#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB CAIXA

Troféu emboas mãos

22-08-2019 | 05:54
Por Liga Nacional de Basquete

Ações sociais em escola da cidade rendem ao time francano o prêmio do NBB CAIXA Social pela segunda vez consecutiva

Nesta quarta-feira (21/08), a Liga Nacional de Basquete e a CAIXA realizaram a entrega do 3º Prêmio NBB CAIXA Social ao Sesi Franca Basquete pelas clínicas de basquete e ações sociais na Escola Municipal Sueli Contini, em Franca (SP).

Na entrega do prêmio, estiveram presentes jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes do time francano, além de Álvaro Cotta, Diretor de Marketing da LNB, Cleyton Carregari, Assessor Estratégico da Presidência da CAIXA, e de alunos e profissionais da escola.

“Para nós, da CAIXA, é muito importante estarmos perto. Se a gente patrocina, é porque a gente acredita. Se a gente acredita, temos que estar perto. Se estamos perto, temos que conhecer. Se temos que conhecer, precisamos olhar nos olhos de quem recebe o nosso apoio, tanto os jogadores quanto os fomentadores direto das crianças. E nós podermos vir de Brasília até aqui, poder entregar, ver a alegria no olhar das crianças e o impacto social que conseguimos gerar é muito gratificante”, afirmou Cleyton Carregari, da CAIXA.

Para Lula Ferreira, coordenador do Sesi Franca Basquete, esse tipo de projeto que mostra a real importância do esporte na sociedade, que vai muito além de ganhar ou perder uma partida ou competição.

“Essa é a responsabilidade do esporte. O esporte de rendimento busca as medalhas e conquistas esportivas, mas nessas você está sujeito a perder uma hora ou outra. Na ação social, você não perde nunca, porque você está transmitindo que a partir do esporte, da prática esportiva, vai criar um cidadão melhor constituído, mais envolvido com sua comunidade e orgulhoso de fazer coisas boas. Então, o exemplo que os atletas podem passar para as crianças é mais significativo do perder ou ganhar um jogo ou campeonato. Essa medalha você crava no coração e não no peito”, afirmou Lula.

No dia da entrega, os jogadores de Franca puderam ter mais um contato com as crianças da escola, interagindo e participando de algumas atividades com elas.

Franca foi premiado pelo 2º ano seguido com o prêmio NBB CAIXA Social (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

Para o capitão Elinho Corazza, participar dessas ações é sempre especial para os atletas, que estão acostumados com uma rotina totalmente diferente. Ele falou sobre a importância dessa troca de experiências proporcionada por essa parceria.

“É muito legal, bem diferente da nossa rotina. Estamos acostumados a participar de eventos, mas não com o mesmo envolvimento com a molecada. Essa parceria do NBB, com a CAIXA e a cidade é muito boa, a gente sabe o quanto Franca é envolvida com o basquete e respira esse esporte. Então, acho que é o mínimo que podemos fazer, participar do projeto e tentar ser um exemplo para eles, algo muito importante no Brasil. Estamos todos de parabéns por isso”, disse o armador.

Projeto conta com clínicas de basquete e rodas de conversa

O projeto vencedor da equipe francana na Escola Municipal Sueli Contini, no bairro Jardim Tropical, contou com a participação de cerca de 400 alunos, além da presença dos jogadores e da comissão técnica do Sesi Franca Basquete.

Aulas regulares de basquete foram ministradas por um técnico do time e dois jogadores por aula. Além do conhecimento sobre o esporte, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e interagir pessoalmente com os ídolos do time, gerando ainda mais vínculo afetivo entre a equipe e a cidade.

Complementando o projeto, membros da comissão técnica organizaram palestras sobre diversos temas, contribuindo para a formação e o desenvolvimento esportivo e pessoal dos jovens cidadãos francanos. Os alunos puderam, durante toda a temporada regular 2018/19, acompanhar e sentir a emoção dos jogos do SESI Franca no ginásio Pedrocão.

Elinho recebeu o troféu das mãos de Teresinha, diretora da escola, e de Cleyton, da CAIXA (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

A diretora Teresinha de Fátima Castro falou sobre o contato dos jogadores com as crianças, que resulta em benefícios tanto na parte esportiva quanto pessoal delas. Para ela, a escola já ganhou bastante com essas ações e espera manter essa relação por um bom tempo.

“Esse projeto traz benefícios não só na parte esportiva, mas também tem auxiliado no comportamento, com valores como saber perder e conquistar seu espaço. Os jogadores trazem muito isso para as crianças, com rodas de conversa, em que os atletas contam suas experiências e elas falam sobre seus medos e receios. Na parte de valores e formação moral e social está sendo ótimo. Além no esporte, em que as crianças despertando e descobrindo talentos. A escola tem ganhado muito com isso e esperamos continuar com esse projeto por muito tempo”, afirmou Teresinha de Fátima Castro, diretora de escola.

Sobre o NBB CAIXA Social

O prêmio NBB Caixa Social tem como missão promover e reconhecer as ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato NBB CAIXA, buscando aumentar o engajamento social e ambiental utilizando o esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental.

Outros vencedores do prêmio NBB Caixa Social nas edições anteriores foram as equipes de Bauru com o projeto “APAE em Pederneiras (SP)”, Macaé com o projeto “Basquete na Praça”, na própria cidade carioca e a equipe de Franca, com o projeto “Ídolo social”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.