#JOGAJUNTO

NBB Caixa

que noite,Georginho!

16-10-2019 | 03:44
Por Liga Nacional de Basquete

Autor de triplo-duplo "natural" no clássico, armador do São Paulo comanda equipe na vitória do clássico Majestoso com atuação memorável

Nada melhor do que começar a temporada com uma vitória em clássico, ainda mais fora de casa. Foi assim que o São Paulo deu seus primeiros passos no NBB CAIXA 2019/2020, com triunfo sobre o Corinthians, em pleno Ginásio Wlamir Marques, por 97 a 84.

O Tricolor do Morumbi contou com uma grande atuação coletiva, em que cinco jogadores atingiram dois dígitos de pontuação. Mas um desses atletas assumiu o protagonismo na partida: o armador Georginho de Paula.

Vivendo uma grande fase, o jogador de 23 anos foi completamente dominante em quadra e anotou um triplo-duplo de 21 pontos, 11 rebotes e dez assistências, o que totalizou incríveis 29 de eficiência.

O último triplo-duplo do NBB CAIXA aconteceu na temporada 2017/2018, com o armador Vithinho Lersch, na época do Mogi das Cruzes, em partida contra o Campo Mourão (dez pontos, 12 assistências e dez rebotes).

Essa marca, inclusive, foi alcançada por Georginho pela primeira vez em sua carreira profissional. Segundo ele, tudo aconteceu de maneira natural e só ficou sabendo do feito após a partida.

“Foi meu primeiro triplo-duplo como profissional, já tive alguns na LDB. Foi natural, não busquei isso, simplesmente fui eficiente nos três quesitos na quadra. Descobri só depois do jogo, mas fui bem no ataque, consegui pegar alguns rebotes e servir meus companheiros que estavam bem ofensivamente. Tudo se encaixou bem e não tinha como ser melhor”, afirmou o armador.

O início do jogo foi determinante para o triunfo do São Paulo. Com muita intensidade nos dois lados da quadra, o Tricolor conseguiu aproveitar bem as oportunidades e abriu uma boa diferença logo no primeiro tempo (46 a 27). Na sequência, a equipe do Morumbi só precisou administrar bem a vantagem para faturar o primeiro Majestoso do NBB CAIXA.

“Começamos o jogo em um ritmo muito alto, com muito volume de ataque, dominando o rebote ofensivo e defensivo, recuperando muitas bolas. Enfim, muito mais volume pra atacar. Nosso aproveitamento foi muito bom, todos os jogadores que entraram conseguiram produzir bem nos dois lados da quadra. Jogamos um para o outro, com alegria. Abrimos uma boa vantagem, no final diminuiu um pouco devido ao andamento do jogo. Mas não poderíamos esperar uma estreia melhor”, avaliou o jogador.

Um dos responsáveis por essa fase do Georginho é o treinador Cláudio Mortari. O jogador revelou nas últimas entrevistas que está se sentindo melhor em quadra, muito por causa da confiança passada pelo comandante. Para Mortari, o armador depende apenas de si para trilhar um caminho de sucesso na carreira.

“Ele ganhou uma confiança muito grande, tem até falado isso. Acho que na vinda pro São Paulo ele ganhou espaço e tranquilidade para até poder errar. É um jogador jovem, numa posição que nós carecemos de jogadores desse naipe. E agora a tendência é dele, ele que vai trilhar o caminho. A gente as vezes abre uma porta, mas o caminho são eles que traçam”, disse o técnico.

Maior cestinha da história do NBB CAIXA, o ala Shamell tem papel importante nesse crescimento do armador do Tricolor. Experiente, o norte-americano falou sobre as qualidades de Georginho e de seu trabalho em ajudar na evolução dele.

“Ele tem uma qualidade diferente dos outros. Tem altura, qualidade, mas precisa de alguém para apertar um botãozinho e dar força. Esse é um dos meus trabalhos aqui, junto com a comissão técnica, para ajudar no crescimento dele”, revelou o camisa 8 do São Paulo.

Shamell sabe do potencial de Georginho e acredita numa possível volta do jogador para a NBA um dia (Beto Miller/Corinthians)

Depois de fazer uma boa temporada no NBB CAIXA 2016/2017, com o Paulistano, Georginho foi tentar a sorte na NBA, no Houston Rockets. Pouco tempo antes de começar a maior liga de basquete do mundo, a equipe do Texas dispensou o jogador da equipe principal, que fez parte do elenco da franquia da NBA G League (Rio Grande Valley Vipers).

Para Shamell, o armador que hoje veste a camisa tricolor não estava preparado na época para o grande desafio que é a NBA. Mas isso não é um motivo para desanimar, pelo contrário, tem que ter mais ânimo para trabalhar forte e buscar uma outra oportunidade.

“Quando ele foi para a NBA não estava preparado, mas falei para ele que se quisesse ter mais uma oportunidade teria que trabalhar muito. Você não pode dar dez passos para trás, um ou dois dá pra recuperar. Daqui pra frente só espero mais, tem que querer mais, brigar mais. Estamos aqui para dar uma chacoalhada nele. Ele tem uma boa largura, altura, explosão, tem tudo para jogar na NBA. Porque não pode? Vamos atrás de outra oportunidade”, concluiu o norte-americano.

+Confira a tabela de jogos do 1º turno do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.