#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Reta final

20-07-2012 | 05:11
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil faz os últimos amistosos de preparação para as Olimpíadas de Londres contra França e Austrália neste fim de semana

Guilherme Giovanni em ação pelo Brasil (InovaFoto/Divulgação)

A Seleção Brasileira Adulta masculina se prepara para os dois últimos testes antes das Olimpíadas de Londres. Jogando em Estrasburgo, no norte da França, a equipe participará de um torneio amistoso com o time local e a Austrália. A partida contra os donos da casa acontecerá neste sábado (21/07). No dia seguinte, o confronto é com os australianos, que serão os adversários na estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos, no dia 29.

Para o ala Alex, cestinha do Brasil no amistoso de segunda-feira (16/07), contra os Estados Unidos, enfrentar mais duas seleções olímpicas valoriza a preparação para Londres. “O time hoje está com cerca de 70% do que vai render nas Olimpíadas, e será muito importante e bom jogar contra Austrália e França. Uma vamos enfrentar na estreia e a outra pode ser adversária na fase seguinte, dependendo do cruzamento. Será bom para cada um conhecer seu adversário, como ele joga, saber quem vai marcar dentro de quadra. Isso pode facilitar para nós num jogo decisivo nas Olimpíadas”, observou.

Em Washington, o Brasil sofreu a virada no placar durante o segundo quarto, quando, depois de um puxão de orelhas do técnico Mike Kryzewski, os EUA apertaram a defesa. Apesar de isso ter ocasionado a derrota no amistoso, Alex viu benefícios para o jogo brasileiro nas Olimpíadas.

Alex é uma peça importante no esquema de Rubén Magnano (InovaFoto/Divulgação)

“É bom quando jogamos com uma seleção tão física como a americana, porque as seleções europeias não são tão acostumadas a jogar assim, e a maioria dos nossos adversários vem da Europa. Fizemos um bom jogo contra os EUA, aproveitando muito bem os espaços deixados no primeiro período, mas sofrendo um pouco no segundo, quando eles pressionaram muito mais e usaram o físico. O segundo tempo foi parelho, mas não conseguimos passar a frente. Mesmo assim, foi um teste muito válido”, analisou.

O ala/pivô Guilherme Giovannoni, companheiro de Alex na seleção e no Uniceub/BRB/Brasília, mostrou sintonia com o colega ao comentar o torneio amistoso e o jogo com os EUA. “Temos um torneio interessante, vai ser ótimo para conhecer melhor os nossos rivais. O jogo contra os Estados Unidos foi bom, acho que passamos uma imagem muito boa como equipe. Faz parte da preparação”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE

21 de julho – BRASIL x França, em Estrasburgo (FRA), às 14h30

22 de julho – BRASIL x Austrália, em Estrasburgo (FRA), às 14h30

Olimpíada de Londres

GRUPO A: Argentina, França, Tunísia, EUA, Lituânia e Nigéria

GRUPO B: Austrália, BRASIL, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia

29 de Julho – BRASIL x Austrália

31 de Julho – BRASIL x Grã-Bretanha

02 de Agosto – BRASIL x Rússia

04 de Agosto – BRASIL x China

06 de Agosto – BRASIL x Espanha