#JOGAJUNTO

LDB

Quem leva?

23-12-2013 | 01:17
Por Liga Nacional de Basquete

Com oito equipes na briga pelo título, fase final da LDB 2013 começa nesta quinta-feira; disputas acontecerão no Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro

Foram seis meses e 280 jogos pela fase de classificação, com muita disputa e intensidade. Mas agora só restam oito equipes na briga pelo título da LDB 2013. Entre as próximas quinta-feira (26/12) e segunda-feira (30/12), o Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro, receberá a etapa final da maior competição de base do basquete brasileiro.

Conforme o regulamento da LDB 2013, os oito melhores times da fase de classificação foram divididos em dois grupos e jogarão entre si. As duas agremiações com melhor campanha de cada chave se classificarão às semifinais, para enfim serem conhecidas as equipes que farão a grande decisão da competição Sub-22, que será transmitida ao vivo pelo canal SporTV para todo o Brasil, no próximo sábado, às 21 horas (de Brasília).

Dono da melhor campanha na primeira fase, o Flamengo encabeça o Grupo B e terá como concorrentes três times do Estado de São Paulo: Pinheiros/SKY, São José/Unimed e o atual campeão Paschoalotto/Bauru. Enquanto isso, o Grupo B será composto por SKY/Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Uniceub/BRB/Brasília e Allianz/Ginástico.

“A LDB está em seu terceiro ano e a qualidade está aumentando muito. Esta fase final contará com oito equipes muito fortes, todas dom totais chances de ficar com o título. Esta competição é o grande celeiro de novos jogadores do basquete brasileiro. Temos atletas de muito talento, alguns até prontos e atuando no NBB. Todos estão fazendo um grande trabalho e essa competição já é mais do que um sucesso”, disse o técnico do anfitrião Flamengo, Paulo Chupeta.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

– Grupo B

Flamengo (1º colocado na fase de classificação)

Gegê é o principal nome do anfitrião Flamengo na fase final da LDB 2013 (Ricardo Ramos/LNB)

Gegê é o principal nome do anfitrião Flamengo na fase final da LDB 2013 (Ricardo Ramos/LNB)

Por ter tido o melhor desempenho nas cinco etapas que compuseram a fase de classificação, o Flamengo ganhou o direito de sediar as disputas da fase final. E isso é motivo de alegria para a equipe, que busca seu segundo título da LDB. Em 2011, também em solo carioca, o clube da Gávea se sagrou campeão do campeonato para atletas de até 22 anos de idade.

Para buscar o bicampeonato, o técnico Paulo Chupeta terá todo seu elenco à disposição, incluindo o armador Gegê e o pivô Cristiano Felício. Além da dupla, que tem uma boa participação na equipe adulta do Flamengo na disputa do NBB 2013/2014, outros destaques do esquadrão rubro-negro na LDB ficam por conta dos alas Diego e Chupeta e do pivô Douglas.

“Com nossa equipe completa somos um dos candidatos ao título. Em 2011, quando ganhamos a LDB, nosso time não era favorito, mas fez um grande trabalho. Agora, contamos com sete jogadores que também fazerm parte do adulto e atuaremos ao lado do nosso torcedor. Basquete é um jogo decidido no detalhe, ainda mais em uma competição como essa, então temos que estar atentos desde o início do primeiro jogo”, afirmou o treinador rubro-negro Chupeta.

Time base: Gegê, Chupeta, Diego, Douglas e Cristiano Felício
Cestinha: Cristiano Felício (18,7 ppj)
Líder em rebotes: Cristiano Felício (13,7 rpj)
Líder em assistências: Gegê (10,6 apj)

 

Pinheiros (4º colocado na fase de classificação)

Pinheiros, do promissor ala Bruno Caboclo, é o time mais jovem da fase final da LDB (João Pires/LNB)

Pinheiros, do promissor ala Bruno Caboclo, é o time mais jovem da fase final da LDB 2013 (João Pires/LNB)

Equipe mais jovem da fase final da LDB 2013, o Pinheiros tem seu elenco composto somente por jogadores de até 19 anos. Com grandes promessas do basquete brasileiro em seu plantel, como o armador Humberto e os alas Lucas Dias e Bruno Caboclo, o time da capital paulista chega para a fase decisiva da competição nacional embalado pelo título conquista do título paulista Sub-19, com direito a vitória por dois a zero sobre o rival Paulistano/Unimed na decisão.

Para a etapa decisiva da LDB, o técnico Brenno Blassioli terá todos os seus jogadores à disposição. Durante a fase de classificação, o time pinheirense sofreu com alguns desfalques, por conta da utilização de alguns atletas na equipe adulta. Mas agora os representantes da capital paulista entrarão com força máxima.

“Chegamos mais confiantes para a competição. Além de termos conseguido um bom desempenho na fase de classificação da LDB, o título do paulista Sub-19 elevou ainda mais nossa auto-estima. O grupo está cada vez mais unido e maduro. Estamos prontos para jogar de igual para igual com todo mundo”, disse o ala Caboclo.

Time base: Humberto, Rodrigo Alves (Guga Ceccato), Bruno Caboclo, Lucas Dias e Wesley
Cestinha: Bruno Caboclo (14,2 ppj)
Líder em rebotes: Bruno Caboclo (6,5 rpj)
Líder em assistências: Humberto (3,2 apj)

 

São José (6º colocado na fase de classificação)

Com destaque para Vitinho, São José chega forte para as disputas em solo carioca (João Pires/LNB)

Com destaque para Vitinho, São José chega forte para as disputas em solo carioca (João Pires/LNB)

Semifinalista da última temporada da LDB, São José mais uma vez chega forte na fase decisiva da maior competição Sub-22. Com um time consistente, a equipe realizou boa campanha na fase de classificação, mesmo atuando em algumas etapas desfalcado de seus principais jogadores.

Dono da sexta posição na primeira fase, o esquadrão joseense tem no ala/armador Vitinho seu principal destaque. Junto do camisa 5, o ala Gustavo Basilio, o armador Gabriel, e o ala/pivô Pajé são outros bons nomes da equipe. No garrafão, Jerônimo e o jovem Lucão são os “xerifes”. No entanto, o ala Chandler, que se recupera de uma pulmonar, não poderá atuar e descalfará os representantes do Vale do Paraíba.

“Acredito que São José chega forte. Se soubermos trabalhar em equipe e cada um souber o que deve fazer de melhor, podemos ir longe. Vamos jogar contra times de muita qualidade e temos que priorizar a defesa. Se conseguirmos impor nosso ritmo na defesa, o ataque fluirá normalmente, já que temos jogadores de qualidade. Acredito que vamos fazer bons jogos, mesmo sem o Chandler, que é um dos nossos cestinhas”, disse Vitinho.

Time base: Gabriel, Vitinho, Gustavo Basilio, Pajé e Jerônimo
Cestinha: Vitinho (18,7 ppj)
Líder em rebotes: Lucão (8,4 rpj)
Líder em assistências: Vitinho (5,1 apj)

 

Bauru (8º colocado na fase de classificação)

Assim como Fischer, Gui Deodato está confirmado no elenco bauruense para a fase final da competição (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Assim como Fischer, Gui Deodato está confirmado no elenco bauruense para a fase final da competição (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Atual campeão da competição, Bauru chega para a fase final da LDB 2013 “turbinado”. Depois de atuarem em apenas um jogo da fase de classificação, o armador Ricardo Fischer e o ala Gui Deodato estão confirmados e serão os grandes destaques da equipe na busca do bicampeonato do maior campeonato de base do país.

Para atuar ao lado de Fischer e Gui, que também são destaques da equipe adulta bauruense, o técnico Hudson Previdelo conta com o ala Gustavo Scaglia e os pivôs Kesley e Radamés. Além do trio, o restante do elenco é composto por atletas do Sub-19, com destaque para o armador Gustavo Rabelo e o ala Biloca.

“Nosso time com a presença do Ricardo e do Gui fica bastante competitivo e com chances reais de brigar pelas primeiras posições da competição. Sabemos que é uma fase muito difícil e que todos têm chances, mas com a qualidade e liderança dos dois, vamos brigar por uma das vagas entre os quatro melhores do Brasil que é o nosso objetivo”, exaltou o treinador bauruense Hudson Previdelo.

Time base: Ricardo Fischer, Gui Deodato, Gustavo Scaglia, Radamés e Kesley
Cestinha: Gustavo Scaglia (13,8 ppj)
Líder em rebotes: Kesley (10,1 rpj)
Líder em assistências: Gustavo Scaglia (2,9 apj)

– Grupo C

Minas (2º colocado na fase de classificação)

Rafa Moreira é um dos bons nomes do forte elenco do Minas na LDB 2013 (Orlando Bento/Divulgação)

Rafa Moreira é um dos bons nomes do forte elenco do Minas na LDB 2013 (Orlando Bento/Divulgação)

Dono do melhor ataque (79,8 pontos por jogo) e da melhor defesa (55,7 pontos sofridos) da fase de classificação, o Minas chega à parte decisiva da LDB 2013 em alta. Além de terem feito bons jogos nas primeiras etapas do campeonato Sub-22, alguns atletas da equipe começaram o NBB com bastante tempo de quadra e, com isso, apenas “manterão o embalo” para a fase final da maior competição de base do basquete brasileiro.

Nomes como o armador Coelho, o ala/armador Siqueira (antes conhecido por seu outro sobrenome, Fuzaro), o ala Rafa Moreira e o ala/pivô Léo Demétrio, todos bastante utilizados pelo argentino Carlos Romano durante o NBB, têm totais condições de decidirem uma partida a favor do clube de Belo Horizonte.

“O clima é o melhor possível. Estamos muito motivados e confiantes, mas com humildade e os pés no chão. Estamos em busca do nosso objetivo, do nosso lugar ao sol. Esse é o nosso pensamento. Com certeza ajuda muito o fato de muitos jogadores estarem atuando com frequência no NBB, pois ganhamos mais experiência jogando um jogo ainda mais duro com o adulto. Isso vai nos ajudar bastante na LDB. Vamos tenta levar para essa fase final o melhor dos minutos que estamos tendo no NBB”, explicou o ala Rafa Moreira.

Time base: Coelho, Siqueira, Rafa Moreira, Léo Demétrio e Moisés
Cestinha: Siqueira (13,1 ppj)
Líder em rebotes: Vithor Juliatto (5,4 rpj)
Líder em assistências: Coelho (4,1 apj)

 

Basquete Cearense (3º colocado na fase de classificação)

Caçula, Basquete Cearense teve ótimo desempenho na fase de classificação e ficou com o 2º lugar (Bruno Spada/LNB)

Caçula, Basquete Cearense teve ótimo desempenho na fase de classificação e ficou com o 2º lugar (Bruno Spada/LNB)

Com um time sólido, o Basquete Cearense se consolidou como uma das potências da LDB logo em sua temporada de estreia. Nas primeiras posições da tabela de classificação desde o início do campeonato, o esquadrão de Fortaleza consolidou sua boa campanha com o segundo lugar na fase de classificação e chega para a etapa decisiva como uma das potências do campeonato.

Sob o comando do ex-jogador Espiga, a equipe nordestina conta com jogadores experientes como o armador Davi, o ala Victor Gusmão e o pivô Erick Camilo. Aliado a isso, os representantes do Ceará ainda contam com muitos jogadores “da casa” e possuem um elenco bastante homogêneo.

“Chegamos muito confiantes para esta fase final da LDB 2013. Estamos dispostos a fazer algo único, que é levar um título de campeonato brasileiro de basquete para a Região Nordeste do país. Sabemos das nossas capacidades e vamos com tudo para o Rio de Janeiro”, disse o pivô Erick

Time base: Davi, Victor Gusmão, Sualisson, Rômulo e Erick Camilo
Cestinha: Victor Gusmão (15,6 ppj)
Líder em rebotes: Sualisson (7.9 rpj)
Líder em assistências: Davi (5,1 apj)

 

Brasília (5º colocado na fase de classificação)

Pivô Ronald é a principal esperança do Brasília por uma boa campanha no Rio de Janeiro (Brito Júnior/Divulgação)

Pivô Ronald é a principal esperança do Brasília por uma boa campanha no Rio de Janeiro (Brito Júnior/Divulgação)

Quinto colocado na fase de classificação, Brasília conta com um time experiente pra ir longe na fase final LDB 2013. O principal nome da equipe fica por conta do pivô Ronald, tricampeão do NBB pela equipe candanga principal.

Junto do camisa 6, o armador Bruno, ex-Paulistano, o ala Max, ex-Joinville, e o ala/pivô Vitor Salvador, ex-Minas, também possuem experiência no principal campeonato de basquete do país e são os outros destaques da equipe comandada pelo técnico Ronaldo Pacheco.

“Nosso time chega confiante e consciente do que pode fazer nesta reta final do campeonato. Temos que ter sempre o título como objetivo e é desta maneira que vamos para o Rio de Janeiro. Sabemos do nosso potencial e estamos tranquilos para ter um bom desempenho”, afirmou o armador Bruno.

Time base: Bruno, Paulo, Max, Vitor Salvador e Ronald
Cestinha: Ronald (14,3 ppj)
Líder em rebotes: Ronald (12,0 rpj)
Líder em assistências: Bruno (4,0 apj)

 

Ginástico (7º colocado na fase de classificação)

No embalo do armador Carioca, Ginástico foi a única equipe fora do NBB a se classificar para a fase final da LDB (Ricardo Ramos/LNB)

No embalo do armador Carioca, Ginástico foi a única equipe fora do NBB a se classificar para a fase final da LDB (Ricardo Ramos/LNB)

Única equipe que não disputa o NBB a se classificar para a etapa final da LDB 2013, o Ginástico desbancou tradicionais equipes como Franca e Paulistano para ficar com um lugar entre os oito primeiros colocados da fase de classificação.

O grande destaque da equipe fica por conta do armador Carioca. Durante a temporada, o jogador estabeleceu um novo recorde de pontos (36) da história da competição, e ainda conseguiu um triplo-duplo – feito conquistado somente por Gegê, do Flamengo. Então, o jogador é o grande trunfo do time do técnico Jefferson Teixeira por uma boa campanha no Ginásio da Gávea.

“Estamos treinando a mais de um mês, com bastante foco na parte física e também no trabalho de quadra. Depois da última etapa da fase de classificação, tivemos apenas uma semana de folga e estamos nos preparando bastante, tanto mentalmente quanto fisicamente. Somos a única equipe que não disputa o NBB e acho que isso no favorece, já que treinamos o tempo inteiro juntos, enquanto que as outras equipes têm que dividir seus jogadores com o adulto. Acho difícil que alguma equipe tenha treinado mais do que nós para essas finais”, exaltou Carioca.

Time base: Carioca, Daniel, Luizinho, Rafael e Gedson
Cestinha: Carioca (16,2 ppj)
Líder em rebotes: Rafael (7,4 rpj)
Líder em assistências: Carioca (4,3 apj)