#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rotação xcoração

07-02-2020 | 02:58
Por Liga Nacional de Basquete

Enquanto Guerrinha aposta na superação de Mogi, o Flamengo de Gustavinho conta com um grande elenco para seguir na liderança do NBB CAIXA

De um lado, o líder do NBB CAIXA 2019/2020, que confia na rotação de seu plantel para seguir invicto fora de casa. Do outro, uma equipe que não se abateu com os desfalques e levanta sua torcida demonstrando muita raça em quadra. Terceiro colocado, o Mogi das Cruzes recebe o líder Flamengo neste sábado (08/02), às 12h50, com transmissão exclusiva da Band.

Gustavo De Conti usa bastante rotação entre atletas no Flamengo

Mesmo que tenham campanhas próximas na competição, as duas equipes vivem realidades completamente diferentes. Enquanto o Flamengo é o time que mais faz roda jogadores nas partidas, com média de 25,2 quintetos por jogo, o Mogi vem chamando a atenção pela postura de um grupo que possui alguns de seus principais astros lesionados, como Alexey e Gruber, mas mesmo assim continua arrancando vitórias emocionantes.

Treinador da equipe mogiana, Guerrinha espera que seu time mostre mais uma vez disposição para ganhar no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). No primeiro turno, o time paulista bateu o clube rubro-negro por 74 a 75, no Rio de Janeiro.

“Desenvolvemos muitas coisas boas até por contas das dificuldades e não queremos abrir mão dessa resiliência e principalmente desse espírito de não desistir nunca de buscar a vitória. Sabemos que o Flamengo é uma equipe com experiência internacional, tem mais rotações, mas estaremos diante da nossa torcida, que é um jogador que nos completa”, disse o técnico do Mogi.

Entretanto, jogar fora de casa vem sendo uma vantagem para a equipe carioca, que venceu os nove confrontos que fez sem mando de quadra. Guerrinha fez questão de reforçar que o espírito de superação precisa estar em dia para o duelo contra o líder do NBB CAIXA.

“Temos que manter o mesmo nível de amizade, o profissionalismo, a resiliência e não se iludir só com as coisas boas. Não podemos perder a humildade e precisamos continuar trabalhando e continuar fazendo tudo o que estamos realizando de uma forma conjunta”, explicou o treinador.

Uma das principais características do Flamengo nesta edição do NBB CAIXA é a alternância de jogadores, que mantém a equipe na liderança com 17 vitórias em 20 jogos. O técnico rubro-negro Gustavo de Conti destaca a importância da rotatividade entre seus atletas em quadra para se manter bem ao longo da temporada.

“É muito importante termos um elenco profundo e de qualidade, pois estamos enfrentando competições duras e grandes viagens.  Acredito que rodar o elenco faz mais diferença em uma sequência maior de jogos acumulados”, afirmou Gustavinho.

Diferentes gerações, trabalhos vitoriosos

Independentemente das diferenças de rotação das equipes, Guerrinha e De Conti fazem dois dos trabalhos mais elogiados do NBB CAIXA 2019/2020. Aos 60 anos de idade, o técnico do time paulista exalta o jeito como o comandante flamenguista lida com a equipe dentro e fora das quadras.

Guerrinha, do Mogi, aposta no espírito competitivo de sua equipe contra o líder do NBB CAIXA

“O Gustavinho vem realizando excelentes trabalhos e eu gosto muito da personalidade dele e da forma como ele lidera o time. Gosto muito também da forma como ele trabalha dentro do próprio jogo e com todos esses recursos que ele tem, em um time que tem bastante armas, ele tenta tirar o máximo dele. Gosto muito e, na minha opinião, está entre os melhores técnicos do Brasil e das Américas”, disse.

A recíproca é verdadeira por parte de Gustavinho. Com 39 anos, o técnico rubro-negro vê grandes trabalhos de Guerrinha ao longo das últimas temporadas.

“O Guerrinha é um grande treinador. Super vitorioso e experiente. Vem fazendo grandes trabalhos em sequência a muitas temporadas. Temos excelentes treinadores no NBB, treinadores internacionais e isso é um dos motivos de tanto equilíbrio”, finalizou.

Velhos conhecidos

Guerrinha e Gustavinho são velhos conhecidos de NBB CAIXA. Os treinadores se enfrentam pela competição desde a temporada 2010/2011, quando o treinador do Mogi estava no Bauru e De Conti comandava o Paulistano. Em 2017/2018, eles se enfrentaram na final do NBB CAIXA 10, em que o atual técnico do Flamengo levou o Paulistano ao seu primeiro título do campeonato após bater o Mogi por 3 a 1 na série.

Ambos os técnicos possuem trajetórias vitoriosas. Gustavinho ganhou as últimas duas edições do NBB CAIXA, sendo uma pelo Paulistano e mais recentemente pelo Flamengo, e também conquistou a Copa Super 8 de 2018 e venceu três vezes o Prêmio Ary Vidal (2014, 2017 e 2018). Já Guerrinha conduziu a equipe mogiana aos títulos do Campeonato Paulista de 2016 e da Liga Sul-Americana de 2017, além da Liga Sul-Americana (2014) e da Liga das Américas (2015) pelo Bauru.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.