#JOGAJUNTO

LDB

Resumão do 4° dia: Santa Cruz do Sul (RS)

23-07-2022 | 12:47
Por Liga Nacional de Basquete

Confira tudo que rolou no quarto dia de LDB, na sede de Santa Cruz do Sul (RS)

Nesta sexta-feira (22/07), a bola subiu para mais dois jogos do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento (LDB) 2022. Após um dia de folga, os jogos da sede de Santa Cruz do Sul, no Ginásio Poliesportivo Arnão, voltaram com tudo.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Caxias com a mira calibrada! 

Gabrielzinho, um dos snipers do Caxias do Sul (Vinicius Molz Schubert/LNB)

O quarto dia de LDB começou com um embate de alto nível entre Botafogo e Caxias do Sul/Recreio, uma partida pegada e de alto nível técnico, que entregou entretenimento a todos que assistiram. O inicio de jogo foi muito aberto, com ambas as equipes atacando com liberdade e pontuando, mostrando versatilidade para atacar tanto dentro, quanto fora do garrafão. Já no segundo quarto, o Caxias dominou o garrafão, fazendo bom uso dos rebotes ofensivos em segundas chances. Além disso, o aproveitamento da linha de três pontos foi de 45%, o que garantiu uma parcial de 43 a 27.

Na volta dos vestiários, o Botafogo voltou um pouco mais atento aos rebotes e ao jogo do garrafão, conseguiu fazer novamente um jogo parelho contra a equipe gaúcha, mas a grande diferença imposta no período anterior segurava o Gambá na frente do marcador. O último quarto serviu apenas para concluir a escrita do jogo, com o Caxias controlando bem o placar e fechando em 85 a 65.

“Vencemos o primeiro, nos dois últimos jogos não conseguimos manter o ritmo, então chegamos com a proposta e o sangue no olho de ser melhor. Primeiro quarto ficou empatado, no segundo falamos ‘queremos mais’, e aí foi quando conseguimos abrir de fato. É um novo time, um novo grupo, pra muito atleta é fácil, mas ainda estou me adaptando. Nesse jogo eu dei uma focada melhor, fiz uma preparação melhor. Foi onde consegui a virada de chave”, afirmou Jamison, cestinha do Caxias do Sul.

Na partida de hoje, a equipe gaúcha teve vários destaques, incluindo o próprio Jamison, cestinha com 20 pontos e quatro rebotes, os armadores Gabrielzinho, com 15 pontos, oito assistências e seis roubos de bola, e Elias, que anotou seis pontos e oito assistências, e por fim Luan, que conseguiu 13 pontos e sete rebotes.

“Eles tiveram muitos contra-ataques, além de pontos de segunda chance que eles aproveitaram bem. Faltou defesa, pecamos muito na defesa, tenho certeza que se melhorarmos nesse sentido, vamos brigar com os todos”, disse Kalyd, armador botafoguense.

Os armadores Kalyd, com 11 pontos, oito rebotes e quatro assistências, e Joãozinho, com 16 pontos, cinco rebotes três assistências, junto com João César, que conseguiu 12 pontos e 16 rebotes, foram os grandes destaques da equipe carioca.

Cerrado vence terceira seguida 

Victor anotou quatro bolas de três pontos na vitória sobre o Vasco (Vinicius Molz Schubert/LNB)

Um dos jogos mais esperados da sede de Santa Cruz do Sul, Vasco da Gama/Tijuca e Cerrado/Aseel, cumpriu com todas as expectativas e entregou um grande jogo para quem assistiu o jogo. Logo de cara, a equipe brasiliense tomou conta das ações do jogo, impôs um ritmo forte com muito trabalho dentro do garrafão e manteve uma mira calibrada nas bolas de três pontos, com um aproveitamento de 50% no quesito.

No segundo tempo, o garrafão com Ruan, Augusto e Victor, intensificou a defesa e controlou bem o jogo, fechando a partida de maneira tranquila e com total controle. Em certos momentos, o Vasco buscou a virada, conseguiu boas corridas, mas sempre esbarrava no força da rotação do forte elenco Candango, que utilizou muito bem suas peças e garantiu pontos em todas as boas chances que teve.

Entre os diversos destaques do Cerrado na vitória de hoje, podemos citar Ruan, que conseguiu 20 pontos, 13 rebotes e cinco assistências, Victor, que anotou 19 pontos, seis rebotes e quatro bolas de três pontos, e Augusto, com 14 pontos, seis rebotes e três assistências.

“´Sempre entramos numa pegada muito forte, é uma característica nossa, temos um time muito forte, é nosso plano de jogo. Foi o que aconteceu hoje, com essa pegada conseguimos uma vitória importantíssima contra o Vasco”, afirmou Robsinho, um dos destaques do jogo de hoje.

No ano passado, Robsinho fez um jogo com 30 pontos, 11 assistências e nove rebotes, flertando com um triplo-duplo, assim como a partida de hoje, onde conseguiu 10 pontos, 10 rebotes e oito assistências.

“Se deus quiser, o triplo duplo vem logo. Estamos tentando fazer um jogo coletivo, Ruan até falou sobre isso ontem. Eu principalmente estou tentando colocar todo mundo pra jogar, fazer geral sair com mais de 10 pontos, como armador tenho essa responsabilidade. Agora, sobre quando sai? Espero que logo!”, afirmou Robsinho.

Pelo lado do Vasco, os grandes destaques foram o armadores Giovane, com 15 pontos, e Matheusinho e Euler, com 10 pontos cada.

União Corinthians conquista primeira vitória! 

Montipó, um dos líderes do União Corinthians na LDB 2022 (Vinicius Molz Schubert/LNB)

Na última partida do dia, com boa presença do publico dentro do Ginásio Arnão, o União Corinthians conquistou a sua primeira vitória na LDB 2022.  A partida não começou fácil, o Coritiba Monsters entrou com intensidade, assim como a equipe da casa, que acabaram com uma parcial no primeiro quarto de 18 a 18. Com as bolas de três pontos como cargo chefe, a equipe comandada por Rogério Klafke e Gaúcho abriu uma vantagem de 10 pontos no segundo quarto e foi confortável para os vestiários.

A emoção ficou por conta do último período, onde apesar de estar perdendo por oito pontos, o Coritiba não desistiu e seguiu em busca da virada. Faltando 30 segundos para o final do jogo, Gabriel subiu para um and one, deixando a partida em 65 a 63 e apenas 10 segundos para o final do jogo. Após uma confusão no meio da quadra, a bola sobrou novamente com Gabriel, que acertou a bandeja, porém o cronometro já havia estourado. Foi literalmente nos últimos milésimos que o time da casa conquistou a primeira vitória no campeonato.

“Temos que acreditar sempre. Viemos de três jogos onde não obtivemos aquilo que queríamos, então trouxe a ideia de jogo para os guris de ‘vamos focar na defesa, depois pensamos no ataque’. Como não temos uma tabua grande, temos que tentar ao máximo chegar todos no rebotes. Esse foi nosso plano de jogo, a ideia era tomar no máximo 60 pontos, que eu sabia que dava pra vencer. Eu prefiro jogos assim, ganhar ou perder com poucos pontos de diferença traz uma emoção pro basquete, pro público, para os atletas”, afirmou Gaúcho, técnico do União Corinthians. 

O jogo do União Corinthians foi extremamente coletivo, com quatro atletas que passaram dos 10 pontos na partida: Camargo (15), Mateus (12), Bruno (12) e Montipó (11).

“Isso é todo crédito do Athos Calderaro (técnico do time adulto do UniCo). É ele quem tem cuidado de toda essa gurizada, nós só chegamos para auxiliar, mas todo o trabalho eu dou crédito pra ele, ele quem começou com essa questão do ‘todo mundo é importante, vamos trabalhar pra todo mundo’. Crédito a esse grande cara que é o Athos!”, finalizou Gaúcho. 

Sem dúvidas, o grande destaque não só do Coritiba, mas da partida, foi o pivô Gabriel. O camisa 1 do Coritiba anotou 27 pontos, sete rebotes e por milésimos não conseguiu a bola da vitória. Os armadores Rafel, com nove pontos, e Mateus, com oito, foram outros jogadores que chamaram a atenção no jogo.

Confira a programação de transmissões da LDB 2022:

Sede: Santa Cruz do Sul (RS) – Ginásio Poliesportivo Arnão (Grupo B)

23/07 (Sábado)

14h30 – Cerrado x Botafogo – ao vivo no Youtube do NBB
16h45 – Caxias do Sul x Coritiba Monsters – ao vivo no Youtube da Locomotiva Esportiva
19h – Vasco/Tijuca x União Corinthians – ao vivo no Youtube da Locomotiva Esportiva

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Também conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.