaço, do Corinthians

Tendo atuado pelo Minas Tênis Clube na última edição da competição, Collaço chegou no Corinthians com a missão de representar a equipe em sua estreia em LDB’s. Até aqui, o jovem ala tem dado conta do recado e detém médias de 11,3 pontos e 4,7 rebotes após o término da primeira etapa do campeonato.

– Matheus Buiu (Paulistano)

Mais um bom nome da forte geração sub-18 da LDB 2019 é o jovem armador Matheus “Buiu”, do Paulistano/Corpore. Com 1,90m , o jogador se destaca principalmente pela intensidade colocada durante todo o jogo.

Vindo do banco, Buiu se tornou uma das engrenagens importantes da “máquina” comandada pelo técnico Beto Jayme no Paulistano, principalmente pela força defensiva e as boas infiltrações no ataque.

Matheus Buiu, do Paulistano

Na edição 2019 da LDB suas médias são de 10,2 pontos, 2,6 rebotes, 2,0 assistências e 22,0 minutos em cinco jogos. Sua melhor atuação foi frente ao Curitiba Basquetebol/CMP, em que anotou 19 pontos, além de quatro assistências, três rebotes, dois roubos de bola e 17 de eficiência.

– Anderson (Corinthians)

Outro que também figura nessa lista é o ala Anderson Pinheiro, do Corinthians. Nascido em janeiro de 2001, o jogador do alvinegro paulista é peça importante do esquema montado por Vitor Galvani.

Anderson, do Corinthians

Sua principal característica é a consistência ofensiva e, principalmente, defensivo. Com um bom biotipo físico, Anderson tem 1,90m e consegue equilibrar bem sua altura e habilidade para jogar com a bola nas mãos.

Por isso suas médias após os seis primeiros jogos do Corinthians na competição não deixaram a desejar e foram de 10,2 pontos, 3,3 rebotes e 1,0 assistências.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).