#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Seguemvivos

22-11-2018 | 12:42
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo, Minas e Instituto (ARG) entram na última rodada do Grupo F da Liga Sul-Americana com chances de ir à decisão

Nesta quarta-feira, duas partidas agitaram a quadra da Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ), pelo Grupo F da semifinal da Liga Sul-Americana 2018.

O primeiro confronto foi entre brasileiros, na vitória do Flamengo sobre o Life Fitness/Minas por 91 a 76. Já no duelo seguinte, o Sendi/Bauru foi superado pelo Instituto de Córdoba (ARG) por 83 a 59, e deu adeus às chances de classificação para a finalíssima contra o Sesi Franca Basquete.

Com este cenário, Flamengo, Minas e Instituto Córdoba brigam por uma das vagas do Grupo F. As equipes voltarão à quadra já nesta quinta-feira (22/11), com o confronto entre o time argentino e o Minas, às 18h15. Logo em seguida, um pouco mais tarde, às 20h30, o Flamengo medirá forças com o já eliminado Bauru, para tentar buscar a tão sonhada vaga na finalíssima.

Para se classificar para a finalíssima, o Flamengo precisará torcer por uma vitória do Minas sobre o Instituto Córdoba por menos de 23 pontos de vantagem, além de ter que derrotar o Bauru. Já a equipe mineira terá que contar com uma vitória do dragão sobre o time da Gávea, além de ser obrigado a vencer os argentinos por 24 pontos de diferença, para só assim conquistar a vaga.

Já os argentinos necessitam apenas de um triunfo simples sobre a equipe mineira para garantirem a vaga para a final, que será disputada contra o já classificado Sesi Franca Basquete.

No confronto brasileiro, o Flamengo fez valer o mando de quadra e se manteve à frente no placar do início ao fim. O time comandado por Gustavo de Conti ainda viu a equipe mineira encostar no terceiro quarto, mas nos dez minutos finais da partida segurou a blitz do time comandado por Flávio Espiga e alcançou uma vitória importante para continuar no páreo em busca da vaga para a final.

Melhores momentos:

Pelo time carioca, o maior destaque ficou por conta do ala Marquinhos, que foi o cestinha da partida com 23 pontos, além de ter pego sete rebotes.

“O único caminho que tínhamos era o de vencer esse confronto com o Minas, mas de maneira convincente. Alternamos defensivamente e ofensivamente, mas viemos para o segundo tempo com a faca nos dentes e melhoramos. Alguns jogadores chamaram a responsabilidade, como o Varejão e o Jhonatan. Esses caras devem aparecer mais para que tenhamos uma melhora ofensiva e foi isso que aconteceu no jogo de hoje”, disse o ala Marquinhos, do Flamengo

Marquinhos, do Flamengo, foi o cestinha do confronto (Divulgação/FIBA)

Em parceria com o ala rubro-negro, outros quatro jogadores chamaram a atenção, caso do Pivô Anderson Varejão (17 pontos), do ala/armador Deryk (15 pontos), do armador Franco Balbi (12 pontos) e do ala Jhonatan (12 pontos). Ao todo, junto com o ala Marquinhos, o quinteto rubro-negro anotou 79 dos 91 pontos do Flamengo na partida.

+Estatísticas completas da partida entre Flamengo x Minas

Já pelo lado mineiro, o maior destaque foi o ala norte-americano Dominique Coleman, com 21 pontos. Além dele, o ala/pivô Wesley, com 14 pontos, e o pivô Paranhos, com 17, também chamaram a atenção.

Com a derrota, Bauru dá adeus as chances de classificação para a final (Divulgação/LNB)

No outro jogo da noite, o Bauru deu adeus a todas as chances de buscar uma vaga na final da competição, ao ser superado pelo Instituto Córdoba por 83 a 59.

+Estatísticas completas entre Instituto x Bauru

Em jogo muito pegado, o dragão não conseguiu se impor no primeiro tempo e foi para o intervalo em desvantagem (42 a 29). Já na volta dos vestiários, a equipe comandada por Demétrius Ferracciú tentou tirar a desvantagem no resultado, mas não conseguiu ser efetivo contra o forte sistema defensivo dos argentinos e, com isso, viu a última oportunidade de continuar vivo na briga por uma vaga na final escapar.

Melhores momentos:

No Bauru, o protagonismo ficou por conta do ala/pivô Jefferson, que em pouco mais de 24 minutos de quadra, anotou 14 pontos e foi o cestinha do dragão no jogo. Já no Instituto Córdoba, o maior nome foi o ala/armador Luciano González, cestinha do duelo com 17 pontos.

Tabela de jogos do Grupo F:

20/11 (Terça-feira)

Flamengo 84 x 91 Instituto de Córdoba (ARG)

Life Fitness/Minas 67 x 66 Sendi/Bauru Basket

21/11 (Quarta-feira)

Life Fitness/Minas 76 x 91 Flamengo

Instituto de Córdoba (ARG) 83 x 59 Sendi/Bauru Basket

22/11 (Quinta-feira)

18h15 – Instituto de Córdoba (ARG) x Life Fitness/Minas

20h30 – Sendi/Bauru Basket x Flamengo