#JOGAJUNTO

LDB

De olho na taça

01-10-2021 | 09:55
Por Liga Nacional de Basquete

Em reedição da semifinal de 2018, Paulistano supera Franca e vai em busca do bicampeonato da LDB neste sábado (02/10)

No dia 27 de setembro de 2019, o Paulistano via o sonho da final da LDB 2019 ir embora após a eliminação para o Sesi Franca Basquete nas semifinais. Nesta sexta (01/10), dois anos e quatro dias depois, a equipe assegurou uma vaga na Final da LDB 2021 com um toque especial: vencendo o mesmo Franca por 73 a 65.

“Com certeza ficou um gosto amargo em 2019. Foi em casa e tínhamos um time forte, mas sem a energia que temos hoje. Entramos fortes, com fome de revanche, todo mundo joga bem com o sangue fervendo e com esse gostinho a mais’’, comentou o ala Anderson Barbosa, um dos destaques da equipe do Paulistano na atual edição da Liga de Desenvolvimento. 

Paulistano venceu os 14 jogos que disputou até aqui na LDB (João Pires/LNB)

Mas garantir a classificação não foi tarefa fácil. Para chegar à final do maior campeonato de base do país foi necessário manter a invencibilidade construída durante todo o campeonato e também superar o sistema montado pela forte equipe francana, de campanha de 11 vitórias em 13 jogos na competição.

O duelo desde o início foi marcado pela intensidade das duas equipes, principalmente na defesa. A vibração e a vontade presentes em quadra tornaram o jogo emocionante do início ao fim, especialmente do 3º quarto em diante, momento no qual os dois times alternaram a liderança do placar. 

O equilíbrio se manteve até os minutos finais do último quarto, porém, o elenco do Paulistano fez valer a experiência nos momentos decisivos da partida e fechou o confronto com a vitória e a tão sonhada vaga na Final. 

“Infelizmente perdemos no outro ano, mas o basquete é assim. Aquilo já foi e temos que aprender com nossos erros. O que faltou naquele ano foi um pouco mais de vibração e companheirismo, que foi o diferencial dessa vez. Ás vezes estamos mal, mas o banco sempre nos incentiva. As coisas simples fazem muita diferença’’ analisou o ala Jonatan, um dos líderes do elenco.  

Marcados pela coletividade, o Paulistano manteve o padrão coletivo apresentado durante toda a competição. Porém no momento ‘clutch’ do jogo um personagem apareceu: Vinícius Lucio. Mais conhecido como Vinão, o pivô acabou com o confronto após converter uma bola de três nos últimos dois minutos da partida e distribuir um toco já nos segundos finais.

Agora, o Paulistano medirá forças contra um de seus maiores rivais, o Pinheiros. Ambos chegam na grande final invictos e farão a reedição de decisão da LDB 2018, ocasião na qual a equipe pinheirense sagrou-se campeã. A final é neste sábado (02/10), às 18h, com transmissão ao vivo no canal do NBB no Youtube. 

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).