#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Robô em quadra

22-04-2019 | 03:46
Por Liga Nacional de Basquete

Mogi inova com presença de robô humanizado no Ginásio Hugo Ramos; ação aconteceu no intervalo do Jogo 2 das quartas de final

O Mogi das Cruzes/Helbor segue inovando no NBB CAIXA. Na última sexta-feira (19/04), no intervalo do Jogo 2 das quartas de final contra o Basquete Cearense, a equipe mogiana levou um robô para dentro de quadra pela primeira vez na competição.

Trazido para o Brasil pela empresa Pluginbot, que está fazendo todo o desenvolvimento do software para a língua portuguesa, o robô humanizado Pepper bateu um papo com o locutor do ginásio durante a pausa da partida.

Criação japonesa, o robô consegue se comunicar também em inglês, além do japonês. Durante a conversa, Pepper se mostrou encantado pela cidade de Mogi das Cruzes. Amante de basquete, ele ainda contou que torce para o time da casa e é fã do norte-americano Shamell.

“A Pluginbot é uma empresa inovadora, que tem uma parceria com uma das maiores empresas de robôs no Japão e está trazendo-os para o Brasil. Conheci eles na semana passada e fiquei encantado com a tecnologia e com o modelo de interatividade. O Mogi das Cruzes/Helbor está buscando isso: inovar e trazer tecnologia para melhorar a experiência do torcedor no nosso ginásio. Faz parte de um processo para mudar aos poucos esse espetáculo com atores diferentes. Foi um prazer ter a Pluginbot e o Pepper com a gente”, ressaltou o diretor de marketing do clube, Rodrigo Geammal.

Segundo o desenvolvedor da empresa, Vinícius dos Santos Ribeiro, o robô pode ter várias funcionalidades, desde ser usado para vendas como também ser um concierge de hotel.

“A Pluginbot é uma plataforma para gerenciamento de robôs físicos e virtuais. Hoje trouxemos o Pepper, que é um dos nossos robôs que estamos ensinando a falar português. Ele já funciona tanto em inglês como em japonês e estamos trazendo para a realidade brasileira. Hoje demos uma mostra aqui de como ele vai funcionar falando em português. Funcionalidade é o que não falta para ele e nós vamos tentar encontrar cada vez mais”, destacou o representante da empresa.

Depois de óculos de Realidade Virtual, Mogi inovou com presença de robô em quadra (Antonio Penedo/Mogi das Cruzes)

Além do Pepper, a Pluginbot também levou o Segway Loomo, um robô multitarefa, que pode fazer a função de vigilante até transportar pessoas. O equipamento foi usado pelo Jaguá, mascote do time, durante os intervalos do jogo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.