#JOGAJUNTO

LNB

Dias desuperação

10-12-2019 | 08:18
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença de atletas do NBB CAIXA, festivais do Instituto Superação tiveram atividades de basquete e contemplaram mais de 1.000 alunos

Instituto Superação realizou festivais em São Paulo e Belo Horizonte. Na foto, quase 400 crianças no Minas Tênis Clube (Divulgação)

Dois finais de semana de muito basquete ficaram marcados na história do Instituto Superação, parceiro da Liga Nacional de Basquete desde a temporada passada. Nos dois últimos domingos, a entidade realizou dois festivais de basquete: o primeiro no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), no dia 01/12, e o outro no Colégio Santo Américo, em São Paulo (SP), no dia 08/12.

Os eventos tiveram treinos e jogos de basquete para um total de 1.000 alunos de 26 escolas para as categorias Sub-12, Sub-13 e Sub-14, entre meninos, meninas e até misto. Além disso, a garotada teve palestras com atletas do NBB CAIXA como Alex Garcia, Shilton e Davi Rossetto (Minas) e Isaac (Pinheiros).

“A presença desses jogadores foi fundamental para eles contarem suas experiências vitoriosas, suas histórias de superação e mostrar um caminho a ser seguido. São jogadores de Seleção Brasileira, com muitas conquistas na carreira, que servem de exemplo para o futuro dessas crianças, para quem sabe um dia elas conseguirem chegarem lá também”, declarou Flávio Davis, coordenador do Instituto e técnico principal da base do Minas Tênis Clube.

Isaac foi um dos atletas presentes no Festival do Instituto Superação em São Paulo (Divulgação/IS)

Além dos jogadores de basquete, os alunos também ouviram e interagiram com nomes como Eduardo Agra, ex-jogador da Seleção Brasileira e comentarista dos canais ESPN, a professora Paula Korsakas, o ex-nadador recordista Mundial Teófilo Laborne, e o ex-árbitro de duas finais Olímpicas Carlos Renato dos Santos, o “Renatinho”.

Os jogos dos festivais foram disputados sem placar, mas, ao final de cada partida, junto com seus professores, os estudantes fizeram análises e avaliação sobre competências socioemocionais tanto do seu próprio time quanto do time adversário. Isso tem como intuito valorizar o instrumento educacional que é o esporte, o que vai muito além do resultado.

Ao final do festival, foram premiadas as equipes com melhores pontuações em categorias um tanto quanto diferentes: espírito de equipe, disciplina, humildade, coragem, amor e superação. Além disso, os alunos com melhor comportamento e evolução acadêmica de cada escola também foram condecorados. E por fim, todos os meninos e meninas participantes receberam medalhas do Festival no encerramento.

E não é que os festivais tiveram até Jogo das Estrelas? Isso mesmo. Os alunos com melhor desempenho técnico compuseram o confronto entre os times Super x Ação. Também teve Desafio de Habilidades, em que o estudante com melhor desempenho e menor tempo no circuito receberam prêmios do Instituto Superação.

Instituto Superação premiou destaques individuais, tanto na parte técnica quanto comportamental, além de um Jogo das Estrelas (Divulgação/IS)

O Instituto Superação aproveitou o festival e o ambiente altamente “basqueteiro” para prestar uma homenagem à Liga Nacional de Basquete, que foi representada pelo Diretor Técnico da entidade, Paulo Bassul, no evento no Colégio Santo Américo, em São Paulo.

“A LNB está procurando se aproximar ao máximo dessa questão social e, quando você consegue atrelar isso com o basquete, é extremamente positivo em todos os sentidos. Fiquei encantado, de verdade, com o que vi no projeto do Instituto Superação. Ganhei meu domingo indo lá. Um ambiente saudável, onde as crianças e jovens de todas as faixas etárias, com cuidados não só na parte técnica, mas percebi os professores capacitados, motivados e bem treinados pelos tutores, que são os professores mais velhos que ensinam os mais novos. Tem todo um trabalho muito bem estruturado”, comentou Paulo Bassul.

O Instituto Superação

Fundado em 2013, o Instituto Superação é um projeto que visa contribuir com a formação de jovens, que atende tanto a alunos de escolas particulares como de escolas públicas, desenvolvendo valores chave para a vida, como disciplina, humildade, determinação e comprometimento, através da integração entre educação e esporte competitivo.

O projeto se sustenta em 2 pilares principais; o competitivo e o de desenvolvimento. O pilar competitivo, que surgiu em 2015, conta hoje com 5 equipes com atletas de 11 a 14 anos, que treinam semanalmente e disputam campeonatos da Federação Paulista de Basquete, Liga Pró-Basquete, entre outros.

Já no pilar de desenvolvimento, que se iniciou em 2017, professores de educação física da rede pública são capacitados através de uma metodologia exclusiva, que será aplicada no contra turno de suas escolas. Atualmente, são 26 escolas participando deste pilar e aproximadamente 1040 alunos. As capacitações acontecem em módulos mensais e os professores recebem uma ajuda de custo pelas horas de dedicação ao projeto, além de uma certificação.

Para 2019, a entidade capacitou 26 professores para ministrar aulas de iniciação ao basquetebol. Cada professor recebeu uma bolsa auxilio, treinamento teórico prático, material esportivo (bolas, coletes, bomba, apito, cones, bambolês e prancheta) para o desenvolvimento de aulas com a metodologia Superação, que desenvolve as capacidades físicas, técnicas e comportamentais dos alunos.

O diferencial do projeto está além das quatro linhas. As aulas e treinos são consideradas o melhor ambiente para trabalhar os valores da vida e do esporte, como Amor, Humildade, Disciplina, Coragem, Espírito de equipe e Superação.

“Analisando pelo lado da formação do cidadão, da criança, dos valores, você vê isso na prática no Instituto Superação. Os jogos sendo disputados, os meninos e meninas, um esbarra no outro e você vê o cuidado de um levantar o outro, a questão da ética, da educação. Isso pra mim que é o esporte. Digo muito que o esporte é um instrumento, sozinho ele não é nada”, contou o Diretor Técnico da LNB, Paulo Bassul.

“Quando você vê um projeto sem nada de tóxico, muito bem feito, você enche os olhos e o coração, porque você pode transformar a vida de muitas pessoas assim. Vejo os jovens hoje, todos de escola pública, e que se eles conseguirem carregar esses valores extra basquete pra vida, acho que eles terão muitos benefícios com isso em relação a sequência deles”, finalizou Bassul.

A parceria LNB & Instituto Superação

A parceria entre LNB e Instituto Superação, assinada em maio de 2019, implica na cooperação entre as entidades para desenvolvimento social. A questão social será tratada como forma estratégica pela gestão da LNB para o futuro do basquete brasileiro.

Como parte da parceria, os clubes filiados à LNB terão a oportunidade de apadrinharem projetos do Instituto Superação. O primeiro time a abraçar o projeto foi o Minas Tênis Clube, com núcleos em Belo Horizonte. Além disso, LNB e Superação trabalharão juntas na busca por recursos para a continuidade dos projetos ativos.

Atualmente, o Instituto está presente em 26 escolas, sendo 18 em São Paulo e 8 em Belo Horizonte. A projeção para os próximos anos é de ter mais de 1.200 atletas entre escolas e as equipes competitivas. O projeto ainda disputa quatro categorias de base do Campeonato Paulista, do Sub-12 ao Sub-15, e já levou garotos à Seleção Brasileira Sub-15.

“Essa parceria com a LNB é fundamental para nos dar condições de crescer cada vez mais e ampliar o número de escolas ajudadas. O Instituto Superação tem essa missão de educar pelo basquete e a Liga nos ajuda muito nisso, seja com brindes, prêmios e essas ações que nos permite continuar e buscar crescer sempre”, finalizou Flávio Davis.