#JOGAJUNTO

LDB

Por um lugar ao sol

03-08-2013 | 06:34
Por Liga Nacional de Basquete

Contratados por Brasília para esta temporada, Bruno e Max querem usar LDB para passar boa impressão e conquistar lugar no adulto

Bruno (à esq.) e Maxwell (à dir.) são as caras novas do Brasília para a LDB 2013 (Brito Júnior/Divulgação)

Para a atual temporada da LDB, o Uniceub/BRB/Brasília apostou na contratação de dois jovens jogadores. O armador Bruno, que disputou a edição 2012/2013 do NBB pelo Paulistano/Unimed, e o ala Maxwell, que representou o Cia. do Terno/Romaço/Joinville nas duas últimas temporadas da maior competição do basquete brasileiro, são as novas caras do time candango na disputa do campeonato para atletas de até 22 anos de idade.

Pela segunda vez em sua trajetória na competição de base, o esquadrão da capital federal optou por contatar jogadores oriundos de outros clubes para montar seu elenco. Anteriormente, o único jogador recrutado para o time Sub-22 do Brasília havia sido o ala Isaac, contratado na última temporada para defender tanto o time Sub-22, quanto a equipe adulta.

Jogadores de enorme potencial atlético, Bruno e Maxwell chegaram em alta à equipe da capital. Após a estreia da dupla, a equipe comandada pelo técnico Ronaldo Pacheco não sabe o que é perder e venceu seus quatro compromissos na segunda etapa da LDB 2013. Antes, o esquadrão candango havia conquistado apenas três vitórias em nove jogos disputados.

Bruno se tornou a referência da armação do Brasília na LDB 2013 (Brito Junior/Divulgação)

E os atletas foram decisivos para a arrancada do Brasília na maior competição de base do basquete brasileiro. Até o momento, Bruno soma médias de 11,2 pontos e cinco assistências por partida, enquanto que Maxwell contribui com 10,2 pontos por jogo para o time do Centro-Oeste do país.

“A chegada deles foi muito importante. São dois jogadores que já tem uma bagagem e uma vivência de jogo maior do que a do nossos outros jogadores. O Bruno tem uma capacidade de liderança muito grande, não só taticamente, como também na conversa com os jogadores. Ele está sempre cobrando e conversando com o resto do time e isso é muito positivo. Junto com o Vitor Salvador (outro reforço da equipe), eles são responsáveis por esse crescimento da equipe na LDB”, disse o técnico do Brasília na LDB, Ronaldo Pacheco.

Assim como o caminho percorrido por Isaac, Bruno e Maxwell também chegam à capital federal para fazer parte do esquadrão de base e também do time adulto do Brasília. Com experiência de já terem participado do NBB por suas antigas equipes, os jogadores treinarão e farão parte do grupo agora comandado pelo técnico argentino Sergio Hernandez durante a sexta edição da competição nacional.

“Pelo que foi conversado são garotos que vão trabalhar com o adulto. Uma das razões deles terem vindo para cá é que pela qualidade deles, eles vão poder completar o grupo do adulto e com possibilidade de ajudar a equipe”, completou Ronaldo.

Para poderem chegar com moral no time que conta com jogadores renomados como Alex, Guilherme Giovannoni, Nezinho e o uruguaio Martín Osimani, os dois jogadores querem utilizar a LDB para passar uma boa impressão e também para ganharem mais bagagem.

“A LDB é muito importante, não só para mim como para todos os jogadores Sub-22. É uma oportunidade para todos mostrarem o que realmente querem. Vou jogar forte e dar meu máximo sempre para mais na frente ter uma oportunidade de jogar em alto nível no adulto”, disse Maxwell, de 22 anos e 1,97m de altura.

“Quero usar essa LDB para fazer meu nome. Sempre fui reconhecido por ser um bom jogador, mas nunca fui o protagonista. Nunca fui o melhor dos times que eu joguei. Sempre joguei em bons times, mas nunca como um dos principais jogadores. Aqui em Brasília, eu vou ter essa oportunidade de assumir essa responsabilidade na LDB e tenho certeza de que isso me ajudará a amadurecer como jogador”, concordou Bruno.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Dono de uma condição atlética que impressiona, Maxwell já se tornou um dos destaques do Brasília na LDB 2013 (Brito Júnior/Divulgação)

Além de poder atuar na LDB, a dupla também contará com outro trunfo para amadurecer na modalidade da bola laranja. A oportunidade de treinar ao lado do time principal do Brasília e poder dividir a quadra com nomes com os consogrados atletas do elenco candango é motivo de empolgação para os jogadores.

“Temos que treinar forte e aprender com os caras. No meu caso, vou treinar com dois dos melhores armadores da América Latina, que são o Nezinho e o Osimani. Tenho que ficar atento a tudo que esses caras fazem para poder pegar dicas e aprender com eles. Estou disposto a aprender e espero que seja uma temporada muito produtiva”, afirmou Bruno, de 2o anos e 1,90m de altura.

“Tive algumas propostas de outros times, mas escolhi vir para Brasília pelo time ser uma das referências do basquete nacional. É um time tricampeão do NBB e é uma oportunidade muito grande para eu poder aprender com caras muito experientes e que já jogaram na Seleção e até mesmo fora do Brasil. Quero sugar o máximo deles para no futuro colher os frutos e me tornar um jogador com mais recursos”, disse Maxwell.

Apesarem de serem novatos e “forasteiros” na equipe, Bruno e Maxwell terão a mesma rotina dos outros atletas do Brasília na LDB. Assim como todos seus companheiros, os jogadores cursarão ensino superior no CEUB. Bruno optou pelo curso de Educação Física, enquanto que Max, como é chamado por seus colegas de time, estudará Fisioterapia.

Dividindo um apartamento custeado pelo time, que fica localizado bem próximo ao Ginásio da Asceb, os jogadores estão impressionados com a estrutura oferecida pela equipe da capital federal.

“Temos tudo à nossa disposição. Nosso apartamento fica a menos de dez minutos do ginásio e fazemos nossa refeição na Asceb também. Fica tudo bem fácil para nós. A estrutura aqui é fantástica e isso é um diferencial para qualquer outra equipe”, concluiu Maxwell.