#JOGAJUNTO

Champions Américas

DE OLHONO TÍTULO

09-04-2021 | 05:09
Por Liga Nacional de Basquete

Experiência na primeira edição da BCLA pode ser o trunfo do Franca na briga pelo título de 2021: "aprendemos que a decisão é nos detalhes"

O Sesi Franca disputou a primeira edição da Champions Américas em 2020 e ficou a um passo do Final Four. A equipe teve uma ótima campanha nas duas primeiras fases da competição, mas foi eliminado no último segundo pelo San Lorenzo. Na edição atual, o time francano chega para os Playoffs com atenção redobrada, sabendo que todo detalhe é importante. O primeiro desafio será contra o Real Estelí (NIC), às 22h10 deste sábado, com transmissão ao vivo do DAZN.

“No ano passado a gente bateu na trave para classificar para o Final Four, perdendo um rebote na última bola. Aprendemos que a partida é decidida por detalhes e que precisamos estar focados na defesa para ganhar”, afirmou Lucas Dias.

O ala/pivô é uma constante em um time que teve altos e baixos durante o NBB. Franca terminou a fase de classificação com 15 vitórias e 15 derrotas e Lucas Dias é o cestinha do time e da competição com média de 23,3 pontos por jogo. Na Champions, não é diferente. Ele é o líder da equipe e do campeonato em pontos, com 19,8 por partida, e será essencial nos Playoffs.

Lucas Dias anotou 17 ou mais pontos nas quatro partidas que disputou da Champions 2020/21 (Divulgação/FIBA)

A classificação de Franca em segundo lugar do Grupo C da Champions se deu pelas duas importantes vitórias sobre o Obras Sanitárias (ARG), por 84 a 80 e 93 a 88*. Apesar de perder os dois confrontos para o San Lorenzo (ARG), vale a pena destacar o equilíbrio nas partidas contra um dos principais candidatos ao título da BCLA.

“Fizemos uma campanha muito produtiva, onde nós conseguimos vencer a equipe do Obras em duas mini-sedes na Argentina e tivemos dois jogos duros contra o San Lorenzo. Conseguimos atingir o grande objetivo da temporada, que era classificar entre os oito melhores. Agora estamos com a cabeça tranquila, e acima de tudo motivados para vencer o primeiro jogo e ficar entre os quatro melhores das Américas”, analisou o técnico Helinho.

Para ficar entre os quatro melhores das Américas, Franca terá que vencer o time da casa. O Real Estelí, da Nicarágua, foi o primeiro colocado do Grupo A, com quatro vitórias e duas derrotas. Seus principais jogadores são o armador Jezreel De Jesus, quarto cestinha da BCLA com 1,9,2 pontos por jogo, e Renaldo Balkman, ala-pivô com passagens pela NBA, que tem médias de 17,8 pontos e 9,2 rebotes por partida.

“O Real Esteli tem jogadores experientes, com atleta que passou por NBA, inclusive. É um time que tem um poder ofensivo muito bom e é a equipe da casa. Temos que ter todo o cuidado do mundo para que a gente possa, dentro do nosso sistema e das nossas variações, segurar o ímpeto deles e ditar o ritmo para vencer a partida”, afirmou Helinho.

Com a mesma base das equipes que levantaram diversos troféus nos últimos anos, Franca vai em busca de mais um título para a Capital do Basquete. Segundo Helinho, as últimas conquistas só motivam a equipe a lutar ainda mais pelo troféu da Champions.

“Os últimos títulos que nós conquistamos foram fantásticos. Tanto o tri-paulista, como a Sul-Americana e o Super 8. A gente sabe que todo o título em Franca é um momento muito especial e que vale a pena nós nos doarmos 110% em busca disso”, disse o técnico francano.

*Por conta das novas restrições de combate à Covid-19 no Brasil, Argentina e Chile, a BCLA definiu, juntamente com os clubes, dar por finalizada a fase de classificação dos grupos B e C sem ser realizada a última janela de jogos. Portanto, as equipes disputaram duas partidas a menos em relação aos outros grupos.

Programação dos Playoffs da BCLA 2021:

Sábado (10/04) – Quartas de final

14h40 – San Lorenzo (ARG) x São Paulo FC – ao vivo no DAZN

17h10 – Flamengo x Caballos de Coclé (PAN) – ao vivo no DAZN

19h40 – Quimsa (ARG) x Minas Tênis Clube – ao vivo no DAZN

22h10 – Real Esteli (NIC) x Sesi Franca Basquete – ao vivo no DAZN

Domingo (11/04) – Semifinais

19h40 – Vencedor 1 x Vencedor 2 – ao vivo no DAZN

22h10 – Vencedor 3 x Vencedor 4 – ao vivo no DAZN 

Terça-feira (13/04) – Final

19h40 – Disputa de 3º lugar – ao vivo no DAZN

22h10 – Grande Final – ao vivo no DAZN