#JOGAJUNTO

Mais basquete

São Paulocampeão!

20-10-2021 | 08:34
Por Liga Nacional de Basquete

O Tricolor Paulista conquistou o seu primeiro título na história, frente a tradicional equipe francana, no Campeonato Paulista

Nesta quarta-feira (20/10), São Paulo conquistou o título do Campeonato Paulista de Basquete de forma inédita. O triunfo do tricolor foi frente a equipe de Franca pelo placar de 68 a 61, em uma partida extremamente acirrada e dramática, decidida nos últimos segundos de jogo. Esse é o primeiro título do São Paulo desde a volta da modalidade ao Morumbi.

Elenco do São Paulo Campeão Paulista 2021 (Rubens Chiri/Sãopaulofc.net)

Elenco do São Paulo Campeão Paulista 2021 (Rubens Chiri/Sãopaulofc.net)

O tricolor paulista iniciou o primeiro quarto mais acelerado, marcando forte as investidas francanas e convertendo pontos na quadra de ataque – terminou com 12 pontos de vantagem. No segundo período, o jogo ficou muito mais acirrado para ambos os lados, já que as duas equipes intensificaram seu poder de marcação e dificultaram o jogo. Na ida para os vestiários, o placar apontava 36 a 23 para o tricolor.

A bola subiu no segundo tempo e o Franca evoluiu no jogo, conseguiu acertar as decisões ofensivas e principalmente melhorar o aproveitamento no ataque. Com isso, o time da Capital do Basqutee tirou a vantagem do São Paulo, marcou 23 pontos na parcial e reduziu a apenas dois pontos a diferença no jogo.

Nos dez minutos finais, junto com a sua torcida, o São Paulo buscou novamente o rumo da partida e conseguiu retomar a boa vantagem. A defesa foi a grande chave para a vitória do São Paulo, que durante o período decisivo segurou muito bem as estrelas de Franca e conseguiu garantir o título.

Tyrone Curnell, um dos grandes destaques são-paulinos na partida (Rubens Chiri / São Paulo)

Um dos grandes destaques do São Paulo foi o pivô Tyrone Curnell, que anotou 17 pontos e quatro rebotes e fez um ótimo trabalho nas duas tábuas da quadra, especialmente na defesa. Elinho, que se recuperava de lesão, voltou na série final e conseguiu 17 pontos, 11 rebotes e cinco assistências na partida decisiva. Já Bruno Caboclo, com 12, e Corderro Bennet, com nove, e Marquinhos, com 10 pontos, foram outros bons nomes do São Paulo. Este último, inclusive, foi eleito o MVP da competição.

Pelo lado de Franca, o grande nome foi o armador Georginho de Paula que, apesar da derrota, conseguiu incríveis 26 pontos e 18 rebotes. Lucas Dias (16 pontos) e Lucas Mariano (15 pontos), foram outros destaques da equipe francana, que ficou com o segundo lugar da competição.

Após ser eliminado dois anos seguidos pela equipe de Franca, o São Paulo deu a volta por cima e venceu a equipe do interior na grande decisão do campeonato, garantindo o primeiro título da história do tricolor desde a volta do projeto do basquete são-paulino ao Morumbi.