#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Naipe Seleção

17-01-2020 | 06:32
Por Liga Nacional de Basquete

Georginho de um lado, Cauê Borges e Du Sommer do outro: São Paulo e Botafogo fazem duelo de gigantes ao vivo na Band

O confronto entre São Paulo FC e Botafogo por si só já carrega diversos elementos especiais: dois grandes clubes de futebol, com bastante torcida, além de possuírem uma história antiga no basquete e que recém voltaram ao cenário nacional da bola laranja. Neste sábado (18/01), as duas equipes se enfrentarão pela segunda vez no NBB CAIXA, no Ginásio do Morumbi, às 12h50, com transmissão ao vivo na Band.

Com todo esse contexto citado acima, o jogo ainda terá um outro atrativo marcante: a presença de jogadores convocados para a Seleção Brasileira. Três atletas presentes na lista do treinador Aleksandar Petrovic para as primeiras partidas das eliminatórias da AmeriCup 2021 estarão em quadra: o armador Georginho de Paula, do tricolor paulista, o ala Cauê Borges e o pivô Du Sommer, ambos do alvinegro carioca.

Grande destaque do NBB CAIXA até aqui, Georginho chamou a atenção no primeiro turno do campeonato com seus triplos-duplos e atuações memoráveis. O resultado não poderia ser outro além de receber uma chance no selecionado verde-amarelo.

+Lista de convocados para a Seleção Brasileira tem 12 jogadores do NBB CAIXA

“Fiquei muito feliz, era um passo que eu queria dar nessa primeira temporada no São Paulo, ser convocado pela primeira vez pelo Petrovic. Mas é só o começo de muitas coisas que eu espero conquistar com meu trabalho”, afirmou o recordista de triplos-duplos da história do NBB CAIXA.

Georginho esteve presente no elenco que disputou a Copa América de 2017 (Divulgação/CBB)

Essa não será a primeira vez do camisa 14 do São Paulo na Seleção Brasileira. Ele fez parte do grupo que disputou a Copa América de 2017, ao lado de outros jovens promissores do basquete brasileiro, como Bruno Caboclo, Lucas Dias e Léo Meindl, comandados pelo treinador César Guidetti, hoje assistente técnico.

O resultado daquele time não foi muito bom, com eliminação na primeira fase. Mas para ele, muita coisa mudou desde aquela época, principalmente a sua confiança dentro de quadra, o que pode ser determinante para uma passagem mais vitoriosa.

“Naquela época eu era bem menos experiente e muitos fundamentos do meu jogo melhoraram bastante, minha confiança também está melhor e por isso eu quero ser mais importante para essa Seleção”, completou.

Cauê Borges, MVP da Final da Liga Sul-Americana 2019 (Divulgação/Consubasquet)

Já pelo Botafogo temos um estreante e uma figurinha já conhecida pelo treinador Aleksandar Petrovic. O ala Cauê Borges vive uma das melhores fases de sua carreira, recém-coroado com o título da Liga Sul-Americana 2019 e o prêmio de MVP das Finais da competição. Aos 28 anos, o jogador nascido em Franca (SP) terá sua primeira oportunidade representando o Brasil e se mostrou muito feliz com isso.

“Estou vivendo uma fase boa, tento aproveitar da melhor maneira possível e espero poder continuar assim. É uma sensação muito boa, todo jogador sonha em jogar pela Seleção e poder defender o Brasil é muito gratificante”, afirmou o ala do Glorioso.

Du Sommer já vestiu a “amarelinha” nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018 (Divulgação/CBB)

Mais novo, o pivô Du Sommer já possui uma experiência com a Seleção Brasileira. Campeão do NBB CAIXA 2017/2018, com o Paulistano, o jogador foi convocado para duas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2019, no final de 2018. Agora, de casa nova, ele terá mais uma experiência e promete dar seu máximo representando o país.

“A sensação em ver meu nome na lista foi de extrema alegria, sempre será uma honra e motivo de orgulho representar nossa Seleção, fico muito feliz com o reconhecimento, e vou focado em treinar firme e buscar meu espaço lá dentro”, disse o pivô.

Equipes em busca da recuperação no NBB CAIXA

Os dois times já jogaram neste segundo turno do NBB CAIXA, mas não recomeçaram o campeonato de maneira positiva. O São Paulo foi derrotado pelo Rio Claro, enquanto o Botafogo tropeçou para o Paulistano/Corpore. Ou seja, só a vitória interessa para as duas equipes.

Na quarta colocação, o tricolor contará com o apoio de sua torcida para seguir na cola dos líderes da competição. No primeiro turno, o time paulista conseguiu a vitória em pleno Rio de Janeiro.  O armador Georginho elogiou bastante a força dos rivais, principalmente dos dois companheiros de Seleção Brasileira, e pediu muita atenção para esse confronto.

“O Cauê vem de boas temporadas no NBB e estava merecendo uma oportunidade na Seleção. Ele é um dos caras a ser marcado no sábado. O Du tem uma coisa que é difícil achar em alguns jogadores porque não é treinável, ele tem raça e vai brigar por qualquer bola na quadra, todo time precisa de jogadores assim, inclusive a Seleção. Ganhamos no primeiro turno no Rio de Janeiro, mas eles vêm em uma boa fase, com o título da Liga Sul-Americana, então vamos entrar com muito foco para conseguir o resultado positivo”, disse Georginho.

São Paulo foi derrotado pelo Minas nas quartas de final da Copa Super 8 (Divulgação/SPFC)

Campeão da Liga Sul-Americana, o Botafogo tem como grande objetivo se recuperar no NBB CAIXA e buscar uma vaga nos playoffs nas primeiras colocações. Atualmente na décima colocação, o Glorioso terá de defender muito bem contra o segundo melhor ataque da competição (86,4 pontos por partida).

“Sabemos também de todo o potencial ofensivo do time do São Paulo, com jogadores experientes e de grande qualidade também. Será um grande teste para toda nossa defesa, mas vamos entrar focados em poder parar eles e tentar sair com a vitória”, avaliou Du Sommer.

Du Sommer e Georginho atuaram juntos pelo Paulistano na última temporada (Newton Nogueira/Sesi Franca)

Ex-companheiro de Georginho na última temporada, no Paulistano, o pivô elogiou bastante a grande fase vivida pelo jogador, mas confia nos atuais companheiros que terão a missão de pará-lo.

“O George é um cara de um potencial físico e técnico incrível, e sabe muito bem explorar tudo isso. Por ter passado um ano com ele, sei o tanto que ele trabalha, e não à toa está fazendo essa temporada. Será um desafio poder parar ele, mas sei que temos excelentes marcadores pra isso”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.