#JOGAJUNTO

LNB

AltoReconhecimento

27-09-2019 | 06:43
Por Liga Nacional de Basquete

Kouros Monadjemi ocupará o comitê de competições da FIBA pelos próximos 4 anos: “é um marco histórico”

O presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, foi indicado, esta semana, para fazer parte da Comissão de Competições da FIBA (Federação Internacional de Basquete) para os próximos quatro anos. O comitê tem como objetivo analisar e desenvolver as competições dentro do cenário internacional do basquete e, pela primeira vez, contará com a atuação de um representante de uma liga.

“É um marco histórico, porque, na realidade, a FIBA a partir de agora reconhece e tem uma ligação direta com as ligas. Isso não acontecia antes. Antigamente todas as manifestações e contatos eram realizados através das confederações somente”, afirmou Monadjemi.

Kouros Monadjemi, presidente da LNB, fará parte da Comissão de Competições da FIBA até 2023 (Fotojump/LNB)

Onze anos após sua criação, a LNB passa a ter uma alta representatividade na maior entidade do basquete mundial, algo que comprova e fortalece o modelo de gestão dos clubes brasileiros desde a fundação.

“Aos poucos, a FIBA começou a conhecer o trabalho feito pela LNB e a união dos clubes. O que nós sonhávamos era sempre construir um basquete mais forte. Nossa função era ajudar o basquete a se organizar e se reestruturar. Embora isso não tenha sido tão fácil no início, nós seguimos firmes e, a cada dia, vemos a Liga numa crescente e sendo reconhecida no mundo do basquete”, completou.

Em 2015, Monadjemi já havia presidido a Comissão de Clubes e Ligas da FIBA Américas, cargo que tinha o intuito de promover, desenvolver e regulamentar as competições de basquete interclubes no continente americano.

Agora, o dirigente brasileiro também terá uma participação ativa na nova Champions League Americas, competição que foi lançada esta semana e será a grande novidade da temporada 2019/2020 dentro do continente americano. O Brasil será representado nesta primeira edição por três equipes: Flamengo, Sesi Franca Basquete e Mogi das Cruzes Basquete.

“Devido ao belo trabalho das ligas brasileira, argentina e mexicana no continente, a FIBA sentiu a necessidade de estar ligada diretamente a elas. A Champions é uma demonstração da confiança da maturidade dessas ligas, o que fez a FIBA manter um contato direto e, além disso, divide com elas todas as decisões”, confirmou o dirigente.

Sobre a Champions League, Kouros Monadjemi acredita que seja uma oportunidade única para que os países promovam e massifiquem a modalidade no seu mais alto nível.

“Essa competição tem uma mudança radical: ao invés de serem feitos campeonatos em quadrangulares, em um país único, todos os jogos de times brasileiros serão realizados em casa e fora. Assim, teremos mais oportunidade de vermos jogos internacionais, em que o clube disputa classificatória para o Mundial”, resumiu Monadjemi.