#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Franca e Flamengona final

25-05-2022 | 11:05
Por Gustavo Marinheiro

A grande decisão do NBB contará com dois dos clubes mais vencedores do basquete brasileiro: Sesi Franca e Flamengo

A partir do próximo sábado (28), Sesi Franca e Flamengo iniciam a sua jornada rumo ao título da elite do basquete brasileiro, em uma série de até cinco jogos, que promete ficar mais uma vez marcada na história. Três anos atrás, na temporada 18/19, essa decisão terminou com a equipe carioca vencedora em pleno Pedrocão, com um jogo 5 marcante. Na época, a equipe francana terminou a fase de classificação em primeiro lugar, com o Flamengo em segundo, assim como na atual temporada, e em ambas das edições, as equipes protagonizaram do começo ao fim, disputas dentro do campeonato.

Georginho e Yago, dois candidatos ao prêmio de Armador do Ano (Marcos Limonti/SFB)

Trajetória das equipes 

Flamengo 

A equipe carioca confirmou a sua classificação para a final do campeonato com um aproveitamento de 100%, tanto nas quartas, quanto na semifinal do campeonato. Durante o primeiro mata-mata, o Flamengo enfrentou a boa equipe do Paulistano, que vinha de boas arrancadas na fase de classificação, com uma sequência de seis vitórias em sete jogos. Porém, na série contra os paulistas, o rubro-negro não passou muitas dificuldades, e apesar de ter duas primeiras partidas mais disputadas, conseguiu fechar a série com tranquilidade, em três jogos.

Já na semi, o Flamengo enfrentou o 123 Minas, adversário que já havia esbarrado no Super 8 e na BCLA, e por duas vezes saiu com a eliminação. Entretanto, no NBB, o Flamengo não levou esse retrospecto para dentro de quadra e conseguiu a classificação com um 3 a 0 maiúsculo, inclusive com placares expressivos.

“Acho que o time se comportou muito bem nessa semifinal, tanto dentro quanto fora de casa. Nós dominamos o jogo, não demos brecha pro time do Minas, que é uma equipe que havia nos vencido nas últimas partidas. Conseguimos fazer o nosso melhor, que é sair rápido no contra-ataque, ter uma boa defesa, dominar o rebote.”, afirmou Rafa Mineiro, pivô do Flamengo.

Franco Balbi, um dos principais armadores do últimos ano (Uarlen Valério)

Sesi Franca

A jornada do Sesi Franca, a melhor equipe da fase de classificação do NBB, se iniciou com um embate feroz contra o jovem time pinheirense. O Pinheiros, com seu estilo de jogo agressivo e veloz, promoveu grandes partidas contra os francanos, principalmente no jogo 1, onde manteve um partida extremamente disputada, decidida no finalzinho. Nos outros jogos, apesar da energia do clube dos jardins, o Sesi Franca conseguiu coordenar melhor a disputa e fechar a série com tranquilidade.

Já na semifinal, no embate contra o tricolor paulista, por conta do histórico recente de disputa entre as equipes, foi gerado uma grande ansiedade e expectativa nos torcedores de ambos os clubes. Atendendo os anseios desses fãs,  Sesi Franca e São Paulo protagonizaram grandes duelos, com duas torcidas que deram shows do lado de fora da quadra. A equipe do interior, porém, se saiu melhor, e após arrancar uma vitória na casa do adversário, conseguiu fechar a série em 3 a 1.

“Foi um playoff bem duro. O São Paulo é campeão das américas, tem grandes talentos individuais. Conseguimos fazer um ótimo jogo 1 em casa, fora tivemos um deslize, mas conseguimos recuperar depois, e aí, no último jogo, foi com emoção, bem a cara de Franca. Esse era o nosso primeiro objetivo: chegar na final”, afirma Lucas Mariano.

Lucas Mariano e Bruno, dois dos principais candidatos à MVP, se enfrentaram nessa semifinal (João Pires/LNB)

Franca e Flamengo repetem final histórica de 18/19 

Assim como na atual temporada, no NBB 11, Flamengo e Sesi Franca protagonizaram a disputa pelo título do campeonato do inicio ao fim. Durante a fase de classificação de 2018, Franca liderou o campeonato, com 23 vitórias e três derrota, seguido pela equipe carioca, com 22 vitórias e apenas quatro derrotas, um único jogo de diferença. Na atual edição, apesar da diferença entre os times ser de três vitórias, a história de ambos os times encabeçarem o campeonato seguiu, com mais uma vez os paulistas em primeiro lugar.

David Jackson e Franco Balbi,, dois remanescentes da final de 2018-19 (João Pires/LNB)

A série final entre os dois times durou cinco jogos, e na decisão, dentro do Pedrocão, o rubro-negro se sagrou hexacampeão do NBB. Apesar do Franca buscar o jogo inteiro e tentar tirar a diferença imposta pelos cariocas no inicio da partida, o último quarto clutch do rubro-negro foi essencial para a conquista de mais um título do NBB para o Flamengo.

+ Confira mais detalhes do emocionantes Jogo 5 

Daquela histórica final, alguns personagens ainda seguem em suas equipes. Pelo Flamengo, Franco Balbi, Olivinha e Rafa Mineiro, se mantiveram no elenco, enquanto no Franca, se repetem os nomes de Lucas Dias e David Jackson, além do ala Jhonatan Luz, que na época defendia os cariocas.

Como chegam as equipes? 

Sesi Franca

Na fase regular, a equipe francana dominou diversas estatísticas do campeonato. Os francanos tiveram o melhor ataque da competição, com incríveis 90,2 pontos, a quarta maior média da história do NBB na fase regular, além de uma eficiência de 107,47, a melhor da edição.

Nos playoffs, o Sesi Franca manteve a melhor média de pontuação, com 84,43 pontos por jogo, a melhor média de três pontos entre os semifinalistas, com 10,1 por jogo, e a segunda melhor média de rebotes, com 38,57. Falando em estatísticas individuais, o Sesi Franca também lidera, com Lucas Mariano como cestinha dos playoffs com 19 pontos por jogo e quinto maior reboteiro, com médias de 7,1.

“O Flamengo é o atual campeão, chegamos para bater de frente. Na fase de classificação eles foram os primeiros colocados, então era uma final já esperada. Eles chegam também de uma temporada espetacular, inclusive com título intercontinental, então eles tão com moral, mas o nosso time tá bem concentrado, bem fechado, e temos peças muito boas para trazer esse título para Franca”, afirma Georginho.

Flamengo 

O Flamengo se destacou em diversas estatísticas entre os 17 times do campeonato durante a temporada regular. Além de ser o segundo melhor ataque (88,7 pontos por jogo), o rubro-negro é o líder entre as equipes mais assistentes (20,1 assistências por jogo), mais reboteiras (42,3 rebotes por jogo) e mais perigosas no perímetro (13,3 arremessos de três certos por jogo).

Nos Playoffs, o rubro-negro carioca teve médias de 80,8 pontos por partida (quarto melhor ataque), é segunda a equipe que mais acerta arremessos de três, com 11,3 acertos por partida, enquanto o sistema defensivo sofreu apenas 69,8 pontos, o que o consagra como a melhor defesa.

“Agora, pra final é um pouco mais difícil, é um time que tem a vantagem do mando de quadra, que é o Franca, então acho que o primeiro jogo fora de casa vai ser muito difícil. É um jogo muito importante pra gente conseguir a vitória e trazer a decisão pra nossa casa. Com certeza, se fizermos o nosso melhor, vamos conseguir sair vencedores. Temos que pensar um pouquinho em cada jogo, cada partida é uma história diferente e precisamos ir com força total”, disse Rafa Mineiro.

Onde assistir as finais? 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Para o momento mais decisivo do NBB 21/22, não teremos apenas 100% de transmissão dos jogos, mas também uma variedade enorme de portais e canais para o fã de basquete. Serão quatro opções: ESPN, TV Cultura, Tik Tok e Youtube. Confira as datas e horários:

Jogo 1: 28/05 (sábado) – 14h – Franca x Flamengo – Pedrocão – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)
Jogo 2: 2/06 (quinta-feira) – 19h15 – Flamengo x Franca – Maracanãzinho (ESPN/Youtube/Tiktok)
Jogo 3: 4/06 (sábado) – 16h10 – Flamengo x Franca – Maracanãzinho – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)
Jogo 4 (*): 9/06 (quinta-feira) – 19h – Franca x Flamengo – Pedrocão – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)
Jogo 5 (*): 11/06 (sábado) – 16h10 – Franca x Flamengo – Pedrocão – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)

*Se necessário 

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.