#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Reconhecimento

11-06-2015 | 05:13
Por Liga Nacional de Basquete

Exemplo de evolução contínua, NBB aparece em Top 10 de cases de sucesso do marketing esportivo no site Máquina do Esporte

Ginásio Neusa Galetti, em Marília

Crescimento do NBB foi reconhecido pelo Top 10 de cases de sucesso da última década no Máquina do Esporte (Fotojump/LNB)

A nítida evolução do NBB dentro e fora das quadras foi reconhecida. No início desta semana, o site Máquina do Esporte divulgou uma lista com os dez maiores cases de sucesso no esporte brasileiro na última década e o maior campeonato de basquete do país foi lembrado. O ranking faz menção às principais inovações nas áreas comerciais e de marketing esportivo, e o basquete brasileiro, através do NBB, foi citado.

Dominada pelo futebol, a listagem aponta nomes como Ronaldo, Neymar e Copa do Mundo, além de empresas dominantes na esfera esportiva no país, como Visa, Nike, entre outras. Junto do NBB, somente o judô e o tênis, através do Gilette Federer Tour – torneio realizado em São Paulo com presença de grandes estrelas da modalidade –, representaram os demais esportes olímpicos no ranking.

+Confira o Top 10 de Cases de Sucesso do esporte brasileiro no Máquina do Esporte

Criado no final de 2008 pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo, o Novo Basquete Brasil (NBB) chegou com o objetivo reerguer a modalidade da bola laranja no país. O enorme e contínuo crescimento dentro de quadra fez com o que o basquete brasileiro desse um novo salto e alcançasse expressivos resultados, como a volta da Seleção Brasileira às Olimpíadas após 16 anos fora e a hegemonia dos clubes nas competições internacionais (três títulos consecutivos da Liga das Américas e um da Copa Intercontinental em 2015).

Fora das quadras, o crescimento e o potencial do NBB despertaram o interesse da maior liga de basquete do mundo: a NBA. No final de 2014, a LNB firmou uma parceira pioneira e de longo prazo com a entidade norte-americana tendo como principal objetivo aumentar o número de fãs da modalidade no Brasil e alavancar novos negócios para a LNB, através de um planejamento estratégico de marketing que visa valorizar o produto basquete.

Dirigentes da LNB e da NBA falaram sobre o acordo

Firmada  no final de 2014, parceria entre LNB e NBA é uma das grandes responsáveis pela alavancada do NBB (João Pires/LNB)

Os resultados desta nova aliança vêm sendo notados pouco a pouco. O primeiro deles veio o Jogo das Estrelas 2015, realizado em Franca (SP).  O tradicional evento realizado pela LNB desde sua primeira edição contou com a ilustre presença do ex-pivô Horace Grant, quatro vezes campeão da NBA.

Mais tarde, a liga norte-americana também anunciou que Flamengo e Orlando Magic se enfrentarão em outubro, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 17 de outubro, como parte da programação do NBA Global Games Rio 2015, o terceiro jogo consecutivo de pré-temporada no Brasil. Além disso, a Final do NBB 7 também teve um toque de NBA e contou com a presença das dançarinas do Orlando Magic e do mascote do Phoenix Suns, o Gorilla, nas duas primeiras partidas da decisão entre Paschoalotto/Bauru e Flamengo.

E por fim, nesta semana, mais uma ação da parceria entre LNB e NBA foi realizada. Em São Paulo (SP), o rotineiro Congresso Técnico dos clubes do NBB, realizado anualmente ao final de cada temporada, contou com a presença de três profissionais da NBA para ministrar palestras e trocar experiências com os envolvidos. Jim O’Brien (ex-técnico de Boston Celtics, Philadelphia 76ers e Indiana Pacers), Jon Lee (preparador físico do Toronto Raptors) e o brasileiro Alessandro Oliveira (fisioterapeuta do Brooklyn Nets) estiveram presentes.