#JOGAJUNTO

LDB

Rio Clarofazendo história

17-09-2021 | 12:03
Por Gustavo Marinheiro

Pela primeira vez em sua história, Rio Claro chega à fase final da LDB

Seis anos após sua última participação na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), Rio Claro/ABDC voltou para a competição com tudo e conseguiu alcançar a classificação para a fase final do torneio sub-22.

Time do Rio Claro LDB reunido

“É muita ‘responsa’. Queríamos muito esse objetivo, todo mundo seguiu o mesmo caminho para conquistar a classificação. Tenho certeza que ficará marcado e vai se criando uma nova história para o Rio Claro”, afirmou Luís, armador do Rio Claro.

A equipe rio-clarense confirmou sua classificação na última rodada, com emoção, após finalizar a campanha na primeira fase com seis vitórias e quatro derrotas. A vitória sobre o Flamengo na segunda rodada da primeira etapa foi essencial para a equipe, que contou com o triunfo no confronto direto para afirmar a sua participação no Final 8.

“Na hora a gente não sabia da importância desse jogo para a classificação, mas sabia da importância de um jogo contra o Flamengo. Aquele dia o time inteiro contribuiu, foi o jogo mais coletivo que a gente teve, todo mundo sabia o que estava valendo” disse Arthur, ala do Rio Claro.

Em toda sua história, o Rio Claro participou apenas duas vezes da competição, sendo a primeira em 2015, quando na ocasião finalizou na última colocação sem nenhum triunfo em seus quatro jogos. Agora, em sua segunda participação, já alcançou a sua melhor campanha na história.

Expectativas do Rio Claro na fase final

O grande ponto positivo da equipe de Rio Claro durante a competição vem sendo a sua forte defesa, construída com bom trabalho coletivo de seus jogadores e do técnico Fernando Penna. Apesar de ser uma equipe considerada baixa, os jovens jogadores se entregam muito em quadra e o reconhecimento veio com a classificação.

“A defesa vem do coração, a gente se doa bastante, pois o essencial é ter disposição e energia. Com isso, nosso coletivo melhora e com uma boa defesa nós também conseguimos atacar muito bem. Sabemos o que vamos enfrentar, nos planejamos, mas nosso time também é coração” comentou Luís.

Arthur, do Rio Claro

Entre os diversos destaques do Rio Claro, Arthur, ala, e Luís, armador, foram dois dos que mais chamaram a atenção durante a primeira fase da competição.

Arthur, mesmo tão novo, se destaca entre os jogadores do Rio Claro e é atualmente o vice cestinha da equipe, com médias de 10,6 pontos, o maior reboteiro, com 7,1 rebotes, e o jogador mais eficiente, com 11.5 na estatística.

“Busco evoluir cada dia mais, treinar cada situação de jogo para no final conseguir desempenhar um bom basquete. Com a oportunidade do Penna, com a estrutura do Rio Claro, consegui evoluir como jogador e como pessoa” concluiu Arthur.

Luís foi uma peça fundamental para a equipe, principalmente após a sua volta ao elenco. O armador desfalcou a equipe nos dois últimos jogos da primeira fase, após contrair a COVID-19. Em sua volta, Luís chamou a responsabilidade da equipe, se tornando o cestinha do time e protagonizando grandes atuações.

“Nos primeiros três jogos não fui tão bem, não consegui pontuar tanto, mas assim que peguei a COVID, quando tive de ficar em isolamento em casa, vi a falta que fazia para a equipe. Foi difícil só assistir os jogos. Quando voltei, o time se uniu de novo e se complementou, consequentemente consegui crescer também”, afirmou Luís.

Luís, do Rio Claro

“Quando o Luís pegou a COVID, a equipe inteira sentiu. Então caímos um pouco de rendimento e sabíamos que não seria fácil. Conseguimos reencontrar o nosso jogo depois e conseguimos jogar com felicidade. A volta dele foi muito importante”, comentou Arthur.

Mesmo desacreditado por tantos, Rio Claro chega na fase final da competição com forças para bater de frente com qualquer equipe, podendo surpreender novamente quem está acompanhando a competição.

“O céu não tem limite. Se você quer alguma coisa você pode conseguir. Podemos chegar longe, afinal, éramos o patinho feio e ninguém acreditava. E olha onde a gente chegou. Só depende do Rio Claro”, finalizou Luís.

O Rio Claro está no Grupo D da competição ao lado de Franca, Pinheiros e Corinthians. O próximo compromisso do Leão é contra o invicto Pinheiros, no dia 27, às 13:30.