#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Pantegra Negraé inspiração

29-08-2020 | 01:27
Por Liga Nacional de Basquete

Greg Brown (Campo Mourão) e MJ Rhett (Flamengo) homenagearam o Pantera Negra no Torneio de Enterradas de 2018

O falecimento de Chadwick Boseman (43 anos) abateu o mundo inteiro. O ator de Pantera Negra lutava há quatro anos contra um câncer no cólon e, mesmo entre cirurgias e sessões de quimioterapia nesse período, fez 10 filmes, visitou crianças com câncer e ainda deixou um filme gravado na Netflix, previsto para 2020. Foi de fato um herói.

No meio do esporte, a comoção também foi enorme. Vários atletas e personalidades em geral fizeram publicações em homenagem ao ator, que inspirou principalmente a comunidade negra com sua mensagem de força e empoderamento no filme e, é claro, com sua brava luta contra o câncer durante esses quatro anos.

Uma das imagens mais vistas nas timelines dos fãs de esporte foi a de Chadwick Boseman entregando a máscara do Pantera Negra para Victor Oladipo (Indiana Pacers) durante o Torneio de Enterradas da NBA em 2018, ano em que o filme foi lançado.

No NBB não foi diferente. Ainda em 2018, poucas semanas depois do lançamento do filme (sucesso absoluto de bilheteria no mundo inteiro), dois atletas usaram o Pantera Negra como inspiração no Torneio de Enterradas no Ginásio do Ibirapuera: MJ Rhett (Flamengo) e Greg Brown (Campo Mourão).

MJ Rhett, norte-americano naturalizado dominicano, vestiu a máscara de Pantera Negra, fez o gesto tradicional cruzando os braços com seus companheiros de Flamengo na época (Varejão, JP Batista, Ronald Ramon, David Cubillán e José Neto) e partiu para a cravada.

Rhett chegou até a grande final depois de sua cravada caracterizada pelo herói da Marvel, vencendo o duelo contra o mesmo Greg Brown, que também usou a máscara do Pantera Negra em sua cravada.

Antes de sua tentativa, Greg Brown, norte-americano do Campo Mourão, também fez o ritual do Pantera Negra com Shamell. Em sua performance, ele tentou pular por cima de ninguém menos que Leandrinho Barbosa. Não conseguiu e viu seu rival ir à decisão. No fim, o campeão foi Gui Bento.

Torneio de Enterradas - O Pantera Negra

Greg Brown também homenageou o Black Panther em sua enterrada no Jogo das Estrelas de 2018 (Fotojump/LNB)

O Torneio de Enterradas é um momento que envolve criatividade e inspirações. Vários super-heróis já foram homenageados na disputa, como por exemplo o Batman, que se tornou a marca registrada de Gui Deodato, bicampeão das cravadas se vestindo de Cavaleiro das Trevas.

Heróis são heróis porque inspiram, e Chadwick Boseman é um deles. Seja com ou sem a máscara do Pantera Negra, ele deixou uma mensagem de força, perseverança e luta ao mundo inteiro. Seu legado jamais será esquecido. Rest in Power, Black Panther.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.