#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Quintetos definidos!

02-03-2015 | 06:15
Por Liga Nacional de Basquete

Após o término da votação popular, formações titulares de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015 do NBB são conhecidos

Eleito entre os titulares, Ricardo Fischer será um dos três jogadores do Bauru no quinteto inicial do NBB Brasil (Henrique Costa/Bauru Basket)

Eleito entre os titulares, Ricardo Fischer será um dos três jogadores do Bauru no quinteto inicial do NBB Brasil (Henrique Costa/Bauru Basket)

Estão nomeados os quintetos titulares de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015. Depois de votação popular, realizada desde o dia 10/02 até o último domingo (01/03), os jogadores que iniciarão jogando a partida festiva foram definidos nesta segunda-feira.

O duelo festivo acontecerá no dia 07 de março, no Ginásio do Pedrocão, em Franca (SP), com transmissão ao vivo do canal SporTV. O Jogo das Estrelas 2015 tem o patrocínio do Bradesco e os apoios da Prefeitura de Franca, Spalding, adidas e TAM.

Na equipe brasileira, a grande novidade para iniciar o duelo contra os estrangeiros fica por conta do armador Ricardo Fischer. Depois de debutar no Jogo das Estrelas no último ano, o jogador do Paschoalotto/Bauru foi o mais votado de sua posição e superou os concorrentes Nezinho (Winner/Limeira) e Henrique Coelho (Minas Tênis Clube).

Nas alas, o selecionado nacional terá Alex, também do Bauru, eleito o MVP (jogador mais valioso) das duas últimas edições do Jogo das Estrelas e Marquinhos, do Flamengo, que volta à partida festiva depois de ficar de fora em 2014 por conta de uma contusão no joelho.

Marquinhos, do Flamengo, e Tyrone, do Mogi, serão titulares do jogo das Estrelas (Cleomar Macedo/Divulgação)

Marquinhos, do Flamengo, e Tyrone, do Mogi, serão titulares do jogo das Estrelas (Cleomar Macedo/Divulgação)

No garrafão, o time que será comandado pelo técnico Demétrius, do Minas, terá o estreante Rafael Hettsheimeir, que vive sua primeira temporada no NBB e será outro atleta bauruense que iniciará a partida como titular, junto de Lucas Cipolini, do UniCEUB/BRB/Brasília.

Do lado da equipe dos melhores estrangeiros que atuam na competição nacional, a novidade entre os titulares também fica na posição de armador. Pela primeira vez eleito para o Jogo das Estrelas, o argentino Maxi Stanic, do Palmeiras/Meltex, superou seu compatriota Nicolás Laprovittola, do Flamengo, e o norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano/Unimed, e foi o mais lembrado entre os armadores.

Nas alas, o NBB Mundo terá os norte-americanos David Jackson (Winner/Limeira), MVP da última edição do NBB, e Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor), cestinha da atual temporada do campeonato, como titulares. Outro atleta do Mogi no quinteto inicial do time estrangeiro será o ala/pivô Tyrone Curnell, enquanto que Meyinsse (Flamengo), MVP da última Final do NBB, será o pivô.

Lesões forçam mudanças no NBB Brasil

O elenco do NBB Brasil para o Jogo das Estrelas 2015 sofreu duas mudanças. Por conta de uma lesão no Tendão de Aquiles do tornozelo direto, o ala/pivô Jefferson William, do Paschoalotto/Bauru, ficará fora de ação nos próximos seis meses e não poderá participar do evento festivo. Também contundido, com um estiramento no ligamento cruzado do joelho direito, o pivô Caio Torres, do São José/Unimed, ficará bem menos tempo afastado, mas será outra baixa na equipe verde-amarela.

Para ocupar as duas lacunas, os nomeados foram o ala/pivô Rafael Mineiro, do Winner/Limeira, e o ala Audrei, do Unitri/Pilhas Energizer. Donos do 13º e 14º lugares na votação que definiu os 12 jogadores de cada time, os dois atletas eram os primeiros na lista de espera e estarão no Jogo das Estrelas. Mineiro fará sua terceira participação no duelo festivo, enquanto que Audrei debutará na partida.

No Torneio dos 3 Pontos, Jefferson será substituído por seu companheiro de equipe Robert Day. O norte-americano, recordista de pontos em uma edição do Jogo das Estrelas, participará da competição de arremessos longos pela terceira vez – as outras foram em 2012 e 2014.

Eleito para a vaga de um dos dois lesionados, Audrei será um dos estreantes do Jogo das Estrelas (João Pires/LNB)

Eleito para a vaga de um dos dois lesionados, Audrei será um dos estreantes do Jogo das Estrelas (João Pires/LNB)

O Jogo das Estrelas 2015

Com sede em Franca, interior do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas 2015 será realizado nos dias 06 e 07 de março. No primeiro dia (sexta-feira) serão realizados o Arremesso das Estrelas, o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas.

No dia seguinte (sábado) será a vez do grande duelo entre os melhores brasileiros e estrangeiros que disputam a atual edição do maior campeonato de basquete do país. Pelo quinto ano consecutivo será realizado o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. O esquadrão verde-amarelo venceu as últimas três edições e lidera o histórico do confronto por 3 a 1.

Esta será a primeira vez em que as ligas masculinas e femininas se unem para a realização do Jogo das Estrelas. O NBB realiza a partida festiva desde sua criação (temporada 2008/2009), enquanto que a Liga de Basquete Feminino organizou o duelo festivo pela primeira vez em sua última edição (2014).

Confira os elencos completos de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015 (os titulares estão em negritos):

– NBB Brasil

Armadores
Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)
Nezinho (Winner/Limeira)
Henrique Coelho (Minas Tênis Clube)

Alas
Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru)
Marquinhos (Flamengo)

Léo Meindl (Franca Basquete)
Neto (Palmeiras/Meltex)
Audrei (Unitri/Pilhas Energizer)

Pivôs
Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru)
Cipolini (UniCEUB/BRB/Brasília)

Lucas Mariano (Franca Basquete)
Rafael Mineiro (Winner/Limeira)

Stanic será o armador titular do NBB Mundo (Fabio Menotti/Agência Palmeiras)

Stanic será o armador titular do NBB Mundo (Fabio Menotti/Agência Palmeiras)

– NBB Mundo

Armadores
Maxi Stanic (Palmeiras)
Kenny Dawkins (Paulistano)
Laprovittola (Flamengo)

Alas
David Jackson (Limeira)
Shamell (Mogi)

Mata (Franca)
Holloway (Paulistano)
Robby Collum (Minas)

Pivôs
Meyinsse (Flamengo)
Tyrone (Mogi)

Toyloy (Palmeiras)
Herrmann (Flamengo)