#JOGAJUNTO

Mais basquete

Rumo a Memphis

15-10-2014 | 11:03
Por Liga Nacional de Basquete

Em seu 2º jogo na pré-temporada da NBA, Flamengo tem bons momentos, mas perde para o Orlando; cariocas encerram turnê pelos EUA na sexta-feira, contra o Memphis

O Orlando Magic, do armador Efrin Payton, abusou de seu ritmo intenso e superou o atual campeão mundial Flamengo (Divulgação)

O Orlando Magic, do armador Elfrid Payton, abusou de seu ritmo intenso e superou o atual campeão mundial Flamengo (Divulgação)

Nesta quarta-feira, o Flamengo fez seu segundo jogo de sua turnê pela pré-temporada da NBA. Diante do Orlando Magic, na Amway Center, na Flórida (EUA), os atuais bicampeões do NBB e campeões do mundo se portaram bem novamente, mas foram derrotados pelos donos da casa, que com atuação sólida, levaram a melhor, pelo placar de 106 a 88.

Os rubro-negros até conseguiram segurar o jogo nos momentos iniciais do duelo, mas encontraram pela frente um adversário muito mais rápido e organizado do que os Suns, e por isso, tiveram mais dificuldades do que no jogo anterior. Os cariocas até tiveram bons momentos no duelo, mas não conseguiram acompanhar o alto ritmo e velocidade dos adversários.

“Sabíamos que a intensidade era a característica forte do jogo deles, e tínhamos uma expectativa de tentar controlar isso. Em alguns momentos conseguimos, mas não foi suficiente. Eles tiveram uma eficiência muito grande. Essa diferença (de 18 pontos) foi muito por mérito deles, que se favoreceram de algumas situações criadas no jogo”, disse o técnico do Flamengo, José Neto.

Benite, autor de seis pontos, tenta vencer a marcação de Ben Gordon (Divulgação)

Benite, autor de seis pontos, tenta vencer a marcação de Ben Gordon (Divulgação)

O destaque flamenguista mais uma vez ficou por conta do experiente ala Marcelinho Machado, cestinha do duelo, com 20 pontos. Quem também se sobressaiu pelo time brasileiro foi o armador argentino Laprovittola, que beirou um duplo-duplo ao registrar 15 pontos e nove assistências, além do pivô norte-americano Meyinsse, autor de 13 pontos e cinco rebotes. Olivinha, com 11 pontos e oito rebotes, também se destacou.

Já Orlando Magic teve como principais figuras em quadra o pivô montenegrino Nikola Vucevic, que além de ser maior pontuador do jogo ao lado de Marcelinho, com 20 pontos, pegou 11 rebotes e totalizou um duplo-duplo. Outros que apareceram bem no time da Flórida foram os alas Aaron Gordon e Tobias Harris, responsáveis por 15 e 14 pontos, respectivamente.

+Clique aqui e confira estatísticas completas e vídeos  da partida entre Flamengo e Orlando Magic

“Nesses jogos temos que tentar fazer jogar mais cinco contra cinco para termos a chance de igualar o jogo com eles. É dessa forma que podemos tentar ganhar os jogos aqui, tentando equilibrar as partidas, tanto ofensivamente quando defensivamente. Isso foi uma coisa que conseguimos fazer contra o Phoenix e hoje não conseguimos muito bem”, completou Neto.

Após os dois amistosos na pré-temporada da NBA, o Flamengo encerrará sua turnê pelos Estados Unidos encarando o Memphis Grizzlies, no FedEx Forum, no Tennessee, nesta sexta-feira (17/10), às 21 horas (de Brasília), novamente com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 2.

“Contra Memphis o jogo de cinco contra cinco será fundamental. Eles (Memphis) não tem um jogo de transição tão forte assim, eles também preferem o jogo de cinco contra cinco, mas temos que estar preparados para qualquer situação. Tivemos muita dificuldade em controlar esse jogo de transição nos dois jogos. Contra Phoenix também foi assim, e hoje mais ainda. Se a gente conseguir controlar isso temos chances de fazer um jogo muito melhor”,  analisou o treinador rubro-negro.

Olivinha saiu do banco de reservas e ficou perto de um duplo-duplo, com 11 pontos e oito rebotes (Divulgação)

Olivinha saiu do banco de reservas e ficou perto de um duplo-duplo, com 11 pontos e oito rebotes (Divulgação)

O jogo

Apesar do começo movimentado, o Orlando Magic foi superior no início da partida, muito devido à sua organização e disciplina (13 a 6). Com bom momento de Marcelinho Machado, autor de de três bolas de 3 pontos e duas belas assistências, o Flamengo se recuperou e voltou para o jogo (19 a 17). No entanto, mais tarde, os donos da casa voltaram a ser superiores e fecharam o primeiro quarto com 11 tentos de frente (34 a 23).

Logo no início da segunda etapa, a franquia da Flórida converteu um tiro de 3 pontos e abriu sua maior vantagem na partida até então, 14 pontos (37 a 23). Mas, aos poucos, os rubro-negros foram se encontrando e reduziram a frente adversária para oito pontos (44 a 36). Quando o Orlando abria 13 pontos novamente (49 a 36), o técnico José Neto promoveu o retorno de Marcelinho Machado à quadra, e isso foi essencial.

O camisa 4 flamenguista tornou a mostrar mão quente dos arremessos de fora e, com dois tiros certeiros, ajudou os cariocas a reduzir a diferença para sete pontos (49 a 42). Ainda vivendo um bom momento, o esquadrão da Gávea cortou a vantagem do Orlando para apenas quatro pontos (53 a 49), para delírio da torcida rubro-negra presente no Amway Center. Nos momentos finais da segunda etapa, o time do técnico Jacque Vaughn converteu uma bola de 2 pontos, com Vucevic, e foi para o intervalo com seis pontos de frente, placar de 55 a 49.

Orlando Magic contou com a inspiração do jovem Aaron Gordon para sair vencedor diante do Flamengo (Divulgação)

Jovem Aaron Gordon saiu do banco e fez a diferença para o Magic (Divulgação)

Na volta dos vestiários, o Flamengo conseguiu segurar a diferença entre seis e sete pontos durante cinco do terceiro quarto, através das boas tramas de Laprovittola e Meyinsse. Passado esse tempo, o Orlando Magic, sempre abusando e usando dos contra ataques e velocidade no jogo de transição, abriram 14 pontos de vantagem (73 a 59). A diferença até voltou a ser de sete pontos, mais uma vez com participação de Marcelinho Machado, mas a reação rubro-negra durou pouco, pois os anfitriões se distanciaram de novo e foram para os dez minutos finais com 12 de frente, placar de 84 a 72.

Mas no último quarto, não teve jeito. Ainda aproveitando a velocidade e o fortíssimo jogo de transição, o time do técnico Jacque Vaughn se distanciou de vez e deu números finais à partida. Com boa participação do jovem ala Aaron Gordon, a equipe da Flórida colocou sua vantagem na casa dos 20 pontos e só administrou o resultado positivo, que terminou com o placar de 106 a 88.

Confira a programação do Flamengo na excursão pela pré-temporada da NBA:

– Flamengo 88 x 100 Phoenix Suns

– Flamengo 88 x 106 Orlando Magic

– 17/10 (Sexta-feira) – 21h – Flamengo x Memphis Grizzlies (ao vivo no SporTV 2)