#JOGAJUNTO

Mais basquete / Seleção Brasileira

Vale o ouro

10-08-2019 | 02:59
Por Liga Nacional de Basquete

De volta à decisão pan-americana desde 2007, selecionado feminino reencontrará norte-americanas na disputa pela medalha de ouro

A Seleção Brasileira feminina de basquete terá um grande desafio na noite deste sábado (10/08). A equipe feminina enfrentará os Estados Unidos na grande final do Pan Americano de Lima 2019, às 23 horas, com transmissão ao vivo dos canais Sportv e Record News.

Esta será a primeira decisão pan-americana das brasileiras desde 2007, ano em que a competição aconteceu no Rio de Janeiro e a Seleção, que tinha a lenda Janeth como grande destaque, terminou com a medalha de prata, justamente contra as norte-americanas.

A campanha das meninas do Brasil até aqui é muito positiva. O time brasileiro venceu os três confrontos na primeira fase, contra Canadá, Porto Rico e Paraguai, e se classificou para as semifinais na primeira colocação do grupo.

Na semifinal, a equipe comandada pelo treinador José Neto, que fez sua estreia na Seleção no próprio Pan, enfrentou a Colômbia, na noite desta sexta-feira (09/08), e venceu por 62 a 48, com direito à grande atuação da ala/pivô Clarissa, que anotou duplo-duplo de 18 pontos e 13 rebotes.

A ala/pivô Clarissa, que atua no Sampaio Corrêa, da LBF, é um dos grandes nomes da Seleção Brasileira no Pan Americano (Divukgação/Instagram)

No outro lado da chave, as norte-americanas tiveram muito trabalho para bater o time de Porto Rico, por 62 a 59, e garantir a vaga na disputa pela medalha de ouro.

Vale lembrar que a Seleção Brasileira possui em sua história três ouros (Winnipeg 1967, Cali 1971 e Havana 1991), além de quatro medalhas de prata e quatro bronzes. Além disso, a equipe do Brasil nunca ficou de fora do grupo dos quatro melhores na competição pan-americana.