#JOGAJUNTO

Mais basquete

SuperaçãoOnline

08-07-2020 | 04:33
Por Liga Nacional de Basquete

Live com personalidades do basquete é uma das iniciativas do Instituto Superação no período de quarentena

No momento, a quadra deixou de ser um dos ambientes de atuação do Instituto Superação, parceiro da Liga Nacional de Basquete. Mas isso não significa que a bola laranja não faz parte do dia a dia das mais de 1.100 crianças que participam do projeto. Para seguir contribuindo com desenvolvimento dos seus alunos e professores através do esporte, a ONG se reinventou nesta quarentena.

O Instituto Superação tem a missão de contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo valores chave para a vida, através da integração entre a Educação e o Esporte Competitivo. Promove o desenvolvimento humano por meio do esporte (basquete), unindo os aprendizados técnicos da modalidade esportiva ao desenvolvimento de competências socioemocionais.

Recentemente, foram divulgados os resultados do monitoramento e avaliação dos alunos do Instituto em 2019. Os números comprovam o impacto do projeto na vida das crianças envolvidas:

– Melhora de 18% nas notas de português;

– Melhora de 11% nas notas de matemática;

– Melhora de 15% no desenvolvimento esportivo;

– Melhora de 12% nas avaliações comportamentais do Pilar Competitivo;

– Em 4 meses, evolução de 3% das competências socioemocionais do Pilar Desenvolvimento

Não há dúvidas que as estatísticas de 2020 seguirão positivos, já que apesar do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavirus, o projeto encontrou diversas maneiras de engajar com seus alunos e professores, de forma online.

Live do Superação

Com todo mundo dentro de casa, as lives no Instagram estão bombando desde o começo da quarentena e e o Instituto Superação não ficou de fora dessa. Conduzidos por Flávio Davis, Gerente de Esportes, os bate-papos ao vivo já contaram com diversos jogadores do NBB, como Alex Garcia, Léo Demétrio, Rafa Moreira e Shilton Santos, grandes personalidades do basquete, como Alessandra Santos, Bruno Caboclo e Eduardo Agra, além de diversos profissionais do esporte.

Alex Garcia, Alessandra Santos e o fisioterapeuta Felipe Tadiello são alguns dos nomes que participaram da Live do Superação

Antes das transmissões, os alunos são incentivados por seus treinadores a enviarem perguntas aos convidados, proporcionando uma rica troca de experiências para os jovens.

Desafio Superação

Por meio de gincanas, o Instituto Superação tem mantido a bola laranja na mão dos seus alunos mesmo com o isolamento social. Uma das tarefas propostas nas últimas semanas foi a criação, por cada aluno-atleta do Pilar Competitivo, de um desafio para os alunos-atletas do Pilar Desenvolvimento. Os vídeos dos desafios foram compartilhados com o auxílio dos treinadores, promovendo interação e um sentimento de união entre todos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Instituto Superação (@superacaoinstituto) em

Capacitação dos Professores

No dia 27 de junho, foi realizado de forma online o quarto encontro de capacitação de 2020, dando sequência ao processo de formação dos professores do Instituto Superação. Além da troca de experiências e apresentação das atividades realizadas, a reunião virtual teve seus questionamentos abordados de forma interativa. Com auxílio de uma plataforma, todos os professores responderam as perguntas levantadas e puderam ver, com um gráfico construído em tempo real, as suas respostas. A interatividade contribuiu para chegar a conclusões e fomentar a discussão entre os treinadores.

Encontro de capacitação reuniu mais de 30 profissionais

Sobre o Instituto Superação

O Instituto Superação tem a missão de contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo valores chave para a vida, através da integração entre a Educação e o Esporte Competitivo. Promove o desenvolvimento humano por meio do esporte (basquete), unindo os aprendizados técnicos da modalidade esportiva ao desenvolvimento de competências socioemocionais.

Atua em 2 pilares: a) Pilar Desenvolvimento: oferece formação qualificada para professores de educação física de escolas públicas, na temática de Educação pelo Esporte. Além disso, os professores participantes das formações, dão aulas de basquete, aplicando a metodologia do Instituto para 40 alunos dentro de 26 escolas públicas, em São Paulo e Minas Gerais. b) Pilar Competitivo: 7 times que participam de competições da federação de basquete.

Hoje, são mais de 1.100 crianças e jovens atendidos pelo Instituto.