#JOGAJUNTO

NBB

RETROSPECTIVA2020

28-12-2020 | 02:42
Por Liga Nacional de Basquete

Emoção, inovação, superação e muito trabalho: confira os principais momentos do basquete brasileiro no ano de 2020

O ano de 2020 está chegando ao fim e, com ele, muitas lembranças ficarão na memória do fã de basquete. Em um ano totalmente atípico, devido à pandemia da Covid-19, muitos percalços apareceram no caminho de todos, o que não foi diferente no mundo da bola laranja, especialmente no Brasil.

No entanto, mesmo com as adversidades, muitos momentos foram especiais ao longo desse 2020, com jogos, muita inovação, superação e trabalho para que a roda do basquete brasileiro não parasse de girar. Por isso, vamos relembrar os momentos mais marcantes de 2020 na esfera do NBB. Se liga aí!

Franca Campeão da Copa Super 8 – 11 de janeiro

O Sesi Franca Basquete começou 2020 levantando troféu. Mesmo com recorde de público do Flamengo na Arena Carioca 1 (4.149 presentes), o time francano foi valente, venceu os rubro-negros de virada, por 77 a 73, e se sagrou campeão da Copa Super 8. Para chegar até a final, a equipe derrotou Unifacisa e Minas nas quartas e semifinal.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

O pivô Rafael Hettsheimeir foi eleito o MVP Budweiser do torneio, com médias de 19,3 pontos, 6,3 rebotes e 20,33 de eficiência em três jogos disputados. No triunfo sobre o Flamengo, o jogador foi decisivo e fechou a partida com 28 pontos, sete rebotes e 30 de eficiência.

+Franca vence Flamengo e se sagra campeão da Copa Super 8

Nike Elite NBB Camp – 21 de fevereiro

Realizada na segunda quinzena de fevereiro, a 2ª edição do Nike Elite NBB Camp foi um sucesso absoluto. O camp organizado pela Nike e a Liga Nacional de Basquete reuniu os 25 principais prospectos da categoria Sub-17 do basquete brasileiro, que passaram por uma semana treinamentos e palestras. O evento aconteceu na sede do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo (SP).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Ao todo foram cinco dias de aprendizado e experiências para os garotos, isso sob o comando do técnico argentino Ricardo Bojanich. O treinador foi o responsável por coordenar os trabalhos específicos de cada atleta, por posição, além dos exercícios gerais realizados durante a duração do evento.

+ Nike Elite Camp: um sucesso absoluto

Cancelamento da temporada – 04 de maio

Em Assembleia Geral realizada via videoconferência nesta segunda-feira (dia 04/05), os clubes que disputam o NBB decidiram, de forma unânime, pelo cancelamento da temporada 2019/2020. Mesmo contando com um projeto que poderia viabilizar o retorno da competição nos próximos meses, as equipes não tiveram segurança em relação ao controle da pandemia no Brasil e optaram por preservar a saúde de todos os profissionais envolvidos com a competição, além de agir com tamanha responsabilidade diante do impacto financeiro gerado pela crise econômica mundial.

+ O cancelamento da temporada 2019/2020 do NBB

Live: Vidas Negras Importam – 04 de junho

O NBB viveu uma noite histórica no início de junho. Em iniciativa inédita no cenário esportivo brasileiro, vozes ativas do movimento contra o racismo no maior campeonato de basquete do país foram reunidas em uma live no Facebook para um debate rico sobre o tema, que vem ganhando cada vez mais forças nos últimos dias no mundo inteiro.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Léo Figueiró (técnico do Botafogo), Gui Deodato (ala do Minas), Thiago Mathias (pivô do Basquete Cearense) e Gustavo Basílio (ala do Pato Basquete) ganharam voz para abordar o tema racismo no bate-papo que foi mediado pelo jornalista Rodrigo Bussula, produtor de conteúdo da equipe de comunicação do NBB.

+ NBB realiza live em alusão ao movimento Black Lives Matter

Festa de Premiação – 10 de julho

Para encerrar a temporada 2019/2020 do NBB, interrompida ainda na metade devido à pandemia causada pelo Covid-19, a Festa de Premiação dos Melhores do Ano não poderia deixar de acontecer. Ao contrário de outros anos, em que a festa foi realizada presencialmente, esta edição aconteceu de forma 100% online. Ao todo, 22 prêmios, entre coletivos, de arbitragem e individuais, tiveram seus ganhadores anunciados durante a transmissão que foi um sucesso total.

+ Festa de Premiação dos Melhores do Ano 2019/2020

Festa de Premiação dos Melhores do Ano aconteceu de forma 100% online (LNB)

Conexão NBB – 13 de julho

Com objetivo de compartilhar conhecimento e agregar conteúdo a todo ecossistema do NBB (atletas, comissões técnicas, dirigentes, parceiros de mídia, patrocinadores e fãs), além da esfera esportiva brasileira, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou a série de webinars “Conexão NBB”.

NBB organizou série de Webinars de nome “Conexão NBB” (Arte/LNB)

Com duração de mais de dois meses, os debates e palestras foram relacionados às áreas de atuação dos profissionais da entidade (Gestão, Comunicação, Marketing, Depto. Técnico-Operacional e Administrativo).

+ Confira a playlist no Youtube com os webinars realizados da série Conexão NBB

King Of Fans – 31 de julho

A Liga Nacional de Basquete (LNB) estreiou no final de julho um novo jogo interativo para os fãs do NBB, o King of Fans. Com apresentação da Budweiser, patrocinadora oficial da competição, a LNB realizou uma série de gameshows ao vivo, em seu canal oficial no Facebook, com participação simultânea do público, para encontrar o torcedor que mais entende da competição no Brasil.

A vencedora do King of Fans foi Amanda Cristina de Oliveira, torcedora fanática do Sesi Franca Basquete. Ela se sagrou Queen of Fans ao vencer uma emocionante final, em que seu irmão também estava disputando.

+ Amanda Cristina: a Queen Of Fans

NBB e CBC: parceria renovada – 13 de agosto

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) celebraram no dia 13 de agosto um acordo importante para um desenvolvimento ainda maior do basquete brasileiro. Para o próximo ciclo de quatro anos, o CBC será parceiro do NBB, principal campeonato adulto masculino de basquete, e da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional de clubes sub-22.

CBC presente na LDB (Divulgação/LNB)

O apoio, que será reavaliado anualmente através de um trabalho conjunto das duas entidades (LNB e CBC), contempla todo o suporte de logística dos clubes, árbitros e staff para ambas as competições, com o aporte das viagens aéreas e hospedagem das equipes visitantes que atuam fora de seu próprio estado ou em trechos acima de 500km dentro da mesma região.

CBC e LNB atuam juntos no desenvolvimento dos clubes de basquete desde 2017 na organização da LDB. A competição já revelou nomes importantes para o mercado brasileiro e mundial, como o armador Yago e o ala Didi, que defenderam a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo FIBA, além dos pivôs Dikembe e João Vitor e o ala Jonas Buffat, que concorreram ao prêmio de Destaque Jovem da última edição do NBB.

Clubes definidos! – 11 de setembro

Em 11 de setembro de 2020, o Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu os 16 times participantes da edição 2020/2021 do NBB, o maior campeonato do basquete brasileiro. Dentre as novidades para esta temporada tivemos: KTO/Caxias do Sul do Basquete, Cerrado Basquete e VipTech/Campo Mourão.

+ Os 16 times do NBB 2020/2021

Premiação Alternativa – 08 de outubro

Outra premiação que também aconteceu foi a alternativa, que, no total, premiou 21 categorias. Devido à pandemia, a cerimônia, assim como a dos Melhores do Ano, foi realizada de forma virtual.

Na ocasião, a Queen Of Fans, Amanda de Oliveira, e os jogadores Henrique Coelho, do Cerrado, e Arthur Pecos, da Unifacisa, apresentaram a live ao lado de Rodrigo Lazarini, da Equipe de Comunicação da LNB.

+ Festa de Premiação Alternativa do NBB 2019/2020

Premiação Alternativa foi apresentada por Laza, Pecos, Coelho e Amanda, a Queen of Fans do NBB (LNB)

#ABolaDoJogo – 26 de outubro

Em uma parceria entre Penalty e NBB, o concurso “A Bola Do Jogo” deu cara ao design da bola da rodada de abertura do NBB. O concurso consistia em uma dinâmica, em que crianças de até 14 anos desenhariam e enviariam seus designs de como imaginavam a bola da abertura do NBB. A autora do desenho vencedor do concurso foi Luana Santa Cruz, de Campina Grande, que viu o desenho virar realidade pelas mãos do artista plástico Tom Veiga.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)


Após ser utilizada na rodada de abertura do NBB 2020/2021, a bola ainda foi leiloada, com 100% do valor arrecadado doado para a instituição Casa do Menino, que ajuda crianças em situação de vulnerabilidade social em Campina Grande.

+ Saiba mais sobre o concurso #ABolaDoJogo

Super Live NBB – 09 de novembro

Já pensou em uma live de nove horas analisando todos os 16 times do NBB e com entrada de pelo menos um representante de cada equipe participante da competição? Bom, rolou um dia antes da rodada de abertura do NBB 2020/2021 e foi sensacional.

Foram nove horas de live, com blocos de 30 minutos cada, que contou com a participação do casting de transmissão do NBB, além de representantes dos 16 times que disputam a atual temporada da competição. Foi um sucesso!

#NossoBasquete

A campanha #NossoBasquete visa valorizar a influência e a relevância do basquete no Brasil. Valorizar o que é nosso: tradições, ídolos, origens, histórias e glórias. Esse é o basquete que temos que exaltar. Não à toa, a mensagem final do vídeo institucional é: “basquete gringo é bom demais, mas o NBB é nosso!”.

O movimento conta com uma identidade visual baseada em traços brasileiros, como arte a vernacular, e também da cultura do hip-hop, que possui uma forte associação à cultura do basquete. Aliás, esse também é um dos objetivos da campanha: ressaltar o basquete como estilo de vida – coisa que poucos esportes têm.

Twittaço

Para aumentar ainda mais o “buzz” da nova campanha, fizemos um “Twittaço” com objetivo de engajar a comunidade do basquete a colocar a hashtag #NossoBasquete nos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter.

Dito e feito! A mobilização teve início às 13 horas e, menos de três horas depois, a hashtag já aparecia como quarto termo mais mencionado na rede social. Sim! Foram feitos inúmeros posts pelo perfil do NBB estimulando fãs a interagirem sobre assuntos que só o nosso basquete tem.

+ Super live, campanha e mais: confira tudo sobre o evento de lançamento do NBB 2020/2021

Início da temporada – 10 de novembro

Após muito tempo de espera, o melhor basquete do Brasil está de volta: o NBB 2020/2021 começou. No dia 10 de novembro dois jogos agitaram a rodada abertura desta temporada da competição: Fortaleza Basquete Cearense x VipTech Campo Mourão e Flamengo x Minas Tênis Clube.

O primeiro jogo acabou com uma boa vitória do Fortaleza, por 74 a 61, e o segundo com um triunfo do Flamengo, por 102 a 68.

+ A semana de abertura do NBB 2020/2021

Nova presidência – 15 de dezembro

Após comandar a Liga Nacional de Basquete em um dos períodos mais conturbados da história da entidade, devido à pandemia causada pela Covid-19, Nilo Guimarães pediu afastamento do cargo de presidente da LNB em meados de outubro. Por ter um cargo público na secretária de esportes de Mogi das Cruzes, Nilo pediu o afastamento para que a entidade pudesse desenvolver novos projetos via Lei de Incentivo ao Esporte, na esfera federal, para está temporada.

Quem assumiu a vaga deixada em aberta foi Lula Ferreira, dono de um passado de glórias como treinador. Lula atua há cinco anos como dirigente do Sesi Franca Basquete e, como presidente da LNB, teve uma nova etapa em sua linda trajetória no basquete brasileiro.

Lula Ferreira, dirigente do Sesi Franca,ficou na presidência da LNB até meados de dezembro (Fotojump/LNB)

O dirigente assumiu o cargo por ser o integrante mais antigo no Conselho de Administração da LNB, segundo consta no Estatuto da entidade. O dirigente do Sesi Franca foi o presidente da instituição até dezembro de 2020, quando aconteceram as novas eleições.

Em Assembleia Geral realizada no dia 15 de dezembro, através de vídeo conferência, os clubes elegeram, por aclamação, Delano Franco e Carlos Renato Donzelli como os novos presidente e vice-presidente, respectivamente, da Liga Nacional de Basquete (LNB). O mandato da nova presidência se inicia em 2021 e tem a duração de dois anos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Ambos são empresários e referências nas suas áreas de atuação profissionais, mas também carregam um histórico relevante de gestão no esporte nos últimos anos.

+ Saiba mais sobre a nova presidência da LNB

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.