#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Vitória paradar moral

15-08-2019 | 04:48
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação coletiva, Brasil leva a melhor no clássico contra Argentina em torneio de preparação para a Copa do Mundo 2019

Toda partida entre Brasil e Argentina tem um clima especial, não importa em qual modalidade ou competição. Nesta quinta-feira (15/08), as duas seleções se enfrentaram pelo Torneio de Lyon, que serve de preparação para a Copa do Mundo da China 2019, e os brasileiros levaram a melhor, por 89 a 82.

+Estatísticas completas de Brasil e Argentina no Torneio de Lyon

A partida começou com muito equilíbrio entre as duas equipes. Embalados pelo grande início de Luis Scola, responsável por 12 pontos no quarto inicial, a Argentina conseguiu abrir uma boa vantagem (24 a 17). Mas não demorou muito para o Brasil responder, principalmente com a dupla Alex Garcia e Bruno Caboclo, que juntos anotaram dez pontos seguidos e recolocaram a equipe brasileira na frente (27 a 24).

Na sequência, a partida seguiu disputada até o último quarto, com os argentinos liderando por apenas um ponto (69 a 68). Foi aí que o ala/armador Vitor Benite resolveu mostrar toda sua qualidade e eficiência nos arremessos. Com dez pontos no último quarto, o jogador de 29 anos liderou o Brasil na parcial final (vencida por 21 a 13), até vencer por 89 a 82.

Experiente na Seleção, Alex sabe que o time brasileiro ainda pode melhorar muito até a Copa do Mundo (Bellenger/IS/FFBB)

“Cometemos muitos erros, mas enfrentamos de cara um adversário tradicional. É bom começar essa caminhada enfrentando a Argentina. Precisamos corrigir nossos erros, principalmente defensivos, de comunicação, que vamos dar um salto grande para começar bem o mundial. Mas a primeira impressão foi boa, é só continuar evoluindo para crescer como grupo”, avaliou Alex Garcia.

Na Seleção Brasileira, comandada pelo treinador croata Aleksandar Petrovic, cinco atletas atingiram dois dígitos de pontuação: os alas Vitor Benite (15) e Leandrinho Barbosa (14), o armador Marcelinho Huertas (12), o ala/pivô Bruno Caboclo (11) e o pivô Anderson Varejão (dez, além de 13 rebotes).

“Foi um jogo muito proveitoso para nossa equipe. Ainda seguimos nossa preparação física, coletiva e mental, mas enfrentar uma Argentina que já vem jogando alguns torneios, em um ritmo de jogo melhor, e sair com uma vitória boa mostra que estamos no caminho certo. Lógico que é só o começo, não significa muita coisa, temos que seguir melhorando, fazer um jogo mais equilibrado e mais coletivo para melhorarmos na próxima partida”, afirmou Benite.

Vitor Benite esquentou a mão no último quarto e anotou dez pontos na parcial decisiva – 15 no jogo (Bellenger/IS/FFBB)

Pela Argentina, os destaques ficaram por conta do armador Nicolas Laprovittola, cestinha do time com 18 pontos, mais oito assistências e seis rebotes, do ala Gabriel Deck, que anotou 17 pontos e pegou cinco rebotes, e do ala/pivô Luis Scola, com 17 pontos e nove rebotes.

O treinador Aleksandar Petrovic também gostou da atuação do Brasil contra a atual equipe campeã dos Jogos Pan Americanos de Lima 2019, mas sabe que ainda tem muita coisa a ser melhorada.

“Eu tinha muitas dúvidas, pois sei que é muito difícil bater a Argentina. Esse é nosso primeiro jogo de verdade nesse nível e ganhamos de um campeão Pan-Americano. Tivemos 20 minutos muito bons, mas precisamos ser mais consistentes, porém ganhar da Argentina é sempre importante. Podíamos ter vencido de uma maneira mais tranquila, mas precisava dar tempo de jogo para todo mundo. Temos que corrigir muitas coisas, mas para o primeiro teste de verdade acredito que foi bom”, avaliou Petrovic.

A Seleção Brasileira voltará a atuar nesta sexta-feira (16/08), contra os donos da casa, a França, às 15h30 (horário de Brasília). No sábado, o Brasil encerrará sua participação no Torneio de Lyon contra Montenegro, às 13 horas (horário de Brasília).