#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Os segredosdos Jogos 5

07-06-2019 | 10:59
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico do Flamengo tem 85% de aproveitamento em Jogos 5 no NBB CAIXA e buscará seu 2º título nacional consecutivo

Jogo 5 é com ele mesmo. Ao longo de sua carreira como técnico principal, Gustavo De Conti coleciona um retrospecto para lá de expressivo em Jogos 5 de playoffs do NBB CAIXA. São seis vitórias em sete oportunidades – todas elas sob comando do Paulistano/Corpore. É um número de tamanho respeito…

Agora, o treinador está cara a cara com mais uma decisão desse tipo, agora contra o Sesi Franca pelas Finais do NBB CAIXA. O duelo será neste sábado (08/06), no Ginásio Pedrocão, às 14h30, com transmissão ao vivo dos canais Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB CAIXA.

Gustavo De Conti venceu seis dos sete Jogos 5 que disputou na história do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Seis vitórias em sete Jogos 5. E isso só no NBB CAIXA. Curiosamente, duas delas foram contra o Franca – uma nas quartas da edição 2013/2014 e uma nas quartas de 2016/2017 (foto abaixo). Se formos considerar o Campeonato Paulista, então, tiveram mais quatro vitórias em Jogo 5, sendo que a última foi também contra o Franca, na final de 2017, em pleno Pedrocão lotado.

+Fator casa pesa? Veja as Curiosidades da história dos Jogos 5 do NBB CAIXA

Mas afinal, qual é o segredo de Gustavinho para vencer Jogos 5? Ele mesmo nos respondeu.

“O principal de tudo é o trabalho que foi feito durante a temporada. A seriedade, os treinamentos simulando jogo, a construção de um trabalho sólido a cada dia da temporada. Não tem como apertar um botão agora e resolver todos os problemas. A confiança vem pelo fato de saber que a gente treinou muito e se preparou muito durante cada dia da temporada. No mais, é estar com a cabeça boa, confiante e com o espírito vencedor ligado no modo máximo”, disse o treinador.

Entre suas vitórias em Jogos 5, três foram sobre o Franca – duas no NBB CAIXA e uma pelo Campeonato Paulista (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Espírito de vencedor, como todos sabem, Gustavo De Conti tem de sobra. Não à toa, está nas Finais do NBB CAIXA pela quarta vez nas últimas seis temporadas.

Mas, apesar do respeitável retrospecto de De Conti, a história dos playoffs do NBB CAIXA diz que nenhum Jogo 5 foi vencido pelo time visitante – a partida será no Pedrocão, que estará completamente lotado neste sábado. E aí, Gustavinho?

“É um dado importante, que pode ser considerado, mas deve-se olhar para frente, para o próximo jogo. Isso não entra em quadra no sábado”, afirmou o comandante do Flamengo.

Flamengo tem 13 títulos em 14 finais nos últimos 6 anos – o último deles foi a Copa Super 8, em pleno Pedrocão (João Pires/LNB)

Mas se é para falar em dados históricos, o Flamengo tem um a seu favor. O clube contabiliza 13 títulos em 14 finais disputadas nos últimos seis anos. Isso mesmo. Só perdeu uma decisão em seis anos – foi na Copa Intercontinental 2019, para o AEK (Grécia).

De resto, são seis finais de Campeonatos Cariocas, quatro do NBB CAIXA, uma Liga das Américas, uma Copa Intercontinental e uma da Copa Super 8 da atual temporada. Todas com título.

+Quem é o favorito? Comentaristas analisam Jogo 5 entre Franca x Flamengo

Quando perguntado sobre por que o Flamengo merecer ser campeão do NBB CAIXA, Gustavo De Conti preferiu ser mais cauteloso e exaltar o mérito de todas as equipes nessa temporada.

“É difícil responder essa pergunta. Acho que todas as equipes merecem, pois todas trabalham sério, se planejam, treinam muito, têm pessoas de qualidade trabalhando, jogando, avaliando. Por uma circunstância e pelo momento nessa temporada, Flamengo e Franca chegaram à final, mas acho que todas as equipes têm seus méritos e suas vitórias”, finalizou o técnico do Flamengo.

+Os números das Finais: estatísticas coletivas e individuais da série Franca x Flamengo 

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Pátria Amada Brasil e Governo Federal.