#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2019:Pinheiroscampeão

29-09-2019 | 10:08
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros vence Franca e conquista tricampeonato da LDB; título torna o time o maior vencedor da história da competição

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 teve um final feliz para o Pinheiros. A equipe pinheirense, pelo segundo ano seguido, se sagrou campeã da LDB 2019, após a vitória, por 71 a 65, sobre o Sesi Franca Basquete.

“Com certeza, o grupo merecia muito essa vitória. Jogamos o nosso máximo, tanto na semifinal quanto na final. Título normalmente é difícil e, para mim, basquete não tem zebra. Os quatro que chegaram tinham qualidade para ser campeão. De qualquer forma, ganhamos de forma invicta. Foi maravilhoso vencer todas”, afirmou o treinador David Pelosini, do Pinheiros.

 

Ver essa foto no Instagram

 

@ecpinheiros campeão invicto da #LDB2019 👏🏆

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

O resultado consagrou a geração vitoriosa da base da equipe do Jardim Europa, que conseguiu o bicampeonato consecutivo. Além disso, o time ainda se tornou o maior vencedor da competição, com três títulos, nas edições de 2015, 2018 e 2019.

A conquista que deu o terceiro título em LDB’s da história do clube veio de uma maneira quase que perfeita. Isso porque o Pinheiros venceu todos os seus duelos, desde a sua estreia, ainda na primeira fase, até a final. De lá para cá foram 17 jogos, alguns deles extremamente difíceis, mas todos com vitórias do time pinheirense.

Os números, mais do que tudo, compravam ainda mais a quão expressiva foi essa conquista invicta. No ataque, a média de pontos feitos por jogo foi de 79,7 (melhor ataque da competição). Enquanto na defesa de 57,5 por partida (melhor defesa da competição).

“Nosso resultado vem muito do nosso trabalho, temos um excelente treinador que é o David Pelosini. O sistema de jogo ajudou muito, sempre exigindo bastante da nossa inteligência e da individualidade, com treinos bem fortes. Isso ajuda pelo fato de ter muito cara bom e você ter que dar o seu máximo sempre pra ganhar espaço, o que faz o time evoluir cada vez mais”, disse o MVP da Final, Jonas Buffat.

Jonas Buffat foi eleito MVP das Final da LDB 2019 (João Pires/LNB)

A campanha vitoriosa contou com grandes nomes, que em diversos momentos colocaram a bola debaixo do braço e resolveram. Esse é o caso do armador Jonas Buffat, eleito o MVP da Final, disputada contra o Franca.

No confronto que deu o título ao Pinheiros, o jogador saiu de quadra com um duplo-duplo de 16 pontos, 12 rebotes, quatro assistências e 23 de eficiência. Dá uma olhada nas jogadas do Buffat na finalíssima.

Mas os bons números não se resumiram somente à final. Após o jogo do título, o jogador fechou a LDB 2019 com médias de 13,2 pontos, 5,8 rebotes, 4,3 assistências e 16,4 de eficiência, tudo isso em 17 jogos.

“Estou muito feliz, sinto que é um grande passo pra minha carreira. Comecei a jogar basquete só com 16 anos. Antes eu jogava vôlei de areia, fui até campeão brasileiro e resolvi mudar. Meu pai foi jogador basquete e sempre falou que eu tinha que trabalhar duro. Não tem segredo, antes do sucesso tem que ter um sacrifício. Fiquei bem feliz com o resultado do meu trabalho”, afirmou Buffat, do Pinheiros.