#JOGAJUNTO

LDB

Sequência

07-10-2013 | 05:55
Por Liga Nacional de Basquete

Quarta etapa da LDB 2013 prosseguirá a partir desta terça-feira, na cidade do Recife (PE); Flamengo defende invencibilidade na competição

Na luta pelo G-8, Brasília e Tijuca voltarão a se enfrentar pela LDB 2013 (João Pires/LNB)

A quarta etapa da LDB 2013 terá continuidade nesta semana. A partir de terça-feira (07/10), mais dez equipes entrarão em quadra pela maior competição de base do basquete brasileiro. As disputas, que ocorrerão até o próximo sábado (12/10), acontecerão na cidade de Recife, no Estado de Pernambucano, mais precisamente no Ginásio do Sport Club do Recife.

Assim como os jogos realizados na última semana, em Belo Horizonte (MG), as partidas disputadas em solo pernambucano serão entre equipes do mesmo subgrupo. Sendo assim, o vencedor de cada duelo somará dois pontos enquanto que o perdedor receberá apenas um ponto na tabela de classificação.

O grande destaque dos confrontos fica por conta do Flamengo. Momentaneamente na segunda posição, já que o atual líder Minas Tênis Clube já jogou suas partidas da quarta etapa da LDB 2013, o time comandando pelo técnico Paulo Chupeta segue ainda sem saber o que é perder no campeonato nacional Sub-22 e defenderá sua invencibilidade na competição.

Para as partidas, o treinador rubro-negro não poderá contar com o armador Gegê, líder de assistências da atual temporada da LDB, com média de 10,6 passes decisivos por jogo. O jogador sequer viajou com a delegação carioca para Refice por estar envolvido com a equipe adulta na disputa do Campeonato Carioca 2013.

“Nossa objetivo é manter o foco e ir pensando jogo a jogo. Queremos manter a invencibilidade na competição, já que nosso objetivo é ficar com o primeiro lugar, que futuramente pode nos dar o direito de jogar em casa a fase final do campeonato”, afirmou o comandante do clube da Gávea.

 

Com média de 15,1 pontos por jogo, ala Diego é um dos destaques do invicto Flamengo (Luiz Pires/LNB)

Além do Flamengo, outras nove equipes entrarão em quadra: o anfitrião Sport, o também pernambucano Náutico/Fase Faculdade, os paulistas São José/Unimed (SP), Pinheiros/SKY (SP), Paulistano/Unimed (SP), o Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, o SKY/Basquete Cearense, da cidade de Fortaleza (CE), o SFC/Vitória/Cavalo Marinho, da Bahia, e o Uniceub/BRB/Brasília, do Distrito Federal.

Com seis lacunas em aberto no grupo dos oito primeiros colocados, que avançarão à fase final da LDB 2013, – apenas Flamengo e Minas Tênis Clube garantiram matematicamente a classificação – a etapa realizada em Recife será fundamental para algumas equipes garantirem ou encaminharem suas vagas para a sequência do campeonato.

Até o momento, Pinheiros, São José, Paulistano, Tijuca, Sport, Basquete Cearense e Brasília, além de Allianz/Ginástico, Paschoalotto/Bauru e Vivo/Franca que já realizaram seus jogos da quarta etapa da competição para atletas de até 22 anos de idade, seguem na luta por um lugar no G-8.

 

Basquete Cearense depende apenas de si para confirmar vaga na fase final da LDB 2013 (Caio Casagrande/Bauru Basket)

“Essa etapa será a mais dura para nós. Vamos jogar contra cinco equipes muito fortes e que vem melhorando e se reforçando durante a competição. Mas nós fizemos uma excelente preparação e esperamos que isso reflita em quadra durante os jogos”, disse o armador Davi Rossetto, do Basquete Cearense, time que sofreu apenas três derrotas no campeonato até o momento e duelará com São José, Flamengo, Pinheiros, Paulistano e Tijuca.

Confira os jogos da primeira rodada das disputas em Recife:

09h – SFC/Vitória/Cavalo Marinho x Paulistano/Unimed
11h – Uniceub/BRB/Brasília x Flamengo
15h – Sport Club do Recife x Tijuca/Tênis Clube
17h – SKY/Basquete Cearense x São José/Unimed
19h – Náutico/Fase Faculdade x Pinheiros/SKY