#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Primeiro teste

28-09-2014 | 09:32
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil perde para a República Tcheca em sua estreia no Campeonato Mundial de Basquete Feminino; próximo jogo será contra a Espanha

Clarissa dos Santos foi o principal nome da seleção brasileira em sua estreia no Campeonato Mundial da Turquia (Murat Ozturk/CBB/ Bradesco)

Clarissa dos Santos foi o principal nome da seleção brasileira em sua estreia no Campeonato Mundial da Turquia (Murat Ozturk/CBB/ Bradesco)

A Seleção Feminina começou o Campeonato Mundial da Turquia com uma derrota. Na tarde deste sábado (dia 27), na Arena de Ankara, capital turca, a equipe brasileira enfrentou as atuais vice-campeãs do mundo, a República Tcheca, em sua primeira partida pelo Grupo A, e perdeu por 68 a 55.

Apesar de começar o jogo com vantagem, o Brasil cometeu erros cruciais a partir do primeiro quarto, quando as europeias já abriram 10 pontos no placar. Com um quinteto titular jovem (Tainá Paixão, Patrícia Teixeira, Tatiane Pacheco, Clarissa do Santos e Érika de Souza), o técnico Luiz Augusto Zanon ainda tentou ressurgir no confronto com Adrianinha e Damiris, mas não foi o suficiente.

“Com a seleção jovem que temos, o resultado foi em parte o que eu esperava. No aspecto defensivo as meninas mostraram muita qualidade no começo do jogo. Cumpriram o que propomos na defesa. Faltou o lado ofensivo, talvez pela baixa experiência. Elas ficaram um pouco nervosas e não conseguiram decidir as jogadas”, analisou o comandante.

Os destaques da seleção brasileira foram Clarissa do Santos, com um duplo duplo de 10 pontos e 11 rebotes, Tatiane Pacheco, com nove tentos positivos resultantes de arremessos da linha dos três, além de Érika de Souza que marcou oito e recolheu 10 bolas para o Brasil.

A pivô Érika de Souza foi a segunda jogadora mais eficiente da partida (FIBA)

A pivô Érika de Souza foi a segunda jogadora mais eficiente da partida (FIBA)

A jovem Tainá Paixão, 22 anos, também deixou bem seu nome no jogo. Em sua primeira partida em um Campeonato Mundial marcou oito pontos, sendo seis deles no terceiro quarto, e fez três assistências. Isabela Ramona e Joice Coelho, apesar da pontuação baixa, tiveram atuações significativas para a seleção.

“Ficamos ansiosas, agora vamos estudar os nossos erros, ver o que podemos melhorar para enfrentar a Espanha amanhã”, disse a pivô Érika de Souza. “Mas desse jogo vamos levar a garra das meninas o tempo todo, que valeu muito. Elas correram atrás e vamos levar esse ritmo para o próximo jogo,” concluiu.

O próximo compromisso do Brasil é amanhã, dia 28, contra a Espanha, às 15h15, ainda pelo Grupo A.

O Brasil começou o duelo na frente, com dois pontos de Érika de Souza debaixo do garrafão. Depois de três tentativas de ataques perdidas pela República Tcheca, a ala Tatiane Pacheco aumentou o placar com um arremesso da linha dos três (5-0). Porém, com dificuldades para manter o ritmo, a seleção permitiu 11 pontos seguidos do adversário até a experiente pivô brasileira voltar a marcar (11-7). O primeiro período terminou com o resultado de 17 a 7 para as europeias.

Com uma boa defesa, o Brasil conseguiu se aproximar da República Tcheca no segundo quarto. Embalados por uma boa atuação da jovem Isabela Ramona, principalmente na parte defensiva, o time brasileiro conseguiu se encontrar no garrafão, mas foi com uma bola de três pontos da armadora Adrianinha que a seleção entrou no intervalo com uma diferença menor no placar (27-20).

O terceiro quarto foi decisivo para a República Tcheca. Apesar da atuação de destaque de Tainá Paixão, que fez oito pontos no período, a seleção europeia foi fulminante no ataque e teve 23 tentos contra 13 do Brasil, entrando nos últimos 10 minutos com vantagem de 50 a 36.

O quarto derradeiro foi marcado pelo equilibro entre as duas equipes, principalmente pelo ataque do Brasil, que se saiu melhor. A pivô Clarissa dos Santos fez seis de seus 10 pontos no período, mas não foi o suficiente para embalar uma virada da seleção brasileira. A jovem Joice Coelho entrou no começo desse quarto e teve atuação importante, inclusive com um arremesso de três que diminui a vantagem de 15 pontos da República Tcheca para 12 faltando dois minutos para o fim da partida (53 a 65).

O Brasil ainda diminuiu a vantagem das atuais vice-campeãs mundiais para 10 pontos, mas não conseguiu reverter o quadro. Apesar de ter vencido o quarto período por 19 a 18, o placar final foi 68 a 55 a favor da República Tcheca.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira Feminina na primeira fase do Mundial:

Brasil  55 x 68 República Tcheca
Brasil x Espanha – 28/09 (Domingo)
Brasil x Japão – 30/09 (Terça-feira)