#JOGAJUNTO

LDB

Recompensa que vale ouro!

10-09-2016 | 09:38
Por Liga Nacional de Basquete

“Veteranos” na LDB, Alexey, Antonio, Du Sommer e João Pedro brilham no título francano e escrevem seus nomes na história da competição

Du, João Pedro, Antonio e Alexey foram as referências do título francano (Luiz Pires/LNB)

Experiência de sobra: Du, João Pedro, Antonio e Alexey foram as referências do título francano (Luiz Pires/LNB)

O título da LDB 2016 é especial para o Sesi-SP/Franca Basquete, porém ainda mais para quatro jogadores da equipe. Pilares do time dirigido pelo técnico Daniel Watffy durante a conquista invicta, Alexey, Antonio, Du Sommer e João Pedro são “veteranos” de LDB e agora tiveram suas trajetórias coroadas com o título da sexta edição da competição, conquistado de maneira invicta.

Crias francanas, Alexey, Antonio e João Pedro disputam a LDB lado a lado com a camisa francana desde 2013. Crescendo ano a ano, os três jogadores se firmaram como os grandes pilares da equipe na disputa do campeonato Sub-22 e ainda são peças efetivas no elenco profissional para a temporada 2016/2017.

“Nosso time tinha alguns jogadores que eram as referências mesmo e eles fizeram isso valer dentro de quadra. Os três estão conosco há muito tempo e, inclusive, o Antonio e o Alexey são nascidos em Franca. Nosso time teve o conjunto como grande trunfo e isso passa muito pelo desempenho que esse trio teve”, disse o técnico francano Daniel Watffy.

“Desde aquela época estamos batalhando muito para chegar a este momento. A LDB ajudou demais no meu desenvolvimento como jogador e tenho certeza de que também ajudou muito os outros garotos. Temos muito que agradecer ao Paulão. Ele foi nosso técnico nas primeiras edições da LDB e por conta de problemas de saúde não pode mais estar conosco”, disse Alexey, que fechou a competição com médias de 11,6 pontos e 4,7 assistências por jogo.

Alexey, do Franca, e Thomas, do São Bernardo

Alexey teve grandes atuações individuais ao longo da campanha invicta do Franca na LDB 2016 (Luiz Pires/LNB)

Em 2013, após Léo Meindl e Lucas Mariano se firmarem na equipe adulta, o trio passou a ganhar notoriedade na LDB, mas a precoce eliminação francana deixou dúvidas sobre onde poderia chegar essa nova geração. No ano seguinte, a campanha de 16 vitórias em 23 jogos por pouco não levou a equipe à segunda fase.

“Temos sido um time competitivo na LDB nos últimos anos, mas o título não vinha. Fomos melhorando ano a ano e a recompensa veio agora. Esse ano viemos com tudo e o resultado está aí. Particularmente falando seria minha última oportunidade de entrar nesse seleto grupo de campeões da LDB e não queria deixar passar essa chance. Acho que tive um bom desempenho ao longo da competição e a felicidade é imensa pelo título”, afirmou Antonio, que disputa a LDB pelo Franca desde 2012.

João Pedro e Antonio, do Franca

Desde 2013: João Pedro e Antonio, junto de Alexey, jogam a LDB juntos há quatro anos (Luiz Pires/LNB)

Já em 2015, Franca foi uma das grandes sensações da fase de classificação da LDB, muito por conta dos grandes desempenhos de Alexey, Antonio e João. No entanto, após o terceiro lugar da primeira fase, com apenas três derrotas em 23 jogos, os francanos não tiveram bom desempenho na segunda fase e acabaram de fora do Final Four.

“Ano passado fizemos uma ótima primeira fase, mas acabamos indo mal na fase seguinte e isso nos frustrou demais. Mas trouxemos esse sentimento para esse ano e isso nos deu ainda mais gás para dar a voltar por cima. Somos campeões da LDB agora”, completou.

Na campanha invicta que deu o título da LDB 2016, o trio mostrou sua importância. Antonio, Alexey e João Pedro foram os três jogadores que mais ficaram em quadra e também os três que mais pontuaram pelo time campeão, com médias de 13,7, 11,6 e 10,2 pontos por jogo, respectivamente. João Pedro, inclusive, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da Série Ouro.

Para essa temporada, Alexey, Antonio e João Pedro ganharam a companhia de Du Sommer, outro “veterano” quando o assunto é LDB. Sempre defendendo as cores do Winner/Limeira, o versátil ala/pivô disputa o campeonato de base desde 2012 e neste ano foi contratado pelo Franca, não só para a LDB como também para a equipe adulta.

“Me senti em casa desde o primeiro minuto que cheguei em Franca. Todo o grupo me acolheu muito bem e isso facilitou as coisas. Estou na batalha há tanto tempo na LDB e poder encerrar minha passagem nessa competição com esse título é bom demais. Posso dizer que fechei com chave de ouro”, disse Du, que é nascido em 1994 e fez sua última aparição na LDB este ano.

Du Sommer, do Franca, e Zé Mauro, do Limeira

Após quatro anos atuando por Limeira, Du chegou ao Franca em 2016 e se despediu da LDB com o título (Luiz Pires/LNB)