#JOGAJUNTO

NBB Caixa

SPFC x COR:Curiosidades doMajestoso

28-02-2020 | 02:33
Por Liga Nacional de Basquete

Torcidas, história do clássico e novo capítulo da rivalidade no basquete: confira alguns dos fatores que rodeiam o majestoso

Em qualquer esporte que seja, seja nos campos ou nas quadras, quando São Paulo e Corinthians se enfrentam a promessa é de um grande jogo. Ambos os clubes, com sede na capital paulista, fomentam uma rivalidade que já se tornou uma das maiores do Brasil. No basquete isso não é diferente.

Neste sábado (29/02), os dois times se enfrentarão pelo returno do NBB CAIXA, no Ginásio do Morumbi, às 12h50, com transmissão ao vivo e exclusiva na tela da Band. Mas antes da bola subir para este duelo de clubes de peso, separamos algumas curiosidades que envolvem a rivalidade gigantesca entre o clube do Morumbi e o do Parque São Jorge. 

Torcida

Segundo uma pesquisa realizada pelo DataFolha, em 2019, Corinthians e São Paulo ocupam em ordem o posto de 2ª e 3ª maiores torcidas do Brasil. 

Enquanto o Corinthians ocupa uma fatia de 14% da população do país (30 milhões de torcedores), o São Paulo aparece logo em seguida com 8% (17 milhões). 

São Paulo e Corinthians contam com duas das maiores torcidas (Beto Miller/ Corinthians)

História do clássico

Com a 2ª e 3ª maiores torcidas do Brasil, Corinthians e São Paulo se tornou o maior clássico estadual do país. A rivalidade entre os clubes começou há muito tempo, ainda na década de 30, quando a bola rolou para o primeiro majestoso da história pelo Campeonato Paulista.  

Na ocasião, o então bicampeão paulista Corinthians e o recém-fundado São Paulo se enfrentaram em 25 de maio de 1930, no Parque São Jorge, em jogo válido pelo Campeonato Paulista daquele ano. A vitória do primeiro majestoso ficou com o alvinegro paulista, que bateu o tricolor do Morumbi por 2 a 1.

Time do Corinthians que venceu o primeiro majestoso da história, por 2 a 1 (Divulgação/Arquivo Corinthians)

Dali em diante São Paulo e Corinthians já se enfrentaram em 345 jogos no futebol, com 130 vitórias do alvinegro, 106 vitórias do tricolor e 109 empates.

Primeiro confronto no Basquete

Um novo capítulo da rivalidade entre os clubes da capital paulista começou a ser escrito nesta temporada do NBB CAIXA: o Majestoso finalmente chegou ao Basquete!

Nesta temporada, São Paulo e Corinthians realizaram o primeiro majestoso da história do NBB CAIXA (Beto Miller/LNB)

O primeiro clássico entre as duas equipes no NBB CAIXA aconteceu no dia 15 de outubro de 2019, no Ginásio Wlamir Marques, com contornos especiais por ser a estreia de ambos na competição. Na ocasião quem venceu foi o tricolor do Morumbi, por 97 a 84, na casa do Timão. 

Duelo em números

São Paulo e Corinthians se encontram em situações distintas na tabela da classificação. Enquanto o tricolor do Morumbi luta pelas primeiras colocações (3˚ colocado), o alvinegro vive uma situação oposta e estacionou no meio da tabela (8˚ colocado). Mas as situações distintas entre os rivais também podem ser explicadas pelos números. 

São Paulo luta pelas primeiras colocações do campeonato logo em sua temporada de estreia no NBB CAIXA (Divulgação/São Paulo)

No ataque, o São Paulo se destaca com bons nomes como Georginho e Shamell, que contribuem, e muito, para o tricolor do Morumbi ter o melhor ataque da competição (média de 87,3 pontos por jogo), contra o Corinthians, com o 8˚ melhor ataque (82,7 pontos).

Já na defesa, o Corinthians é mais consistente e é dono da 2˚ melhor defesa da competição (média de 78,8 pontos sofridos por jogo), enquanto o São Paulo vem na contramão com uma defesa que sofre mais pontos (81,5 pontos).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.