#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Parabéns,maestro

16-08-2017 | 01:25
Por

Aniversariante do dia, Fúlvio comemora vitória brasileira no primeiro teste e ressalta papel de líder na “nova” Seleção

Fúlvio é o mais experiente atleta desta Seleção Brasileira (Divulgação)

A noite desta terça-feira (15/08) foi, literalmente, de festa para Fúlvio. Aniversariante do dia, o armador comemorou os 36 anos em quadra na vitória da Seleção Brasileira sobre Camarões, por 91 a 72, no primeiro teste antes da disputa da AmeriCup 2017.

“Foi um dia super gostoso. Desde o café da manhã recebi muito carinho de todo o grupo e fechamos o dia com essa vitória. Claro que é um aniversário atípico para mim, já que normalmente nesta época do ano não tem jogo, só treino. Mas foi um dia muito prazeroso e especial”, disse Fúlvio.

Titular do time comandado pelo técnico César Guidetti, o jogador que atuará no Vasco da Gama na próxima temporada deixou a quadra com cinco assistências na conta. No entanto, mais do que os números, o experiente armador mostrou que o papel de líder desta Seleção já tem dono.

Durante todo o tempo – mesmo nos momentos em que ficou no banco de reservas –, o camisa 11 orientou seus companheiros e se manteve em constante sintonia com o técnico César Guidetti e o restante da comissão técnica. Com a alta rotação promovida pelo treinador, Fúlvio ficou em quadra por pouco mais de 14 minutos, mas sua atuação foi intensa durante todo o jogo.

+ Amistoso contra Camarões marcou estreia de sete atletas e de César Guidetti pela Seleção

“Meu papel é realmente de um líder. Estou aqui para ajudar, independente se na quadra, no banco de reservas ou no vestiário. A base da seleção é a nata do basquete jovem do nosso país e nós, os mais experientes, estamos aqui para dar o suporte no que for preciso. Sei muito bem a minha função e estou preparado para esse desafio”, explicou.

Mesmo com diversas passagens pela Seleção, Fúlvio disputará Copa América pela primeira vez (Luis Cláudio Antunes/Portal R3)

Eleito pela quarta vez Melhor Armador do NBB CAIXA e, de quebra, líder de assistências do campeonato pela quinta oportunidade na última temporada, Fúlvio chega para representar o país em mais uma competição internacional não só em ótima forma física como também no auge de sua maturidade.

“Acho que meu nome surgiu justamente para a Seleção ter uma figura mais experiente na quadra em algumas situações. Claro, que o meu desempenho na última temporada do NBB CAIXA foi bom e isso que me fez ser lembrado. Estou muito feliz de estar aqui, ainda mais nessa função de líder e com tanto respeito de todo o grupo”, afirmou Fúlvio.

Sob a batuta do “maestro” Fúlvio, a Seleção Brasileira segue sua preparação para AmeriCup. Nesta quarta-feira, a equipe voltará a duelar com Camarões, às 18 horas, novamente em Pindamonhangaba. Na sexta-feira, o grupo viajará para a Argentina para um torneio preparatório e, depois, seguirá para a Colômbia, sede do Grupo A do torneio continental.

A estreia do Brasil na Copa América acontece diante da anfitriã da chave Colômbia, no dia 25/08 (sexta-feira). Depois, nas duas rodadas seguintes, enfrentará México e Porto Rico. Apenas o líder do grupo avança às semifinais.

“Não tivemos muito tempo para treinar. São apenas sete dias juntos e já tivemos o primeiro jogo. É uma filosofia de jogo nova, com muita bagagem tática, mas a comissão técnica está fazendo o que é necessário. Teremos mais um amistoso amanhã, outros na Argentina, e espero que a gente chegue bem para o torneio. Vai ser tiro curto e temos que estar preparados”, concluiu.