#JOGAJUNTO

NBB Caixa

FLA x SPFC:Duelo estrelado!

26-02-2021 | 03:15
Por Liga Nacional de Basquete

Equipes se enfrentam neste sábado, às 16h, em duelo estrelado de 11 convocados para o Jogo Das Estrelas 2021; partida terá transmissão na TV Cultura no Facebook do NBB

No futebol, o confronto entre Flamengo e São Paulo já se tornou um dos mais clássicos do Brasil, com uma rivalidade que se aflorou, e muito, nos últimos anos. O duelo, agora, também chegou nas quadras, especialmente no NBB, em que as duas equipes brigam na parte de cima da tabela, além de já terem decidido o título da Copa Super 8 2020/2021 – Flamengo se sagrou campeão com uma vitória por 79 a 71.

Neste sábado, às 16h, no Ginásio Antônio Prado Jr, ao vivo na TV Cultura e no Facebook do NBB ambos se enfrentarão novamente, mas dessa vez pelo returno do NBB. O confronto fica ainda mais apimentado pelo fato de ser um duelo direto na parte de cima da tabela, já que colocará frente a frente o 1º (Flamengo) e o 3º colocado (São Paulo).

+ Tabela de classificação do NBB 2020/2021

Além de todos estes fatores, outro ponto em especial corrobora para a qualidade e a alta expectativa em cima do confronto: o Jogo Das Estrelas 2021. Isso porque 11 jogadores, contando os dois elencos, foram convocados para a lista preliminar do Jogo Das Estrelas 2021, mostrando ainda mais a força de ambas equipes – o número pode aumentar, já que a lista de convocados do NBB Novas Estrelas ainda não foi divulgada.

Por isso, listamos aqui os 11 jogadores, por time, que foram convocados para o Jogo Das Estrelas 2021. Dá uma conferida:

As estrelas do Flamengo

Marquinhos

Marquinhos é capitão do NBB Brasil (Arte/LNB)

Um dos maiores jogadores da história do NBB, Marquinhos vai para o Jogo Das Estrelas 2021 como capitão do NBB Brasil, uma das quatro equipes do jogo principal neste ano. O jogador será o responsável por selecionar sete atletas de 18 atletas disponíveis para o seu time.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

+ Saiba mais sobre os torneios e a partida principal do Jogo Das Estrelas 2021

Como dito acima, Marquinhos é um dos maiores da história do NBB e o posto de capitão de uma das equipes não recaiu sobre o seu colo por acaso. O ala do Flamengo é pentacampeão do NBB com o Flamengo, além de ter na bagagem três troféus de MVP e nove de Ala do Ano do NBB.

Nesta edição do Jogo Das Estrelas, o jogador com mais de uma década na Seleção Brasileira, irá para sua oitava participação no evento.

Franco Balbi

O armador Franco Balbi foi outro que não ficou de fora da lista. Suas médias nesta temporada, de 8,0 pontos, 3,0 rebotes, 5,1 assistências e 10,9 de eficiência, transformam o argentino em uma peça importante no esquema montado por Gustavo De Conti, que mesmo com o alto índice de rodagem no elenco consegue entrar e decidir partidas.

Prova disso foi a atuação magistral na Final vencida pelo Flamengo da Copa Super 8, em que o jogador anotou 16 pontos, 13 rebotes e 4 assistências, além de matar a bola decisiva do jogo. Entre os selecionáveis do NBB Mundo, Balbi se mostra como uma ótima escolha para o capitão Shamell, que curiosamente será seu rival no jogo de sábado.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Olivinha

Olivinha é um dos elegíveis para o NBB Brasil (João Pires/LNB)

O Deus da raça do Flamengo chega para sua oitava participação no Jogo Das Estrelas, coincidentemente o mesmo número de seu maior parceiro no basquete: Marquinhos.

Nesta temporada do NBB com o Flamengo, Olivinha assumiu um maior protagonismo, se tornando líder em pontos (14,1 de média), rebotes (7,6) e eficiência (18,5). Prova desse protagonismo foi a atuação na Final da Copa Super 8, frente ao São Paulo, em que o jogador foi o cestinha do rubro-negro com 19 pontos anotados.

Elegível entre os convocados do NBB Brasil, poderemos ver a dupla do Flamengo entre Olivinha e Marquinhos também no Jogo Das Estrelas, ou, quem sabe, uma dupla entre Alex Garcia e Olivinha. Seja qual for, poderemos ver duas duplas de peso!

Léo Demétrio

Peça importante do Flamengo, Léo Demétrio está entre os convocados para o Jogo Das Estrelas 2021 (João Pires/LNB)

Léo Demétrio é mais um que figura na lista dos convocados do Jogo Das Estrelas 2021, elegível para o NBB Brasil, dos capitães Marquinhos e Alex. Eleito o Sexto Homem do Ano do NBB 2019/2020, o jogador é um dos grandes nomes da rotação do Flamengo.

Nesta temporada, Léo Demétrio vem com médias consistentes de 8,1 pontos, 5,3 rebotes e 11,0 de eficiência vindo do banco – média de 18,9 minutos por jogo.

Hettsheimeir

Hettsheimeir é um dos pilares do Flamengo na temporada (Marcello Zambrana/LNB)

Hettsheimeir se firmou como um dos principais pivôs do basquete brasileiro nos últimos anos e, no Flamengo, tem feito jus a sua fama. Suas médias na temporada são de 13,3 pontos, 5,7 rebotes e 13,6 de eficiência, o tornando um dos pilares do rubro-negro no campeonato.

Por isso, o pivô não poderia ficar de fora da lista dos 18 convocados para o NBB Brasil. Agora, o jogador fica na expectativa se ficará entre os sete do time Marquinhos ou Alex e, de fato, cravar sua ida para o Jogo Das Estrelas 2021.

Mineiro

Mineiro pode formar dupla com Marquinhos no Jogo Das Estrelas, assim como no Flamengo

O pivô Rafael Mineiro, com passagens pela Seleção Brasileira e títulos do NBB na bagagem, é o sexto homem do Flamengo entre os convocados para o Jogo Das Estrelas 2021. O jogador é uma peça importante do elenco comandado por Gustavo De Conti, principalmente pela regularidade dentro de quadra.

Suas médias de 9,2 pontos, 4,3 rebotes e 10,9 de eficiência têm sido primordiais para o funcionamento da “máquina” Flamengo na competição, já que sempre vem bem do banco.

As estrelas do São Paulo

Shamell

Shamell é o capitão do NBB Mundo (Arte/LNB)

Se tem alguém que costuma BRILHAR no Jogo das Estrelas, esse alguém é Shamell. Aos 40 anos, o jogador vai para a sua 12ª aparição em 12 edições do evento e, com isso, seguirá como único atleta de todos os tempos a ter 100% de presença no espetáculo. E o melhor: como capitão do NBB Mundo.

Ao longo de todas as temporadas do Jogo das Estrelas, Shamell colecionou feitos. Ele é o recordista em troféus de MVP conquistados, com três (2009, 2016 e 2017), além de ser o maior cestinha da história do evento, com 232 pontos totais – média de 21,2 por jogo.

Georginho

Georginho é o capitão do NBB Novas Estrelas (Arte/LNB)

O Jogo Das Estrelas 2021 está a cada dia mais próximo e, nesta edição, o armador Georginho, do São Paulo, virá para sua segunda participação no evento. Mas, nesta oportunidade, o armador irá como capitão de uma das quatro equipes que farão parte do evento que, neste ano, através da união entre atletas e clubes, será uma grande ação social.

Antes jovem promessa, Georginho já se firmou no cenário nacional como um dos principais nomes do basquete brasileiro, isso aos 24 anos de idade. Prova disso é que o armador já conquistou o posto de King Of The Season (MVP) do NBB 2019/2020, além de ser o principal homem do plantel comandado por Cláudio Mortari no Tricolor do Morumbi.

Lucas Mariano

Em sua melhor temporada da carreira, Lucas Mariano está entre os convocados do NBB Brasil (João Pires/LNB)

Em sua melhor temporada da carreira, Lucas Mariano se tornou um dos pilares principais do São Paulo neste NBB. Com médias de 19,8 pontos, 6,5 rebotes e 19,8 de eficiência, o jogador é o 4º cestinha e o 5º mais eficiente do NBB 2020/2021.

Indo para sua terceira participação em Jogo Das Estrelas, o pivô, tido como um dos melhores do campeonato, pode fazer dupla com Marquinhos ou Alex, capitães do NBB Brasil. E aí, qual capitão deve escolher o Lucas Mariano para o NBB Brasil.

Bennett

Bennett pode ir para sua 5ª participação seguida em Jogo Das Estrelas desde que chegou ao Brasil (Marcos Limonti/Divulgação)

Elegível no NBB Mundo, Bennett vem para sua quinta participação em Jogo Das Estrelas caso Shamell faça a escolha de tê-lo no time. No evento, o ala norte-americano do São Paulo nunca esteve de fora desde sua primeira temporada no Brasil, na edição 2015/2016.

Nessa temporada do NBB, vindo do banco, Bennett detém médias de 11,2 pontos, 2,6 rebotes, 3,8 assistências e 14,5 de eficiência.

Renan Lenz

Encerrando a lista dos tricolores temos Renan Lenz, pivô do São Paulo que cresceu de produção nesta temporada, mesmo que vindo do banco. Suas médias até aqui são de 8,5 pontos e 4,7 rebotes, o consolidando como uma peça importante do elenco comandado por Cláudio Mortari.

Caso seja selecionado por algum dos capitães, Renan fará sua primeira aparição no Jogo Das Estrelas.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, IMG Arena e Genius Sports.