#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ressurgiu

23-08-2013 | 12:44
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de sete anos, Goiânia volta a ter equipe na elite do basquete brasileiro e será uma das novidades da temporada 2013/2014 do NBB

Sempre lotado no início da década, Ginásio Rio Vermelho voltará a receber jogos do Goiânia na elite do basquete brasileiro (Alexandre Vidal/Divulgação)

Foram longos sete anos de ausência, mas enfim a cidade de Goiânia voltará a ter uma equipe na elite do basquete brasileiro. O Universo/Goiânia é uma das 17 equipes confirmadas para a disputa do NBB 2013/2014 e fará sua estreia na maior competição da modalidade no país.

Entre os anos de 2000 e 2006, a capital do Estado de Goiás esteve presente nos principais campeonatos do esporte da bola laranja. Apesar de não ter conquistado nenhum título nacional ou internacional, a equipe, que era fruto de uma parceria do patrocinador com o clube Ajax, teve boas participações nas competições que disputou. Prova disso foi o vice-campeonato conquistado na Liga Sul-Americana 2005 e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2004, na época organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Agora, sete anos depois, o time voltará a enfrentar as principais potências do basquete brasileiro. Com pouco mais de dois meses para o início da sexta edição do NBB, o elenco goiano já está praticamente fechado. Em relação ao plantel que disputou a Super Copa Brasil na última temporada, ficaram o ala uruguaio Emilio Taboada e o também ala Felippe Augusto.

Além disso, a equipe, que iniciará seu trabalhos de pré-temporada no dia 09 de setembro, já havia anunciado o retorno de dois jogadores que fizeram parte do time no início da década: os alas Diego, que disputou as últimas três edições do NBB pelo Winner/Kabum/Limeira, e Fábio, campeão da competição nacional nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012  pelo Uniceub/BRB/Brasília.

Outras contratações da agremiação de Goiás para a disputa da sexta edição do NBB foram os armadores Fernando Penna, ex-Pinheiros/SKY, e Rafinha, ex-Macaé Basquete, e o pivô Lacerda, ex-Liga Sorocabana de Basquete. Para fortalecer ainda mais o time, no início desta semana, os goianos confirmaram também as chegadas do ala/pivô Fernando Mineiro, ex-Tijuca, e do pivô André Coimbra, que estava no basquete japonês.

Natural de Goiânia, Diego voltará a atuar pela equipe da cidade (Alexandre Vidal/CBB)

Completarão o time, o ala/pivô Adyb, destaque da equipe Sub-22 na disputa da LDB 2013, além dos jovens Murilo Veloso e Alexandre Gonçalves, ambos ex-Santos (SP), que também integrarão o elenco da equipe na disputa da maior competição de base do país. Para o cargo de técnico, a direção do esquadrão do Centro-Oeste optou por um nome conhecido. Comandante do Goiânia entre os anos de 2004 e 2006, Márcio Andrade voltará a dirigir o time.

“Eu fico muito feliz de poder estar no comando desta equipe. Eu já trabalhei em Goiânia e conheço muito bem a cidade. Na época em que estive por lá, tive a oportunidade de lançar alguns garotos, como o Audrei, Teichmann, Cipolini, Manteguinha, Diego, que estão até os dias de hoje atuando em alto nível. Além disso, conseguimos chegar à final da Liga Sul-Americana em 2005 e isso foi algo que marcou muito a cidade”, disse Márcio.

Durante a primeira campanha da equipe, no início da última década, o Ginásio Rio Vermelho, que possui capacidade para mais de cinco mil pessoas, sempre recebia bons públicos nos dias de jogos. E inclusive a casa da equipe é um dos trunfos para uma boa campanha na sexta edição do principal campeonato de basquete do país.

“A praça (Goiânia) é muito boa e o ginásio (Rio Vermelho) está à altura. Trata-se de um ginásio redondo, bem diferente dos outros que existem no país. É um local muito confortável para o público e espero que consigamos repetir o sucesso que tivemos no início da última década”, afirmou o treinador goiano, que teve como último trabalho o título da Super Copa Brasil 2013 pelo Fluminense.

A empolgação com a volta de Goiânia à elite do basquete brasileiro é imensa. Com a cidade acostumada a ter uma equipe de basquete de alto nível, os jogadores e membros da comissão técnica, mesmo ainda sem o NBB6 ter começado – a competição terá início no dia 09 de novembro – já sabem do respeito e da admiração que terão por parte do público goiano.

“O que a gente sente na cidade é que o clima é muito bom para esse time. Quando saio nas ruas, com a roupa da equipe, sou parado por diversas pessoas e sempre fazem comentários positivos. O povo está bastante ansioso e o time está bastante difundido na imprensa local. Com o apoio da Universo (patrocinadora da equipe), esperamos resgatar essa tradição do basquete na cidade de Goiânia”, explicou Marco “España” Bajo, supervisor do time.

Márcio comandou Goiânia entre 2004 e 2006: treinador também está de volta (Divulgação)

“Goiânia é uma cidade que respira basquete. Na minha primeira passagem por lá, eu era sempre cobrado nas ruas e isso é algo meio interessante. Sou nascido no Rio de Janeiro e lá não tem nem um pouco deste assédio. Mas lá em Goiânia tem e acho muito positiva essa boa relação com o torcedor”, comentou o técnico Márcio Andrade.

Apesar da alegria do povo de Goiânia com o retorno de uma equipe da cidade ao principal cenário do basquete brasileiro, a equipe está com os pés no chão. Cientes de que enfrentarão as melhores equipes do país na modalidade da bola laranja, os novos representantes da Região Centro-Oeste no NBB mira uma classificação aos playoffs como meta para a estreia.

Com o projeto do time garantido inicialmente por quatro temporadas, o esquadrão de Goiânia quer evoluir ano a ano dentro da maior competição do basquete brasileiro.

“Eu vim para cá com a promessa de que o investimento seria moderado em um primeiro momento. Neste primeiro ano, queremos um time que possa chegar aos playoffs e acredito que temos chance de conseguir essa classificação. Mais do que isso, estaremos no lucro. Queremos ficar longe das últimas posições, para não correr o risco de cair, e com isso nos aproximarmos dos playoffs. Foi feito um projeto de quatro anos e nosso intuito é evoluir mais a cada temporada”, concluiu “España”.