#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Reencontro marcante

23-11-2012 | 05:04
Por Liga Nacional de Basquete

Franca e Brasília põem o técnico Lula Ferreira de um lado e seus pupilos Alex, Arthur, Nezinho e Cipriano do outro na estreia das equipes no NBB 2012/2013

Alex e Lula Ferreira, nunca se enfrentaram, mas estarão em lados opostos neste sábado (LNB/Divulgação)

Um clássico mais do que especial. O jogo entre Vivo/Franca e o atual tricampeão Uniceub/BRB/Brasília, estreia das duas equipes no NBB 2012/2013, é mais do que um simples confronto. É um encontro marcante: do lado francano, o técnico Lula Ferreira; do brasiliense, os pupilos do treinador, Alex, Arthur, Nezinho e Cipriano. A partida acontecerá no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), neste sábado (24/11), a partir das 16h30, com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Lula Ferreira e seus pupilos têm uma história grande de conquistas tanto no extinto COC/Ribeirão Preto como no próprio Brasília. O treinador comandou a equipe do Distrito Federal nas duas primeiras edições do NBB – inclusive, a última partida de Lula na competição foi a do primeiro título brasiliense, na temporada 2009/2010.

Os pupilos de Lula Ferreira vão defender o tricampeonato do NBB (João Pires/LNB)

A relação de dois deles com o técnico é ainda mais especial. Alex, Arthur e Lula Ferreira sempre estiveram juntos no mesmo lado. Será o primeiro confronto entre os jogadores e o treinador.

“Eu tenho um sentimento especial por eles, assim como todo o grupo do COC, são muito especiais pra mim, tivemos uma troca muito boa entre nós, muitas conquistas, são jogadores vitoriosos, de extrema qualidade, foi um prazer imenso conviver com eles”, comentou Lula.

“O Lula foi meu primeiro técnico, meus primeiros títulos como profissional foram com ele, portanto é muito especial pra mim. É um técnico muito estudioso, com ele eu aprendi o que esperar da profissão jogador de basquete, o que esperar da carreira, aprendi a entender o basquete. É um cara que eu respeito muito, e tenho certeza que vai ser bem legal esse encontro”,  disse o ala Arthur.

Lula Ferreira agora representa a equipe de Franca em seu retorno ao NBB (Luiz Pires/LNB)

Apesar de toda a emoção desse encontro, as equipes estão focadas em seus objetivos, não esquecendo a importância do jogo deste sábado.

“Quando entramos na quadra, temos de esquecer isso, pois queremos ganhar o jogo, e do lado deles, eles também querem ganhar, por isso nessa hora tem de se concentrar”, concluiu Lula.

“Chega na quadra é cada um do seu lado, os dois querem vencer. O negócio é tentar esquecer toda a nossa história, mas vai ser bem legal, um jogo muito bom”, afirmou Arthur.

O time francano apresentará um elenco bem diferente do que jogou a temporada passada. Além do técnico Lula Ferreira, a equipe do interior paulista apresentou nove reforços (como o armador Figueroa e o ala/pivô Guilherme Teichmann) para essa quinta edição do NBB. Já os tricampeões vão para a partida com apenas um reforço, o ala Isaac, mas com a base tricampeã mantida.

“O Brasília tem uma equipe de muita qualidade, que acumula muitos títulos. Já eu tenho um time jovem, mas muito ambicioso, que vai lutar a todo tempo pela vitória nesse NBB”, declarou Lula.