#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiro passo

13-05-2013 | 10:36
Por Liga Nacional de Basquete

De olho em uma vaga no NBB, Fluminense conquista título da Super Copa Brasil 2013; vice-campeão, Macaé também conquista vaga no triangular

Jogadores do Fluminense fazem festa com título da Super Copa; equipe segue de olho em vaga no NBB (Alexandre Fraklin/Divulgação)

Neste domingo, o Fluminense levantou a taça de campeão da Super Copa Brasil 2013. Para sair campeão do torneio que distribuiu duas vagas no triangular de acesso para a temporada 2013/2014 do NBB, o clube tricolor bateu o anfitrião Macaé, em pleno Ginásio Juquinha, na grande final da competição, pelo placar de 106 a 93.

O grande destaque do esquadrão das Laranjeiras foi o ala/pivô Luciano Matão, cestinha do jogo com 24 pontos. Enquanto isso, pelo lado do time macaense, os maiores pontuadores foram o armador norte-americano Jamaal e o ala-pivô argentino Pablo Espinoza, ambos com 18 pontos.

“A minha equipe está de parabéns porque fez uma excepcional partida. Desde o início soube quebrar o ritmo de jogo do adversário. Os jogadores executaram um excelente trabalho defensivo e no ataque souberam selecionar os arremessos. Chegamos a abrir uma vantagem de 18 pontos no último quarto. Agora o objetivo é conquistar a vaga no NBB”, afirmou o técnico do Fluminense, Márcio Andrade.

Agora, Fluminense e Macaé terão a chance de lutar por uma vaga na elite do basquete brasileiro e disputarão o triangular de acesso para a próxima edição do NBB, entre os dias 15 e 17 de maio, no Ginásio do Tijuca/Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ). Além do campeão e vice da Super Copa, o Tijuca/Rio de Janeiro, 17º colocado na fase de classificação da temporada 2012/2013 do maior campeonato da modalidade da bola laranja do país, também participará do torneio.

“Queríamos muito a vitória e o título para premiar um trabalho de quatro meses e um projeto vitorioso, que começou com a vaga para a Copa Sudeste, depois para a Supercopa e o triangular de acesso. Mas, infelizmente, não foi possível. Não dá tempo para lamentar. Temos que levantar a cabeça e nos preparamos para brigar por uma vaga no NBB”, comentou o treinador do Macaé, Léo Costa.

As duas equipes mais bem classificadas no triangular terão o direito de pleitear seus ingressos no NBB, desde que atendam aos pré-requisitos impostos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

Confira a tabela completa do triangular de acesso para a temporada 2013/2014 do NBB:

15/05 (quarta-feira)
19 horas – Tijuca/Rio de Janeiro x Macaé

16/05 (quinta-feira)
19 horas – Fluminense x Macaé

17/05 (sexta-feira)
18 horas – Tijuca/Rio de Janeiro x Fluminense