#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Seleção é com eles!

29-08-2014 | 06:22
Por Liga Nacional de Basquete

Com largo tempo vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Alex e Giovannoni têm experiência de sobra para a disputa da Copa do Mundo; atletas irão para o 4º Mundial

Alex é uma das opções do técnico Rubén Magnano para a posição de ala (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Alex é uma das opções do técnico Rubén Magnano para a posição de ala (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Alex Garcia e Guilherme Giovannoni. Dois nomes que o torcedor que acompanha a trajetória recente da Seleção Brasileira está acostumando a ouvir. Com experiência de sobra no quesito representar o Brasil em competições internacionais, a dupla parte para a disputa do quarto Mundial pelo time verde-amarelo e se engana quem pensa que os jogadores não estão com vontade de sobra para o campeonato que terá início neste sábado.

“(Estar aqui) Significa um grande orgulho para mim. Desde 1995 estou servindo a Seleção Brasileira e me sinto muito feliz. Era um sonho desde criança e me enche de orgulho ter representado o país por tanto tempo”, disse o ala/pivô Giovannoni, do UniCEUB?BRB/Brasília, que atuou dez anos no basquete da Europa, com passagens por Espanha, Itália e Ucrânia.

“Sempre é um prazer estar aqui e cada convocação parece sempre a primeira. Procuro sempre estar bem no clube para estar sempre convocado. Estou há 14 anos jogando pela Seleção e isso me motiva ainda mais a jogar bem em toda a temporada. É um orgulho muito grande vestir essa camisa, seja na vitória ou nas derrotas”, completou o ala Alex, que já atuou na NBA (San Antonio Spurs e New Orleans Hornets) e no basquete europeu (Maccabi Tel-Aviv) e será jogador do Paschoalotto/Bauru na próxima temporada.

Em 2010, Giovannoni foi um dos destaque da Seleção no Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Em 2010, Giovannoni foi um dos destaque da Seleção no Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Ex-companheiros de clube – Alex e Giovannoni atuaram por cinco anos lado a lado no Brasília –, os jogadores vestirão a camisa do selecionado verde-amarelo pelo quarto Mundial seguido. Ainda garotos, na época ambos com 22 anos, os jogadores fizeram parte do grupo brasileiro, sem tanto protagonismo, que ficou com o oitavo lugar em Indianapolis (EUA), no ano de 2002.

Depois, tanto em 2006, quando o Mundial foi realizado no Japão, quanto na Turquia, em 2010, os atletas passou a ser uma das referências do Brasil em quadra. Desta maneira, ao lado de Marcelinho, que irá para seu quinto Mundial, e Leandrinho, que também representará o país pela quarta vez na principal competição de basquete do planeta, Alex e Giovannoni chegam para a Copa do Mundo da Espanha com uma enorme bagagem.

“Acho que na Seleção cada jogador tem sua função e seu papel. E todos são importantes. Então, o conjunto fica muito mais forte. Eu procuro fazer minha função muito bem. Os minutos que estou em quadra quero produzir para a equipe e vontade e intensidade não faltam. Fora da quadra, sou o segundo mais velho, depois do Marcelinho, e procuro ajudar o time nas decisões que aparecem”, afirmou Alex, de 34 anos e 1,90m de altura.

“Estou aqui para ajudar e transmitir minha experiência de muitos anos no basquete. Procuro sempre apoiar meus companheiros, seja dentro ou fora da quadra. Sempre que puder vou falar algumas coisas e estou aqui para isso mesmo”, explicou Giovannoni, que também chega ao Mundial com 34 anos.

Com o oitavo lugar conquistado em 2002 como melhor colocação até então em Mundiais, a dupla está animada para melhorar esse desempenho em solo espanhol. E não é para menos. A Seleção Brasileira conta com sua força máxima para a disputa da Copa do Mundo deste ano e Alex e Giovannoni sabem bem da responsabilidade da equipe dentro da competição.

“Acho que é Seleção tem um grande potencial. Temos a dose de experiência necessária e uma bagagem bem boa para fazer uma boa Copa do mundo. É difícil falar em favoritismo, já que se trata de um campeonato de tiro curto, mas sabemos que temos potencial para irmos longe também”, exaltou Giovannoni, que usará a camisa 12, sua marca registrada, na Espanha.

Em relação ao grupo que defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, também sob o comando do argentino Rubén Magnano, 11 dos 12 jogadores, incluindo Alex e Giovannoni, representarão o país na Copa do Mundo da Espanha.

“Temos um grupo mais experiente do que nos outros Mundiais em que eu estive. A filosofia de trabalho do Rubén (Magnano) ajuda bastante ele está sabendo muito bem usar o que cada um pode produzir. Por ser o meu quarto Mundial, estou muito confiante. Esse grupo já atuou bastante junto, temos jogadores rodados internacionalmente e conhecemos muito bem nosso adversários. Temos chances de fazer um grande Mundial”, concluiu Alex, que será o camisa 8 da Seleção na Copa do Mundo.

Do elenco que disputou os Jogos Olímpicos em 2012, apenas Caio, substituído por Hettsheimeir, não estará na Espanha (Divulgação)

Alex e Giovannoni estiveram nos Jogos Olímpicos de 2012; do elenco que esteve em Londres, apenas Caio, substituído por Hettsheimeir, não estará na Espanha (Divulgação)

O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França (SporTV)
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã (SporTV)
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha (SporTV)
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia (SporTV)
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito (SporTV)

*Horários de Brasília