#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sobrou experiência

03-12-2011 | 03:01
Por Liga Nacional de Basquete

Apesar da grande reação do Minas no segundo quarto, o experiente Uberlândia se recuperou no jogo para conquistar a quinta vitória na competição

Divulgação

O Unitri/Universo venceu, neste sábado, o clássico mineiro diante do Minas, por 86 a 73, e conquistou sua quinta vitória em seis jogos na competição (aproveitamento de 83,3%). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O ala norte-americano do Uberlândia, Robert Day, foi novamente o cestinha do jogo, com 23 pontos. O pivô Cipolini também se destacou, com 15 pontos e cinco enterradas. Pelo lado do Minas, o argentino Luciano Gonzalez teve um bom desempenho, com 18 pontos.

O Uberlândia teve um início de jogo quente nos arremessos de fora. Com três bolas do ala Robert Day e uma do armador Valtinho, o time da casa abriu 20 a 7 nos primeiros minutos. A equipe da casa aproveitou que o adversário não teve um bom começo no ataque e foi para cima, fechando a etapa inicial na frente por 27 a 11.

O técnico do Minas, Raul Togni Filho, conversou bastante com a equipe e a postura no segundo quarto foi completamente diferente. A defesa quadra inteira funcionou muito bem e no ataque, os estrangeiros Mark Borders e Luciano Gonzalez comandaram a reação minastenista. Os visitantes fizeram 30 a 13 no segundo quarto e viraram o jogo (41 a 40).

Na volta do intervalo, as duas equipes fizeram um jogo bastante equilibrado no terceiro quarto. Porém, a experiência do Uberlândia fez a diferença quando o jogo chegou nos momentos decisivos. Com um ataque consciente e aproveitando os erros do Minas, o time da casa assumiu à frente do marcador e, aos poucos, foi ampliando a vantagem. Os mandantes chegaram a abrir 17 pontos no último quarto (78 a 61), impossibilitando qualquer nova reação do adversário.

?Foi um jogo difícil. Abrimos uma boa vantagem, mas deixamos escapar. Felizmente conseguimos nos recuperar e vencer o jogo. O importante é que continuamos entre os líderes?, afirmou o pivô do Uberlândia, Cipolini.

Apesar da derrota, o Minas continua bastante otimista com o desenvolvimento da jovem equipe. ?Conseguimos fazer uma boa defesa no segundo quarto, mas não mantivemos o mesmo ritmo no final do jogo?, lamentou o ala/pivô do Minas, Leandro. ?O time é jovem, tem muita coisa a aprender e tenho certeza que vamos evoluir muito ainda na competição?, completou.

Confira os resultados deste sábado no NBB:
03/12 (Sábado)

Tijuca/Rio de Janeiro 66 x 72 Itabom/Bauru
Unitri/Universo 86 x 73 Minas Tênis Clube
Araraquara 90 x 107 Paulistano/Unimed
Vivo/Franca 95 x 104 Uniceub/BRB/Brasília
Flamengo 93 x 55 Liga Sorocabana
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 76 x 72 Vila Velha/Garoto/BMG