#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Que venhamas semifinais

07-01-2020 | 12:47
Por Liga Nacional de Basquete

Franca, Minas, Flamengo e Pinheiros começam a batalha pelas duas vagas na finalíssima da competição que dá vaga para Champions da próxima temporada

A fase semifinal da Copa Super 8 irá começar. Quatro times, dois duelos, tudo em busca de duas vagas na finalíssima da competição que dá uma vaga na próxima edição da Basketball Champions League Américas. 

Com os classificados definidos após às quartas de final os duelos ficaram assim: Sesi Franca Basquete x Minas Tênis Clube e Flamengo x Pinheiros. 

A primeira partida entre francanos e minastenistas acontece já nesta terça-feira (07/01), no Pedrocão, às 20h, ao vivo no Facebook do NBB CAIXA.

Mandante do duelo, o Franca chega embalado após uma vitória para lá de emocionante sobre a Unifacisa nesse último sábado (04/01), por 91 a 86. Na ocasião, o armador Parodi foi um dos grandes nomes da equipe francana, com 16 pontos, dois rebotes e seis assistências anotados (20 de eficiência). 

Agora o foco do armador francano está voltado totalmente para o confronto com o Minas, na semifinal.  Sobre o duelo, o jogador reforçou o foco para a partida e também a importância de ter o mando de quadra em um momento como esse. 

“Descansamos e estamos nos preparando forte. Vamos entrar bem concentrados, com toda certeza. Jogar em casa fortalece a gente. É um jogo só, então temos que estar bastante concentrados. Além disso, poder contar com a nossa torcida com certeza é um grande benefício”, afirmou o armador francano.

Parodi foi um dos principais destaques da vitória do Franca sobre a Unifacisa (Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete)

Do outro lado o adversário não será fácil. O Minas de Alex e cia chega com a moral alta, especialmente após bater um dos quatro melhores times do 1˚ turno da competição, o São Paulo (82 a 68). 

“Fizemos um bom jogo contra o São Paulo. A nossa defesa funcionou e conseguimos ter o controle da partida do início ao fim. Sabemos que quando a defesa funciona, o time joga mais solto no ataque, e é assim que a gente tem que jogar em Franca”, afirmou Alex Garcia, peça fundamental do time minastenista. 

Alex é um dos líderes do Minas dentro de quadra (Divulgação/São Paulo FC)

Agora, o Minas que já enfrentou um Morumbi lotado nas quartas de final baterá de frente com a atmosfera do Pedrocão em busca de uma vaga nas finais. Alex, que tem experiência na casa francana, ressaltou alguns caminhos que a equipe deve trilhar para conseguir a vitória. 

“Conheço muito bem a atmosfera do Pedrocão. Sei como a equipe deles reage quando as coisas não estão dando certo. A torcida cobra bastante e isso atrapalha um pouco o time de Franca, porque os acertos não acontecem e a pressão aumenta. Então se a nossa defesa funcionar, principalmente no começo da partida, iremos aproveitar isso e tirar Franca da zona de conforto”, afirmou o ala minastenista. 

Flamengo e Pinheiros decidem a outra vaga na final

Do outro lado da chave, Flamengo e Pinheiros se enfrentam pela segunda vaga na finalíssima. O confronto entre as duas equipes acontece nesta quarta-feira (08/01), às 21h10, na Arena Carioca 1, ao vivo no Fox Sports. 

O rubro-negro carioca garantiu a vaga nas semifinais após o triunfo por 86 a 66 no clássico contra o Corinthians. Olivinha foi o grande nome do confronto pelo lado rubro-negro, com uma atuação de gala – duplo-duplo de 24 pontos, 11 rebotes (36 de eficiência). Para o jogador, mesmo com a vitória, o Flamengo tem coisas a melhorar para o confronto com o Pinheiros. 

“De positivo podemos tirar a atitude e a boa defesa que a equipe voltou no segundo tempo. Completamente diferente do início do jogo, quando o Corinthians teve bom aproveitamento e abriu uma vantagem grande e tivemos que correr atrás. O negativo foi a maneira que entramos no jogo, deixando o adversário pegar confiança”, afirmou o capitão rubro-negro. 

Deus da raça do Flamengo, Olivinha foi primordial para a classificação rubro-negra (Bruno Lorenzo/LNB)

Olivinha ainda reforçou que espera um confronto duro contra o Pinheiros, que tem sido um adversário complicado nos últimos duelos entre as duas equipes. 

“Sabemos que somos o time a ser batido, até por ser o atual campeão do Super 8. A nossa equipe já é experiente e não é a primeira vez que estamos passando por essa situação. Acredito que temos tudo para fazer uma grande semifinal e estamos confiantes, principalmente depois da grande vitória contra o Corinthians”, disse o jogador. 

Já o Pinheiros vem de um jogo duro, que serviu para elevar a moral da equipe. O time do Jardim Europa bateu o Mogi das Cruzes, em pleno Hugão, por 77 a 71, e garantiu a vaga na próxima fase. 

Agora, o time comandado por César Guidetti precisa de apenas uma vitória para lutar pelo título da competição. Para o ala Betinho, o jogo será extremamente complicado. 

“Olha, é um jogo bastante complicado. O Flamengo vem de grandes vitórias e num momento muito bom. Creio que sejam favoritos para vencer. Mas podem esperar um Pinheiros muito bem armado, com uma defesa forte e com muita vontade de ganhar. Essa tem sido a nossa tônica, um time que não desiste e com inteligência para jogar nos momentos de fechar os jogos”, afirmou. 

Betinho afirmou que podem esperar um Pinheiros bem armado nas semifinais (João Pires/LNB)

Mesmo com o desafio, o Pinheiros segue sonhando com a final e a oportunidade de conquistar um título nesta temporada. Para Betinho a equipe está preparada para chegar até a final.  

“Pensamos jogo a jogo. É um jogo importante e jogar uma final é algo especial. Temos treinado muito forte nas últimas semanas e creio que estamos prontos para sermos competitivos a ponto de fazermos essa final. Não será nada fácil, mas vamos tentar com toda nossa força colocar o Pinheiros em uma final novamente”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.