#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Pra cima, Brasil

26-06-2018 | 12:14
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de semana de treinos em Campinas, Seleção Brasileira embarca para jogos na Venezuela e Colômbia; 9 dos 12 atletas relacionados são do NBB CAIXA

A Seleção Brasileira embarcou rumo a seus dois últimos jogos na primeira fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Depois de uma semana de treinos em Campinas, o time verde-amarelo viajou para as partidas contra a Venezuela, em Caracas, dia 29 de junho, e dia 2 de julho, diante dos colombianos, em Medellín. O Esporte Interativo transmite os dois confrontos ao vivo.

Com 14 jogadores no grupo – o pivô Cristiano Felício não se apresentou por questões contratuais –, o técnico Aleksandar Petrovic cortou o armador Rafa Luz e o ala Gui Bento para definir os 12 que representarão o país nos dois jogos válidos pelo Grupo B da classificatória das Américas para o Mundial.

Dos 12 relacionados, o NBB CAIXA terá nove representantes -, Yago, Jhonatan, Jimmy, Léo Meindl, Lucas Dias, Renan, Anderson Varejão, Rafael Hettesheimeir e Lucas Cipolini. Completam o grupo os “estrangeiros” Marcelinho Huertas, Scott Machado e Vitor Benite.

“É sempre difícil para o treinador tomar certas decisões e fazer uma escolha. Rafa treinou muito bem durante esse período, mas não está com o mesmo ritmo de jogo dos demais jogadores. Por conta da lesão que sofreu, acabou ficando muito tempo sem jogar e só por isso ficou fora. Mas é um jogador que sempre vai merecer nossa atenção e conto com ele para as próximas janelas”, explicou Petrovic.

Anderson Varejão e Léo Meindl são dois dos representantes do NBB CAIXA na Seleção Brasileira (Divulgação)

Com quatro vitórias em quatro jogos, o Brasil lidera o Grupo B e já está classificado para a próxima fase. No entanto, de acordo com o regulamento das Eliminatórias, as equipes carregam seus resultados para a segunda fase. Então, vitórias nas duas últimas partidas podem ser valiosas mais para frente.

Na segunda fase, os três classificados do Grupo B cruzarão com as equipes do Grupo D – Canadá e República Dominicana já estão classificados e a outra vaga está entre Ilhas Virgens e Bahamas – em uma nova chave com seis equipes (Grupo F). No Grupo E, estarão os três melhores das chaves A e C. Os três melhores dos novos grupos se classificarão para o Mundial, ao lado do melhor quarto colocado.

“Temos que pensar primeiro no jogo contra a Venezuela, que é uma partida fundamental para nos classificarmos em primeiro, com 12 pontos, e entrarmos na próxima fase sem derrotas. O primeiro lugar depois de seis janelas significa um melhor sorteio para a Copa do Mundo, o que será muito importante para nosso desempenho na competição” afirmou o comandante Petrovic.

“Acredito que será muito difícil o jogo contra a Venezuela. Eles têm uma equipe muito forte e contará com dois jogadores que não nos enfrentaram na primeira janela, no Rio de Janeiro. Ainda assim, o Brasil estará pronto para jogar uma grande partida”, completou o treinador croata.

Confira a lista completa dos 12 relacionados para os jogos contra Venezuela e Colômbia:

Armadores
Marcelinho Huertas (Baskonia – ESP)
Scott Machado (South Bay Lakers – NBA G League)
Yago (Paulistano/Corpore)

Alas
Léo Meindl (Sesi Franca Basquete)
Jhonatan (Paulistano/Corpore)
Jimmy (Sesi Franca Basquete)
Vitor Benite (CB Murcia – ESP)

Pivôs
Cipolini (Sesi Franca Basquete)
Lucas Dias (Sesi Franca Basquete)
Renan Lenz (Sendi/Bauru Basket)
Hettsheimeir (Sendi/Bauru Basket)
Varejão (Flamengo)