#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Reencontro especial

13-06-2019 | 01:25
Por

No “aniversário” de 25 anos do título mundial, jogadoras se reúnem e relembram conquista histórica da Seleção Brasileira feminina

Elenco campeão mundial se reuniu para comemorar os 25 anos do histórico título (Divulgação)

O dia 12/06/1994 é histórico para o basquete nacional. Exatos 25 anos depois da histórica conquista do título mundial, nesta quarta-feira (12/06), o elenco da Seleção Brasileira feminina se reuniu em São Roque (SP) para relembrar e celebrar uma das maiores conquistas do esporte brasileiro.

O evento contou com a presença de praticamente todo o elenco e o técnico Miguel Ângelo da Luz. No local, o grupo reencontrou a taça conquistada na Austrália e pode reviver as histórias que cercaram a inédita conquista para o basquete feminino nacional.

“Essa data não poderia passar em branco, no aniversário de 15 e 20 anos da conquista do Campeonato Mundial nós fizemos o encontro, mas sempre com alguém homenageando. Agora, reunir o grupo todo, com a presença do chefe da delegação, da médica e do assessor de imprensa, por exemplo, é um momento que vai nos fazer relembrar histórias, comemoração marcante para todos. Eu até brinquei que fico feliz em poder relembrar esse momento, mas triste por perceber que está passando rápido, pois estamos ficando velhas”, disse Magic Paula.

Para chegar ao título mundial, o Brasil conquistou resultados expressivos na Austrália. Na primeira fase foram duas vitórias (Taipé e Polônia) e uma derrota (Eslováquia). Já na segunda fase, a campanha foi a mesma, com triunfos sobre Cuba e Espanha e revés para a China.

Classificada para as semifinais, a Seleção Brasileira ficou frente a frente com a poderosa seleção dos Estados Unidos. Vencedora de três dos quatro últimos mundiais e vice-campeã em 1983, as norte-americana vinham de 21 jogos invictos em Mundiais. A última derrota havia sido exatamente na decisão de 1983, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para a extinta União Soviética.

Mas mesmo diante de todo o poderio norte-americano, a Seleção Brasileira fez um jogo perfeito e chegou à decisão. Para isso contou com atuação inspirada do trio Hortência (32 pontos), Paula (29) e Janeth (22). Juntas, as três atletas marcaram 83 dos 110 pontos da equipe e foram fundamentais para a apertada vitória por 110 a 107, que levou o Brasil à inédita presença na final.

Vice-campeã olímpica, a China foi a adversária na disputa da medalha de ouro. A partida ainda foi uma revanche do confronto da segunda fase. Com cinco jogadoras marcando dez ou mais pontos, Hortência (27), Janeth (20), Paula (17), Leila Sobral (14) e Alessandra (10), as brasileiras foram mais regulares ao longo do jogo e garantiram a vitória, por 96 a 87, para garantir o histórico título mundial.

O elenco que ficou com a medalha de ouro era composto por Hortência, Helen, Adriana, Leila Sobral, Paula, Janeth, Roseli, Simone Pontello, Ruth, Alessandra, Cíntia Tuiú e Dalila. O técnico foi Miguel Ângelo da Luz.

Confira a campanha completa do título mundial:

Primeira fase:
• 112 x 83 Taipé Chinesa
• 88 x 89 Eslováquia
• 87 x 77 Polônia
Segunda fase –
• 111 x 91 Cuba
• 90 x 97 China
• 92 x 87 Espanha
Semifinal –
• 110 x 107 Estados Unidos
Final:
• 96 x 87 China